A grande mídia, de direita, e também as mídias alternativas, de extrema direita e também de esquerda, têm repetido incessantemente que Trump poderá aplicar tarifas maiores, sanções e até embargos por conta da possível condenação de Bolsonaro. Particularmente, não creio. Trump gosta muito de criar medo, ameaçar, e logo depois volta atrás. Se Trump for aplicar algum tipo de sanção, penso eu, e posso estar certo ou errado, quando muito, seria aplicar sanção limitada aos Ministros que condenasse, mas acho improvável. Essa narrativa dos vendilhões que estão nos Estados Unidos serve para atemorizar os Magistrados da Suprema Corte Brasileira. Tentam criar temor. Mas qual seria a lógica de Trump fazer isso, agora?
Estou sozinho e posso errar, mas não vejo que a condenação de Bolsonaro obrigue Trump a adotar algum tipo de retaliação. Ele pode dar entrevistas contra a decisão, mas não creio que ele vá, efetivamente, aplicar alguma medida de caráter sancionatório. Isso apenas o desgastaria ainda mais. Bolsonaro não é seu amigo, embora tenha vivido situação muito similar à sua.
Porém, por cautela, a ABIN e as nossas Forças Armadas devem ficar alertas em nossas fronteiras, também por conta dos navios estadunidenses que estariam na costa venezuelana, mas não só. Repito. O Brasil está lidando com bandidos e terroristas. Muitos estão soltos e podem agir.