sábado, 31 de maio de 2025

SENTIMENTOS, OS ELEMENTOS BÁSICOS DE HUMANIDADE E DA VERDADEIRA FÉ!

Há várias formas de se desrespeitar outrem e a própria humanidade. E atualmente estamos pródigos nessa arte.

Há quem apoie cegamente Israel nas redes sociais, ironizando as mortes das dezenas de milhares de palestinos, mesmo com todas as atrocidades que estão sendo cometidas contra crianças e mulheres.

A fome e a sede viraram armas de guerra com a complacência de muitos, que inclusive tentam bloquear o trânsito de navios e de caminhões com ajuda humanitária.

Funcionários das Nações Unidas, escolas, hospitais, autoridades de outros países, tudo virou alvo para o chamado exército de maior moral do mundo. Fome e sede para a população civil. Maior moral aonde? Aqui e nos Céus é que esses comportamentos não são considerados morais! 

Ganhar dinheiro com patrocínios de jogos que levam desespero financeiro a muitos é, no mínimo, antiético, mas para os que se voltam apenas ao materialismo e dizem ter uma Fé tão somente para angariar contatos sociais, tudo é válido.

Se a segunda guerra fosse hoje, saberíamos quem (pessoas) e quais países apoiariam a ideologia nazista e fascista e quem seria capaz de ombrear esses extremistas para garantir dignidade ao próximo!

Usar o nome de Deus para justificar massacres é o maior contrassenso, praticado por radicais extremistas e até por alguns países. 

O mundo mudou. Há um materialismo crescente, um egoísmo absurdo, uma irresponsabilidade com o coletivo e comportamentos anti-éticos de assustar. O ser humano está pior! Incrivelmente pior! 

Mas ainda há os Justos, os que, mesmo sem Fé, acreditam na humanidade e carregam consigo os sentimentos de amor e empatia, os mesmos valores elevados divulgados pelos Iluminados Buda e Cristo, dentre outros! 

sexta-feira, 30 de maio de 2025

PALESTINA. OMISSÃO DAS NAÇÕES. INICIO DE MUDANÇA DE ERA. SINAIS DIVINOS

Infelizmente, as imagens usadas para dizer que a China está levando ajuda humanitária aos palestinos não é verdade! Ela, literalmente, não está! 

Nem Estados Unidos, Rússia, Índia, Turquia levarão ajuda humanitária a Gaza.

Nem os países Europeus nem latino-americanos o farão, por enquanto. 

Neste momento, os palestinos estão sozinhos diante dos crimes, massacres, fome, sede,  falta de remédios, sem hospitais e escolas, no genocídio provocado por Netanyahu e sionistas extremistas.

A população mundial, em sua maioria, se revolta com os crimes e pede uma intervenção imediata na região. Os intelectuais clamam por Justiça e humanidade, mas nenhum líder mundial o fará.

Os motivos, infelizmente, são econômicos. O lobby sionista é muito forte nos países ocidentais. E países não ocidentais não querem correr o risco de entrarem numa guerra e causar uma desestabilização de nível mundial. Por outro lado, os líderes árabes estão mais preocupados em se manter no poder e farão meros discursos vazios para a sua populacao interna e mais nada.

Arábia Saudita e Catar tentam comprar uma moderação de Trump no oriente Médio e na Palestina, mas só.

Os palestinos estão enfrentando sozinhos, com sua elevação Espiritual, o inferno e o "Deus" da guerra! Os Houthis ajudarão no que puderem, e só! 

Todo o ódio clamado pelo extremismo liberou os demônios que estão a assolar a humanidade e, em especial, onde Cristo esteve e viveu. O "Deus" da guerra, do ódio, da matança está a pairar sobre a Terra Santa.

Mas não é  sinal de força do Mal, e sim de  desespero. São suas forças finais. Uma mudança brusca está começando a ocorrer na humanidade! Será o início do fim do Império dos Estados Unidos e a não distante ruína do neoliberalismo. Uma Era de estabilidades e de relativa paz e harmonia, com avanços científicos e descoberta de curas de doenças  se avizinha. Será quase a implementação do verdadeiro multilateralismo, e não apenas de polos de poder militar e geopolítico.  Será o retorno da humanidade ao caminho da Luz e da Razão!

