O NACIONALISMO NÃO SIGNIFICA ADMIRAÇÃO PELOS POLÍTICOS, QUE SÃO PASSAGEIROS, MAS AMOR PELA PÁTRIA E PELO SEU POVO, QUE SÃO A RAIZ DA TERNURA E O MOTIVO DE NOSSA EXISTÊNCIA.

quarta-feira, 21 de maio de 2025

O VERBO, A FILOSOFIA E AS FALSAS RELIGIÕES

Se no início já existia o verbo, que se fez carne, o que significaria o termo bíblico verbo, a vontade divina, a verdade, o destino?

A religiosidade não caminha a sós no amplo campo da Espiritualidade. Ao lado da verdadeira religiosidade, que significa a busca da ligação com Deus, está a Filosofia, que é a busca do conhecimento e da própria existência. Se assim o é, as religiões não podem impor dogmas, mas deveriam buscar a compreensão dos significados. Muitas religiões, e algumas vertentes delas, se mesclaram à filosofia e até à poesia, como o Budismo, o Taoísmo e o Sufismo, que trazem a sensibilização e a razão como sustentáculo da Fé, como também busca o Espiritismo de Kardec.

Deus não está na crença cega, mas na Fé compreendida e, por isso, verdadeiramente amada, já que mostra o caminho. A essência de Deus é a existência, o verbo, ou seja, a Verdade. A verdade não é imposta, mas compreendida, descoberta, e para se alcançá-la é necessário tanto a perseverança, como a abertura de caminhos e possibilidades. O resultado disso é a busca com amor e dedicação, a Fé, tão em falta hoje em dia!

Hoje não se tem Fé, mas crença em dogmas, falsas verdades e no sustentáculo do conforto e materialismo, como se Deus buscasse o conforto material, e não o Espiritual, o enriquecimento financeiro e não Espiritual. A religião de muitas Igrejas, na verdade falsas Igrejas, não veicula os ensinamentos Crísticos ou de Deus, mas a busca e a paixão pelo materialismo, o inverso de Deus.

Nesse mundo de pouca Fé, abandonamos a Espiritualidade e enxergamos como sendo possível a razão pura, surgida do nada! Daí os excessos que vemos crescendo ao lado da extrema direita, a eugenia, o ódio às diferenças humanas e àquilo que não se molda à corrente majoritária da sociedade. 

Quando a razão se alia à Espiritualidade na busca da compreensão, a sensibilização humana se amplia, assim como a Fé e o alcance da verdade. A ciência se amolda à compreensão e multidiversidade do ser humano e este, através da ciência e das comprovações científicas, busca a Espiritualidade e a comprovação da existência daquilo que não é material, mas essencialmente energético e sublime, Deus, que invisivelmente está em cada um do que existe no Universo!

Deus não se vê, mas se sente, assim como a bondade verdadeira, que se multiplica, com seus efeitos magníficos, e sem sabermos, pela terra, pelas águas, pelos ares e por todo o Cosmos!

Se há evidências da existência de Deus, elas estão mais presentes na filosofia e na razão do que nas próprias religiões, histórias veiculadas por humanos com tendências e desejos.

Para comprovarmos que há evidências fortes de Deus, talvez o caminho esteja em ampliarmos os estudos filosóficos, na busca da essência e da Verdade, justamente o que o materialismo ocidental que domina o planeta e as falsas religiões, cada vez mais crescentes, visa combater.

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________