O NACIONALISMO NÃO SIGNIFICA ADMIRAÇÃO PELOS POLÍTICOS, QUE SÃO PASSAGEIROS, MAS AMOR PELA PÁTRIA E PELO SEU POVO, QUE SÃO A RAIZ DA TERNURA E O MOTIVO DE NOSSA EXISTÊNCIA.

quinta-feira, 15 de maio de 2025

QUANDO ESPIRITUALIDADE E ESTADO LAICO SE ENCONTRAM

Cidades, Estados, países, cargos políticos e dinheiro são criações humanas. E como tais, deveriam estar a bem da população como um todo e não em prol de interesses diminutos e egoísticos. 

Como Espiritualista, me espanto com a individualidade exacerbada e as mentiras em prol de interesses mesquinhos.

Como jurista com formação em direito público e apaixonado pelo Brasil, me espanto com o desmantelamento do Estado (em todos os níveis) como estrutura de equilíbrio da sociedade e o fortalecimento de grupos particulares de poder, antagônicos ao próprio conceito de democracia. É a apropriação do público pelo particular. Ocorre isso quando o Estado cede seguidamente tudo o que há (para tentar utilizar termos neutros sem apontar exatamente o que) para grupos privados e quando o Estado valoriza mais a repressão em seus mais diversos atos que o cuidado com as pessoas! Isso é o desmantelamento do Estado e a sua fragmentação em benefício de grandes grupos econômicos, deixando o Estado de poder defender os interesses legitimamente nacionais, passando os gigantes grupos privados a defender interesses transnacionais. Assim, em curto espaço de tempo, o Estado deixa de poder defender os interesses da população e até de fazer a defesa dos interesses nacionais e de seu território.

Um Estado forte (presente, mas não autoritário) e que respeita as pessoas e o individuo, sempre com e em harmonia, facilita o crescimento Espiritual de cada um e deveria ser uma proposta de todos os verdadeiros Espiritualistas.

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________