A guerra e o massacre em Gaza são uma ruptura, assim como foi para os Cristãos a crucificação de Cristo 

Mas, e a Palestina? Ela sobreviverá, como sobreviveu a tantas guerras e massacres. O seu povo é forte e carrega consigo a bandeira dos líderes da Justiça e da liberdade! Por lá passaram os mais cruéis impérios da humanidade, e todos ruíram. E a população palestina, seja de ateus, de politeístas depois convertidos, de judeus, de islâmicos e de cristãos, permaneceu.

Para quem se preocupa com as crianças, mulheres e a população palestina, em especial de Gaza, há uma óbvia sensação de impotência e de injustiça Divina, mas a intervenção já deve estar ocorrendo. Ela não se dará da forma que imaginamos e queremos, mas possivelmente vai começar a dar sinais muito em breve. Os Céus não atuam como pensamos, mas até para Deus existe limite para a não intervenção em casos de matança, genocídio e falta de humanidade! Não matarás é um dos seus principais mandamentos.

Netanyahu e seus extremistas ultrapassaram quase todas as barreiras. Pequenas descobertas, pequenos fatos, pequenos milagres e pequenas mudanças, tudo de forma simples, diminuta e singela, darão os primeiros sinais, e são sinais Divinos, de que a Vida está a vencer a morte!

Mas por qual motivo digo isso? Não. Deus não me falou nada, nem seus Anjos. Nem se trata do meu desejo. Se dependesse da minha vontade, um terremoto já teria liquidado todas as Forças armadas israelenses e a casa de Netanyahu. É simplesmente a interpretação que, como Espiritualista, faço do Caos a que a humanidade está submetida, que Gaza vivencia. Do caos vem a criação, a vida!

A razão disso é muito simples. A Vida, o Universo, está em constante expansão! Assim, o mal, a guerra e a morte estão limitados no tempo e no espaço.

quinta-feira, 29 de maio de 2025

OS ERROS DE TRUMP E AS SANÇÕES A AUTORIDADES DO BRASIL

Talvez o maior erro do Trump não tenha sido impor as desastrosas tarifas de importação sobre produtos estrangeiros, que o fizeram dar meia volta e se fazer de desentendido. Também não deve ter sido atacar os iemenistas. Talvez o maior erro seja querer aplicar sanções a autoridades brasileiras.

O Brasil é conhecido e visto com um país neutro, o que permite aos brasileiros ser bem recebidos, ou quase isso, em qualquer lugar do planeta. Uma sanção a autoridades brasileiras pode despertar em países aliados dos Estados Unidos um grande sinal de alerta e até de afastamento. Ao mesmo tempo, isso proporcionará a aproximação mais intensa do Brasil aos BRICS. Mas não está aí a pior consequência das sanções.

Outra consequência pode ser a abertura de processos ainda mais complexos e graves contra a família Bolsonaro, fiéis aliados do Trumpismo, inclusive pela prática de crimes de lesa pátria ou traição, importando em penas mais altas e automática perda de aposentadorias e de benesses. A condenação afastaria esses aliados de Trump do poder no Brasil. Mas também não é essa a pior consequência para Trump e os Estados Unidos.

Uma intervenção com aplicação de sanções a autoridades do Judiciário, um dos Poderes da República, significa ingerência em assuntos internos, violação de nossa soberania e pode fomentar o crescimento do nacionalismo e até mesmo a reunificação política do Brasil. Obviamente, parte de ala extremista de direita apoiará a medida, mas será um pequeno percentual. Lembrem-se que o país está fortemente dividido desde 2013, mesma época das interceptações telefônicas e de dados de Dilma e da Petrobrás por agências de inteligência dos Estados Unidos, época em que - não por coincidência - se discutia no Palácio do Planalto a forma de exploração do Pré-Sal e a maior participação nos BRICS.

Uma reunificação pode significar, na prática, o fim dos extremos e o ressurgimento da política de alta qualidade no País, sem a divisão empobrecedora entre Bolsonaro e PT.

E o Brasil crescendo pode, sim, soar como ameaça ao persecutório Estados Unidos.

