O NACIONALISMO NÃO SIGNIFICA ADMIRAÇÃO PELOS POLÍTICOS, QUE SÃO PASSAGEIROS, MAS AMOR PELA PÁTRIA E PELO SEU POVO, QUE SÃO A RAIZ DA TERNURA E O MOTIVO DE NOSSA EXISTÊNCIA.

quarta-feira, 28 de maio de 2025

COMO ESTARÁ O MUNDO NO FINAL DE SETEMBRO DE 2026

Escrevo abaixo um texto para o futuro não tão distante. Em setembro de 2026 esse mesmo texto será republicado. A intenção é imaginar o mundo daqui um ano e meio. E, daqui um ano e meio republica-lo para visualizar os erros e acertos de uma análise geopolítica na presente data.

Como se tratasse de um roteiro ficcional, escrevo esse texto muito antes de 30 de setembro de 2026, tentando imaginar como estará o mundo e as economias mundiais, as guerras e as injustiças.

Muito possivelmente os Estados Unidos continuarão a ser a maior potência militar do planeta, com sua corrupção endêmica e pseudo democracia cada vez mais reveladas aos olhos do ocidente e oriente. 

A China já deverá ter assumido o pódium de maior potência econômica do globo, com o gigante crescimento da Índia. A Europa deve ter se empobrecido e a extrema direita não só se tornou uma ameaça ao continente, mas elege primeiros ministros e presidentes.

A OTAN já teria desaparecido e dado oportunidade ao exército unificado europeu. Com o fim da guerra na Ucrânia, a Rússia não seria integrante do exército europeu, mas como meio de pacificação na região, um membro colaborador que participaria dos treinamentos militares.

O sudeste asiático deve continuar crescendo, e muito. E a África deve apresentar um rápido crescimento, servindo de exemplo para a América Latina. 

As Coreias devem estar em trâmite de unificação, integrando suas forças militares. A Coreia unificada estaria entre as 10 maiores economias do globo.

Israel deve ter se desgastado com suas guerras e se viu obrigado a permitir a consolidação do Estado Palestino já determinado pela ONU em 1947. Mas isso não significa que o Estado Palestino tenha condições de crescer, devido aos bloqueios e domínio ilegal da água por Israel.

O Irã deve ser uma potência não apenas regional, mas mundial, integrando o bloco dos 20 países mais ricos e importantes do mundo.

A América Latina será ainda mais abusada pelo imperialismo e o Brasil perderá oportunidades de crescimento, com sua elite entreguista e grande parte da classe média e trabalhadora desorientadas de qualquer sentimento de brasilidade.

O Canadá deverá se afastar gradativamente dos Estados Unidos, aumentando sua produtividade agrícola, ao lado da Rússia - graças ao aquecimento global - e tecnológica, surgindo como uma grande potência.

O mundo multipolar começará a se demonstrar, com a China e a Rússia liderando esse novo modelo, ao lado do Irã, Índia, Canadá e Brasil. A Indonésia se tornaria uma das 8 maiores potências econômicas mundiais.

Possivelmente integrariam as 10 maiores economias do globo, não nessa ordem: Brasil, Rússia, China, Índia, Estados Unidos, Indonésia, Canadá, Coreia e Japão, este economicamente mais enfraquecido.Talvez um outro país do sudeste asiático, além da Indonésia, viesse a integrar esse rol de países mais ricos economicamente ou a própria União Europeia como um todo, e não mais países individualizados. A Europa passaria por grave crise econômica e social. A União Europeia se fortaleceria, por outro lado, mesmo com governos de extrema direita, a fim de manter um crescimento econômico unificado. Os Estados Unidos se tornariam uma potência ainda relevante, mas decadente, principalmente no aspecto social, com a miséria crescendo exponencialmente e guerras internas localizadas em determinados Estados, com tendência à ampliação.

Obviamente esse prognóstico deriva de uma leitura geopolítica feita no momento da escrita, muito tempo antes, não se tratando de profecia nem de análise geopolítica real, no momento da divulgação, beirando mais o ficcional, uma imaginação do que poderia ser o mundo no final do mês de setembro de 2026.

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________