O NACIONALISMO NÃO SIGNIFICA ADMIRAÇÃO PELOS POLÍTICOS, QUE SÃO PASSAGEIROS, MAS AMOR PELA PÁTRIA E PELO SEU POVO, QUE SÃO A RAIZ DA TERNURA E O MOTIVO DE NOSSA EXISTÊNCIA.

quinta-feira, 22 de maio de 2025

A RELIGIÃO DIZ MAIS SOBRE A SOCIEDADE QUE SOBRE O TRANSCENDENTE!

Nossas religiões e nossas escolhas de Fé talvez falem mais de nós mesmos e de nossas sociedades  do que de nossa Espiritualidade.

Além da Espiritualidade nela presente, a Fé traduz muito o que pensamos. Talvez ela permita conhecer mais sobre uma sociedade, seus comportamentos e formas de pensar do que sobre os Céus, propriamente dito.

Se acreditamos no Deus da Força, somos um pouco vingativos, na verdade, acreditando na Violência como arma de opressão e até  de mudança! Se acreditamos na Força divina da Compaixão, somos tendentes a querer ouvir o outro, como elemento de harmonização. Se não temos Fé manifesta, somos mais questionadores e mais práticos ou até mais egoístas...

A religião, muitas vezes, atende mais às necessidades e ambições humanas do que à expansão da Fé e conhecimento daquilo que transcende! A busca da Fé para o autoconhecimento e a busca da razão para entender o movimento e sentido das coisas têm diversos elementos em comum e é o que sempre uniu a Filosofia às Religiões orientais.

Foi o ocidente que separou a Fé da razão, e é nessa parte do mundo onde os dogmas são mais imperativos e onde a hipocrisia e a manipulação são mais salientes.

Por isso, o domínio do ocidente sobre o mundo é repleto de injustiças, contradições e manipulações.

O comércio sempre foi mais forte e significativo no chamado Oriente, mas foi o Ocidente que criou o capitalismo e o comunismo para traduzir para a economia os significados religiosos de Força e Seleção, em contraposição à Igualdade e Compaixão.

A Religião como o é hoje em dia oculta e também revela a própria ambição humana! A verdadeira Fé, ao contrário, é significativamente interior, introspectiva e até muitas vezes reflexiva, como soa parecer a Filosofia.

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________