O ódio está aumentando? As pessoas estão ficando mais insensíveis? Acho que não há dúvidas disso. Mas qual é a verdadeira causa?
Embora o mundo esteja menos espiritualizado, não creio que a causa seja religiosa ou espiritual, mas do modo de vida atual.
A internet e o seu algoritmo escolhe o que vemos e forma bolhas. Isso, aliado à sensação de invisibilidade que ela traz, potencializa as manifestações impensadas e o ódio. A divisao.nas sociedades se intensifica e o caos se avoluma.
Se isso é proposital e foi pensado pelas "big techs" e pelo governo dos Estados Unidos, eu não sei. Só sei que já passou da hora de haver a formação de grupos no seio da sociedade, com formação técnica em internet, direito, história, psicologia, geopolítica e sociologia, para analisar e pensar a internet.
A internet sem limites pode servir a propósitos doentios e apodrecer o convivio social, assim como exercer vigilância e manipulação.
A revelação bíblica, por outro lado, se apresenta atual. Nunca o ser humano se expôs e se revelou tanto como nesses tempos hodiernos. Mas isso, creio, é pano de fundo, pretexto para manipulação. A causa é essencialmente humana, muito possivelmente pensada e projetada para isso.
Dessa forma, com a divisão e o caos, quem lucra são poucas e enormes empresas que controlarão tudo e a todos, do "modus vivendi" ao conhecimento e informação, e da economia à política.
Ou alguém tem dúvida de que no ocidente ampliado há um discurso generalizado e amplamente massificado contra o Estado, os direitos sociais e a regulação dos novos meios de comunicação e produção, formas básicas de se contrapor ao poder imensurável dessas empresas de tecnologia?
Seria essa a quarta revolução industrial, o agravamento do neoliberalismo ou o ápice do capitalismo, rumo à sua decadência total, inclusive sob os aspectos morais, culturais, educacionais, sociais, filosóficos, religiosos e econômicos?