Um julgamento do Supremo Tribunal Federal entrará para a história da Democracia brasileira e para os bancos da graduação e pós graduação do Curso de Direito.
O Brasil, que tanto sofreu com golpes militares, muitos deles com apoio civil, desde a proclamação da República, conseguiu, na data de ontem, condenar todos os que, em um mais alto patamar, participaram dos recentes atos antidemocráticos, golpistas e até com intenção de assassinatos de autoridades. O Brasil faz Justiça à história das togas do STF, como bem lembrou o Ministro Dino. E também faz Justiça a tantos que sofreram com golpes, inclusive militares legalistas, as primeiras vítimas de seus pares golpistas.
Cada um dos Ministros que votaram entrarão para a história, assim como o Presidente da Corte. Os Ministros enfrentaram manifestações contrárias promovidas por políticos, muitos travestidos de religiosos, enfrentaram palavras de baixo calão, ameaças, e até pressão direta do presidente dos Estados Unidos. Os Ministros se mantiveram firmes e exerceram o seu papel com coragem, altivez e imparcialidade.
O Brasil se torna uma das maiores democracias do globo, ou até mesmo a maior.