A reunificação permitiria a adoção de pautas genuinamente brasileiras e o avanço político e econômico que o país tanto precisa e merece. Trump, que tanto erra e dá meia volta,  nos propiciará isso?

quarta-feira, 28 de maio de 2025

COMO ESTARÁ O MUNDO NO FINAL DE SETEMBRO DE 2026

Escrevo abaixo um texto para o futuro não tão distante. Em setembro de 2026 esse mesmo texto será republicado. A intenção é imaginar o mundo daqui um ano e meio. E, daqui um ano e meio republica-lo para visualizar os erros e acertos de uma análise geopolítica na presente data.

Como se tratasse de um roteiro ficcional, escrevo esse texto muito antes de 30 de setembro de 2026, tentando imaginar como estará o mundo e as economias mundiais, as guerras e as injustiças.

Muito possivelmente os Estados Unidos continuarão a ser a maior potência militar do planeta, com sua corrupção endêmica e pseudo democracia cada vez mais reveladas aos olhos do ocidente e oriente. 

A China já deverá ter assumido o pódium de maior potência econômica do globo, com o gigante crescimento da Índia. A Europa deve ter se empobrecido e a extrema direita não só se tornou uma ameaça ao continente, mas elege primeiros ministros e presidentes.

A OTAN já teria desaparecido e dado oportunidade ao exército unificado europeu. Com o fim da guerra na Ucrânia, a Rússia não seria integrante do exército europeu, mas como meio de pacificação na região, um membro colaborador que participaria dos treinamentos militares.

O sudeste asiático deve continuar crescendo, e muito. E a África deve apresentar um rápido crescimento, servindo de exemplo para a América Latina. 

As Coreias devem estar em trâmite de unificação, integrando suas forças militares. A Coreia unificada estaria entre as 10 maiores economias do globo.

Israel deve ter se desgastado com suas guerras e se viu obrigado a permitir a consolidação do Estado Palestino já determinado pela ONU em 1947. Mas isso não significa que o Estado Palestino tenha condições de crescer, devido aos bloqueios e domínio ilegal da água por Israel.

O Irã deve ser uma potência não apenas regional, mas mundial, integrando o bloco dos 20 países mais ricos e importantes do mundo.

A América Latina será ainda mais abusada pelo imperialismo e o Brasil perderá oportunidades de crescimento, com sua elite entreguista e grande parte da classe média e trabalhadora desorientadas de qualquer sentimento de brasilidade.

O Canadá deverá se afastar gradativamente dos Estados Unidos, aumentando sua produtividade agrícola, ao lado da Rússia - graças ao aquecimento global - e tecnológica, surgindo como uma grande potência.

O mundo multipolar começará a se demonstrar, com a China e a Rússia liderando esse novo modelo, ao lado do Irã, Índia, Canadá e Brasil. A Indonésia se tornaria uma das 8 maiores potências econômicas mundiais.

Possivelmente integrariam as 10 maiores economias do globo, não nessa ordem: Brasil, Rússia, China, Índia, Estados Unidos, Indonésia, Canadá, Coreia e Japão, este economicamente mais enfraquecido.Talvez um outro país do sudeste asiático, além da Indonésia, viesse a integrar esse rol de países mais ricos economicamente ou a própria União Europeia como um todo, e não mais países individualizados. A Europa passaria por grave crise econômica e social. A União Europeia se fortaleceria, por outro lado, mesmo com governos de extrema direita, a fim de manter um crescimento econômico unificado. Os Estados Unidos se tornariam uma potência ainda relevante, mas decadente, principalmente no aspecto social, com a miséria crescendo exponencialmente e guerras internas localizadas em determinados Estados, com tendência à ampliação.

Obviamente esse prognóstico deriva de uma leitura geopolítica feita no momento da escrita, muito tempo antes, não se tratando de profecia nem de análise geopolítica real, no momento da divulgação, beirando mais o ficcional, uma imaginação do que poderia ser o mundo no final do mês de setembro de 2026.

terça-feira, 27 de maio de 2025

A ELITE. A ARISTOCRACIA MODERNA

A regra do concurso público no Brasil só foi instituída com Getúlio Vargas, há quase um século. Hoje, manobras legais permitem a terceirização e contratações de apadrinhados por essa forma.

