O NACIONALISMO NÃO SIGNIFICA ADMIRAÇÃO PELOS POLÍTICOS, QUE SÃO PASSAGEIROS, MAS AMOR PELA PÁTRIA E PELO SEU POVO, QUE SÃO A RAIZ DA TERNURA E O MOTIVO DE NOSSA EXISTÊNCIA.

sexta-feira, 5 de setembro de 2025

SOUNDS OF THE SOUTH NA VAMOS TV. LANÇAMENTO

Hoje tem lançamento mundial de uma música chinesa em homenagem ao Sul Global. Sounds Of The South. E você vê em primeira mão na VAMOS TV, a partir das 19hs de hoje. Clique aqui para assistir.

quinta-feira, 4 de setembro de 2025

AFINAL, POR QUAL MOTIVO O BRICS NÃO ROMPE RELAÇÕES COM ISRAEL?

Com aprofundamento, Breno Altman, do canal Opera Mundi, no YouTube, analisa o motivo do BRICS não romper relações com Israel, mesmo com o genocídio de palestinos em curso. 

Crítico, Breno verifica questões internas dos países integrantes do BRICS, principalmente da China, Índia e Rússia, para que o BRICS não adote sanções ou rompa relações com Israel.

É imperdível! Breno é um dos maiores jornalistas brasileiros.

quarta-feira, 3 de setembro de 2025

AVIBRÁS - EMPRESA ESTRATÉGICA PARA A DEFESA E TAMBÉM PARA O DESENVOLVIMENTO BRASILEIRO EM CURSO.

Leia abaixo trechos de uma importante matéria publicada no site Sputnik Brasil (https://noticiabrasil.net.br/20250902/crise-na-avibras-atrasos-de-salarios-e-risco-a-tecnologia-de-defesa-do-brasil-42887550.html) a respeito de uma das mais importantes indústrias de defesa brasileiras, a AVIBRÁS, que está em recuperação judicial (antigo processo falimentar), prestes a encerrar atividades ou a ser vendida a estrangeiros. É necessário que todos os entes federativos brasileiros se unam em um momento tão sensível para a história do Brasil. 

O Brasil já foi um grande fabricante de armamentos e exportava para países com grande força militar. O tempo passou e, hoje, a missilística é a base de guerras tecnológicas a um baixo custo. O Brasil não pode perder todo o conhecimento que adquiriu ao longo de décadas. e a chance de se defender a baixo custo com tecnologia nacional.

Leia trechos da matéria abaixo ou clique aqui para ler a íntegra na página da Sputnik Brasil.


Crise na Avibras: atrasos de salários e risco à tecnologia de defesa do Brasil

Avibras, referência da indústria de defesa brasileira, enfrenta um novo capítulo — sem precedentes — em sua recuperação judicial. Após a homologação do plano que prevê destituição de seu proprietário e a nomeação de um interventor, a empresa busca retomar atividades essenciais enquanto negocia dívidas trabalhistas com centenas de funcionários.
São mais de 900 trabalhadores em greve há mais de dois anos e salários atrasados há quase 30 meses.
Entre as alternativas para a crise, estão possibilidades de fusões com empresas como a Akaer, uma eventual estatização ou mesmo a venda para empresas estrangeiras — o que é visto com maus olhos por especialistas da área ouvidos pela Sputnik Brasil, que entendem que isso pode gerar fissuras na soberania nacional brasileira.
(...)

Quem protege o Brasil em caso de guerra?
No Brasil, a defesa em caso de guerra é garantida pelas Forças Armadas — Exército, Marinha e Força Aérea, coordenada pelo Ministério da Defesa. O fortalecimento dessas forças depende também de empresas estratégicas como a Avibras, segundo José Alexandre Altahyde Hage, professor de Geopolítica da Universidade de São Paulo (USP).
À Sputnik Brasil, ele criticou a falta de planejamento estratégico do país nas últimas décadas "Há uma impressão, que não é só minha, de que nós deixamos de pensar a partir de planos de ação, a partir de cenários, a partir de uma visão longa daquilo que o Brasil gostaria de ser ou de evitar os problemas que sempre surgem."
(...)
O professor explicou que a Avibras integra sistema de tecnologia e defesa iniciado no governo Getúlio Vargas, centrado no Vale do Paraíba, com empresas como Engesa e Embraer, e fundamentado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). "A Avibras era uma das peças de algo que eu chamo de uma placa-mãe."
Ele narra que durante o governo João Figueiredo, último do período da ditadura militar, iniciou-se um processo de sucateamento das Forças Armadas, intensificado pelas crises do embargo de petróleo de 1979 devido à guerra Irã-Iraque, além da moratória do México, e por um descrédito crescente dos militares. "Não havia mais tanta gordura para queimar assim na proteção do sistema."
(...)

