O NACIONALISMO NÃO SIGNIFICA ADMIRAÇÃO PELOS POLÍTICOS, QUE SÃO PASSAGEIROS, MAS AMOR PELA PÁTRIA E PELO SEU POVO, QUE SÃO A RAIZ DA TERNURA E O MOTIVO DE NOSSA EXISTÊNCIA.

quarta-feira, 10 de setembro de 2025

O BRASIL DE AMANHÃ E TRUMP

Após a declaração de independência, o Brasil se tornou um gigante que os Estados Unidos sempre viram como uma ameaça. Por isso, esse pais evitou, a todos custo, o nosso desenvolvimento tecnológico. 

As taxações de Trump são uma benção, para que repensemos nossas parcerias estratégicas e possamos assumir o papel que nos é reservado pela geografia e história. 

O Brasil é grande demais para ser mero quintal, colônia ou tão somente um grande exportador de commodities. Temos que ir em busca do desenvolvimento. A educação é um passo importante. O investimento estatal é outro. O comprometimento da elite é fundamental. Que ela, elite, passe a ver o Brasil como sua pátria, e não mero local de moradia temporária. Sem uma elite comprometida com o futuro, o Brasil, como foi até agora, estará fadado ao fracasso.

O texto já estava pronto quando tomei conhecimento da ameaça dos Estados Unidos de ação bélica contra o Brasil. Trump é destemperado. O que pode ocorrer é um bloqueio naval, prejudicando nossas importações e exportações, principalmente para a China. Invasão terrestre exigiria mais de dois milhões de soldados estadunidenses. Outra medida que poderia ser adotada é o bombardeio de áreas estratégicas ou de interesse político. De uma forma ou outra, isso traria um colapso econômico ao Brasil e um desgaste dos Estados Unidos, com prejuízo ao fornecimento de armas para Israel, Ucrânia e Taiwan. Contra a agressão bélica há medidas que ainda podem ser adotadas pelo Brasil. Como já escrevi outras vezes, Fernando de Noronha pode se tornar uma base aeronaval internacional, de países aliados, como dos BRICS, América Latina ou somente da China, por exemplo. Essa base serviria para impedir o bloqueio naval e, consequentemente, econômico. Mais. O Brasil já tem que comprar, para ontem, com prioridade por ser membro do BRICS mísseis e drones iranianos, russos, indianos e chineses. Isso persuaria os Estados Unidos a desistir de agressões, já que poderia sofrer danos em seus aviões e navios. E os estadunidenses odeiam sofrer baixas de equipamentos bélicos. Isso é recorrente. O Brasil também tem que fabricar, com urgência, minisubmarinos e para isso pode montar parceria com a Coreia do Norte ou o Irã, que possuem tecnologia para isso e ainda tem que comprar aviões russos ou chineses baratos e eficientes.

E se o Brasil se preparar rapidamente e se os Estados Unidos vierem, poderão eles sofrer uma baixa jamais esperada. Se perderem um porta aviões ou navio no Atlântico Sul será uma humilhação sem fim.

Se os Estados Unidos já querem afundar no quesito hegemonia, que venham. Se querem passar humilhação, que venham. Se quiserem conversar, serão bem recebidos, mas se vierem com agressões sofrerão consequências que jamais imaginariam. O Brasil é grande demais para os Estados Unidos. Eles nunca enfrentaram um país do nosso tamanho.

O Brasil tem condições de se defender se planejar e agir para isso. Do jeito que está, seremos eliminados com um sopro. Mas com mísseis e drones, os EUA sofrerão as consequências de uma guerra moderna. Nossa FEB foi heroica. Temos história. Temos garra. e estaremos defendendo nosso território. Grande parte dos nossos militares são muito bem preparados. E se ocorrer uma guerra, todos os traidores da pátria, todos eles, sem qualquer exceção, poderão ser fuzilados ou mortos por outro meio, quase que imediatamente, como permite o direito interno em casos de guerra. O tiro sairá pela culatra dos traidores e de Trump. Trump poderá cair antes disso vir a acontecer. Os extremistas poderão ir para os Estados Unidos para fugir da pena capital em caso de conflito bélico.

Que o esgoto trumpista e de extrema direita brasileira se encontrem no inferno e sofram lá as consequências do grande garfo do reino escaldante.

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________