Por outro lado, algumas classes privilegiadas do funcionalismo chegam a ganhar duas centenas de milhares de reais mensais. Um avilte!

Enquanto isso, professores, médicos e pesquisadores são mal remunerados no serviço público. Afinal, que desorganização é essa? A quem interessa um Estado assim? Penso que aos que querem o fim do Estado, com a implementação do dito Estado mínimo. Mínimo para a população e máximo para algumas classes ligadas ao poder, incluindo banqueiros e a elite do serviço público, numa espécie de  República Aristocrática.

Ser bem remunerado é  uma coisa. Ultrapassar limites legais, éticos e morais é outra coisa bem diferente! 

Precisamos de um serviço público de qualidade, bem estruturado e remunerado dentro dos limites éticos e legais, que fiscalize e aja eficazmente e, acima de tudo, esteja a serviço do País!

segunda-feira, 26 de maio de 2025

ESPIÕES ESTRANGEIROS COM PASSAPORTE BRASILEIRO NÃO É NOVIDADE!

A mídia tradicional vem informando que o Brasil foi utilizado pela Rússia como base para a mudança de nacionalidade de seus espiões.

O passaporte brasileiro é bem visto em todo o mundo e o Brasil tem relações diplomáticas com praticamente todos os países do globo, de forma que muitos países, e não só a Rússia, tentam utilizar a pseudo nacionalidade brasileira de seus espiões para facilitar ações em outros países. Isso não é novidade alguma!

Além do mais, meia dúzia de espiões russos com nacionalidade brasileira não seria surpresa para a ABIN. Mas é, sim, motivo de propaganda anti-BRICS por uma mídia que nada apura e que tenta causar furor.

Inicialmente, cabe observar que esse Blog já havia adiantado que os Estados Unidos tentariam criar outro incidente diplomático, além do Paraguai, para tentar enfraquecer a liderança brasileira na região. Errei. Utilizaram agora a Rússia, tentando enfraquecer a parceria estratégica no próprio BRICS, alvo maior e prioritário dos Estados Unidos.

domingo, 25 de maio de 2025

PLANO ANDINIA, UMA GRANDE TEORIA DA CONSPIRAÇÃO OU UM PROJETO ISRAELENSE?

Sionistas estariam planejando a instalação de um território ao estilo Israel no sul da Argentina e do Chile. Teoria da conspiração ou realidade?

Vamos, primeiramente, entender a história do sionismo e, depois, voltaremos para os tempos atuais, a fim de ampliar o horizonte necessário do conhecimento.

Segundo o pensamento dominante, o sionismo, que fomentou a criação de uma Nação para os judeus, data do final do século XIX, e teria surgido na Europa. Há alguns intelectuais que dizem que isso teria nascido bem antes, já na cisão da Igreja Católica na Inglaterra.

O sionismo europeu do século XIX planejava criar uma Nação judaica em três possíveis áreas: Palestina, Sul da Argentina (Patagônia) ou na África. 

A Rússia, bem como a União Soviética já quiseram instalar verdadeiras Nações judaicas em seu enorme território, um deles, com Stalin à frente, foi a Criméia, até então com uma população turcomena majoritária.

Muitos intelectuais judeus se posicionaram e ainda se posicionam contra a criação de uma Nação judaica. Freud e Einstein são alguns dos nomes mais conhecidos dos intelectuais contrários à ideia sionista. Também há religiosos ortodoxos e judeus ateus  e comunistas contrários à ideia de um Estado judeu.

Fazendo um parêntese, não tenho nada contra uma região em um país ter uma destinação a um povo ou a uma população em especial, mas um Estado em si só de uma religião ou de uma etnia parece ter, como intrínseca, a ideia segregacionista e de superioridade tão prejudiciais como vemos hoje naquele pedaço de mundo, até porque, queiram ou não, aquela região sempre foi continuamente ocupada pelos palestinos, não se tratando de terra sem povo.

Independentemente da data, o fato é que o holocausto da Segunda Guerra tornou factível e uma realidade o sonho de uma Nação para judeus.

