O significado traduz a essência de algo. Mas quando este perde a sua essência, torna-se coisa diversa.
Um dos significados do termo humano é justamente ser compassivo e solidário.
Porém, hoje, o ser humano, está a perder a sua essência de compaixão e solidariedade. É frio como uma máquina diante da miséria humana, das Cracolândias espalhadas pelas cidades brasileiras e do genocídio do povo palestinos televisionado ao vivo.
Alguns ainda se sensibilizam e se revoltam, mas são alguns diante de uma massa insensível a tudo e que mais valoriza o poder, o dinheiro e a aparência, alguns dos pecados capitais
Cristo nos ensinou mais sobre a Humanidade do que os Céus, mas poucos efetivamente compreenderam seus ensinamentos. Muitos dos que se dizem Cristãos, infelizmente, seguem o caminho oposto ao de Cristo, mais preocupados com um pseudo Deus vingativo e com a riqueza material. A porta da salvação, para os de falsa ou equivocada Fé, não estaria na pureza espiritual e nos atos de compaixão, mas no sucesso, na fama, no poder e no dinheiro, exatamente o que ilude, corrompe e nos apequena.
Na sociedade moderna do mundo ocidental, o caminho da solidariedade e da Luz cede espaço para o egoísmo que afunda e mata. É a ruína do humano, ao menos da parcela que habita o dito ocidente, decadente nos aspectos econômico, social, militar e moral.
A esperança é que o Oriente traga a Luz e sabedoria para um novo caminho a ser trilhado pelos que já integraram aquilo que se definia como humanidade!