Como ficou a venda da Avibras?
O professor da USP, José Alexandre Altahyde Hage, critica a possibilidade de vender a Avibras para o capital estrangeiro. Segundo ele, a estatização da empresa pode injetar recursos e tentar manter o patrimônio de conhecimento já existente.
"A maior preocupação seria a continuidade da Avibras, por isso já é um ataque, digamos, à soberania brasileira, ao setor de defesa. [...] Quando eu falo gasto, não é econômico. É conhecimento mesmo, de você alienar o que você fez durante 50 anos, tudo por água abaixo."
O professor de Engenharia Aeroespacial da Universidade Federal do ABC (UFABC), Annibal Hetem Junior, comenta que a nacionalização poderia resolver problemas fiscais e contábeis, mas não resolveria a limitação tecnológica da empresa. "A estatização não resolveria o problema de criar novos produtos. O principal produto deles, o lançador de foguetes, mantém o mesmo desenho há mais de 40 anos. Isso é bom, mas outros concorrentes avançaram tecnologicamente."
Segundo ele, também há riscos de venda para grupos estrangeiros: "Se for uma empresa estrangeira a controlar, a equação não fecha. São segredos e contratos exclusivos do Ministério da Defesa. A solução ideal é que a empresa permaneça sob controle nacional."
(...)

terça-feira, 2 de setembro de 2025

TRUMP SANCIONARÁ EM CASO DE CONDENAÇÃO DE BOLSONARO? PENSO QUE NÃO!

A grande mídia, de direita, e também as mídias alternativas, de extrema direita e também de esquerda, têm repetido incessantemente que Trump poderá aplicar tarifas maiores, sanções e até embargos por conta da possível condenação de Bolsonaro. Particularmente, não creio. Trump gosta muito de criar medo, ameaçar, e logo depois volta atrás. Se Trump for aplicar algum tipo de sanção, penso eu, e posso estar certo ou errado, quando muito, seria aplicar sanção limitada aos Ministros que condenasse, mas acho improvável. Essa narrativa dos vendilhões que estão nos Estados Unidos serve para atemorizar os Magistrados da Suprema Corte Brasileira. Tentam criar temor. Mas qual seria a lógica de Trump fazer isso, agora? 

Estou sozinho e posso errar, mas não vejo que a condenação de Bolsonaro obrigue Trump a adotar algum tipo de retaliação. Ele pode dar entrevistas contra a decisão, mas não creio que ele vá, efetivamente, aplicar alguma medida de caráter sancionatório. Isso apenas o desgastaria ainda mais. Bolsonaro não é seu amigo, embora tenha vivido situação muito similar à sua.

Porém, por cautela, a ABIN e as nossas Forças Armadas devem ficar alertas em nossas fronteiras, também por conta dos navios estadunidenses que estariam na costa venezuelana, mas não só. Repito. O Brasil está lidando com bandidos e terroristas. Muitos estão soltos e podem agir.

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

O DESTINO DOS ESTADOS UNIDOS

Há consenso entre os analistas de geopolítica sérios que os Estados Unidos estão acelerando a sua decadência econômica, militar e estratégica. 

Trump não é um bom estrategista e, em um momento delicado como o atual, prefere criar rusgas, inimizade e sentimento de vingança em muitos, inclusive com apoio de muitos traidores da pátria, principalmente brasileiros.

Os Estados Unidos poderiam decair mas manter alguma relevância, caso mantivessem respeito aos seus aliados tradicionais. Mas, não. Desesperados, os Estados Unidos tentam demonstrar força e truculência, prejudicando o amigos e muitos aliados importantes.

Com a decadência que se aproxima cada vez mais, os Estados Unidos poderão permanecer sozinhos ou com poucos aliados, todos insignificantes, e dessa forma decair mais ainda, a ponto de não estarem no rol das cinco grandes potências mundiais dentre alguns anos, ultrapassados por China, Rússia, Índia, Japão... O Brasil, se investir em tecnologia, indústrias de ponta e de defesa, poderá estar entre as cinco maiores economias do mundo, ao mesmo tempo em que os Estados Unidos decaem. Mas temos problemas, uma elite desligada dos interesses nacionais, uma direita e extrema direita entreguistas, e uma grande parte do povo massificada pelas notícias tendenciosas de nossas mídias informativas.

Quanto mais guerras os Estados Unidos assumirem, mais rapidamente decairão, devido aos gastos astronômicos envolvidos, que poderiam, ao contrário, ser direcionados em desenvolvimento industrial ou tecnológico do próprio país.

Vivemos a queda de um império que se manteve pelas guerras, assassinatos seletivos, manipulações das elites de países periféricos, apropriação de riquezas minerais de outros países, provocações de revoluções coloridas e apoio financeiro e logístico ao tráfico de entorpecentes em vários países. Internamente, defendeu por muitos anos a  segregação racial, o preconceito nada velado a negros, islâmicos, asiáticos e árabes, a Klu Klux Klan, a livre manifestação de nazistas, acolhimento de centenas de militares e cientistas nazistas, a proibição de manifestação contra a guerra na Faixa de Gaza, que quem não tenha condições financeiras não receba atendimento de saúde e tantas outras barbaridades. 

Os Estados Unidos, decaindo, possivelmente entrem em guerra civil, se desintegrando. É o que indicam a existência de um extremismo e um radicalismo cada vez mais crescentes, a animosidade entre os republicanos os e democratas, o armamentismo, a notória desintegração social e a poderosa indústria de armas, que sempre foi e continuará por muitos anos sedenta por lucro. 

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________