A Nação judaica, chamada Israel, idealizada pela ONU, surgiu como ideia  em 1947 na Palestina, majoritariamente destinada a judeus e uma parte um pouco menor para o povo palestino. Sim, povo, pois os palestinos, embora arabizados, constituem um povo à parte, com ascendência múltipla e de milenar instalação naquela região.

Movimentos terroristas israelenses praticaram atos de guerra contra militares e autoridades inglesas e civis palestinos, desde antes da criação de Israel. E esses grupos terroristas viriam a formar o exército israelense, hoje chamado de Forças de Defesa de Israel.

Muitos dos oficiais militares ocuparam cargos importantes no Estado israelense, muitos deles como primeiros-ministros.

O Estado de Israel, assim, surgiu pelo diálogo entre algumas Nações a nível da ONU, excluindo os árabes, que precisavam ser ouvidos, e pela força da guerra colonialista, de ocupação de território. E até hoje a força expansionista colonialista contínua é uma realidade. No começo foram se tomando áreas destinadas aos palestinos, sobrando uma parte da Faixa de Gaza e uma parte da Cisjordânia. Depois, colonizaram parte do território palestino através de grupos de colonos judeus ultra religiosos. Depois invadiram áreas dos Países vizinhos, que ocupam até hoje. Israel é, assim, desde a sua criação, um Estado colonialista expansionista. 

Por outro lado, por ser um Estado militarista e com o serviço militar obrigatório, todos os seus jovens, homens e mulheres  (com algumas pouquíssimas exceções), prestam o serviço militar. Após, com uma bolsa do governo, eles podem viajar pelo mundo, muitos deles optando pela Bahia e pela Patagônia, chilena e argentina. Daí surgiram alguns vídeos sobre eles, alguns falando sobre uma teoria chamada de Plano Andinia, de ocupação militar israelense do sul da Patagônia (chilena e argentina).

A Patagônia interessou, sim, aos sionistas, ao menos no passado. Hoje, ao que tudo indica, os israelenses viriam apenas como turistas, após prestarem o serviço militar obrigatório naquele país. Ao que consta, eles não viriam armados e não foi localizado qualquer aparelho que possa caracterizar tentativa de captação de dados ou de informações sensíveis. Aparentemente, então, há um pouco de exagero nas falas dos vídeos difundidos pelas redes sociais.

Contudo, considerando: 1) o perfil colonialista e expansionista de Israel; 2) as riquezas minerais, incluindo petróleo, da região; 3) a proximidade da Patagonia com a Antártida (o continente possivelmente com as maiores reservas de gás, petróleo e minério do globo); 4) o precedente criado com as falas de Trump, que autorizaram a tomada de território de qualquer país; a Argentina e o Chile devem, sim, se precaver e ocupar militarmente a região, ou seja, colocar bases militares próprias (e não estrangeiras), além de reativar serviços de integração regional como fazia a antiga LADE - Líneas Aéreas Del Estado, fomentada pelos governos peronistas para facilitar a ocupação do território pelos argentinos. Evidentemente, a inteligência argentina deveria monitorar a ação desses "militares turistas", a fim de verificar a existência de ações estranhas ou de ações repetitivas e padronizadas por parte dos israelenses. Nunca é demais se precaver, considerando a riqueza hoje existente e também o potencial da região.

O chamado Plano Andinia pode ser uma grande teoria da conspiração, ou não. Por isso, a precaução seria a melhor medida por parte dos governos sul americanos.

sábado, 24 de maio de 2025

A PERDA DO SIGNIFICADO MUDA A ESSÊNCIA

O significado traduz a essência de algo. Mas quando este perde a sua essência, torna-se coisa diversa.

Um dos significados do termo humano é justamente ser compassivo e solidário. 

Porém, hoje, o ser humano, está a perder a sua essência de compaixão e solidariedade. É frio como uma máquina diante da miséria humana, das Cracolândias espalhadas pelas cidades brasileiras e do genocídio do povo palestinos televisionado ao vivo.

