Os descontos ilegais das aposentadorias do INSS configuram um absurdo! Aposentados, normalmente idosos, não costumam acompanhar os seus extratos por terem dificuldade de lidar com tecnologia (celular e computadores), o que facilitou a prática criminosa.
Muitas das associações de aposentados que cobram contribuições em folha são falsas e foram criadas em 2019. Se houve participação ou omissão de autoridades, para a prática criminosa relatada, isso deve ser investigado pela Polícia Federal.
Mas não são só esses descontos que deveriam preocupar as autoridades, mas financiamentos e outros débitos que também caem nas folhas das aposentadorias. Há uma facilidade muito grande das instituições financeiras em emprestar valores a juros muito altos a idosos. Há relatos de muitos empréstimos não autorizados, inclusive. Deveria haver rigor na punição de ilegalidades e um limite na taxa de juros para aposentados, com limitação a um pequeno percentual da aposentadoria, de forma a não comprometer parte significativa da renda dos nossos idosos.
O cuidado com os nossos idosos deve ser sério e não superficial e deve abranger os valores pagos, que devem ser suficientes a cobrir as despesas com moradia, saúde, cuidados pessoais, lazer e alimentação.