Alguns ainda se sensibilizam e se revoltam, mas são alguns diante de uma massa insensível a tudo e que mais valoriza o poder, o dinheiro e a aparência, alguns dos pecados capitais 

Cristo nos ensinou mais sobre a Humanidade do que os Céus, mas poucos efetivamente compreenderam seus ensinamentos. Muitos dos que se dizem Cristãos, infelizmente, seguem o caminho oposto ao de Cristo, mais preocupados com um pseudo Deus vingativo e com a riqueza material. A porta da salvação, para os de falsa ou equivocada Fé, não estaria na pureza espiritual e nos atos de compaixão, mas no sucesso, na fama, no poder e no dinheiro, exatamente o que ilude, corrompe e nos apequena.

Na sociedade moderna do mundo ocidental, o caminho da solidariedade e da Luz cede espaço para o egoísmo que afunda e mata. É a ruína do humano, ao menos da parcela que habita o dito ocidente, decadente nos aspectos econômico, social, militar e moral.

A esperança é que o Oriente traga a Luz e sabedoria para um novo caminho a ser trilhado pelos que já integraram aquilo que se definia como humanidade!

sexta-feira, 23 de maio de 2025

O CÉU ESTÁ EM FESTA!

Morreram Pepe Mujica, ex-presidente uruguaio e um ícone da esquerda idealista (dias atrás), e Sebastião Salgado (hoje), um artista ímpar em retratar a triste realidade dos refugiados e a beleza da nossa Amazônia em fotografias que parecem verdadeiros quadros.

São duas Almas repletas de sensibilidade e Arte que já devem ter sido recebidas com festa no Plano Superior. Fotografias e palavras poéticas devem lotar o Grande Saguão do Céu. Artistas e o Papa Francisco devem estar lá para abraçar essas figuras da mais bela face humanista. 

O Céu deve estar em festa, com sorrisos, arte e ternura por todos os cantos! Hoje, lágrimas de Esperança, caídas das nuvens, devem gotejar por aqui!

Quem perde é a humanidade, cada vez mais limitada, materialista, escrava do capital, insossa, violenta, cruel e sem perspectivas.

O REAL E QUASE LENDÁRIO ANSAR ALLAH TAMBÉM CONHECIDO POR HOUTHIS

David contra Golias, do pequeno e frágil contra o gigante forte e poderoso é uma história bíblica que permanece no nosso imaginário e que dizem ser real.

No mundo contemporâneo temos algo assemelhado. Imaginem as Forças Armadas de 15 países reunidas e lideradas pela Arábia Saudita contra um grupo de revolucionários em uma região desértica e esse grupo sagrar-se parcialmente vitorioso, com a retirada desses países da área ocupada por aqueles.

Recentemente, os britânicos, israelenses e estadunidenses atacaram massivamente o grupo. O resultado foi um comando israelense ser exterminado em território iemenita, aviões estadunidenses serem abatidos e dois porta-aviões serem retirados das proximidades. Os Estados Unidos de Trump declararam uma surpreendente e duvidosa "vitória" e saíram correndo da região. O medo e a vergonha de chegar a perder um porta- aviões para um grupo de guerrilheiros era muito grande e real para a maior força imperial de todos os tempos.

A história acima é real e é do grupo "Ansar Allah" (partidários de Deus), conhecido no ocidente como "Houthis", nome dos líderes do grupo, alguns já assassinados.

Esse grupo é majoritariamente xiita, mas também reúne sunitas  do noroeste do Iêmen.

O Iêmen é o berço do povo árabe, no extremo sudeste da península Arabica, bem ao lado do continente africano, separado por um longo canal.

O Iêmen está dividido. A parte que reúne as grandes cidades e grandes portos, com a maior parte da população, está sob o controle do "Ansar Allah". Se aproveitando da situação, os Emirados Árabes Unidos dizem ter arrendado a belíssima lha iemenita de Socotra, no Oceano Índico, repleta de exotismo, e tomado posse.

Para conseguir um cessar fogo definitivo em Gaza, esse grupo guerrilheiro está atacando navios israelenses, ou que sigam em direção a Israel, que passem pelo Canal de Bab el-Mandeb, que separa o Iêmen do continente africano. 

É o pequeno contra os gigantes. É aquele árabe quase africano, de pele escura, que anda de sandálias e tem hábitos tribais, mas sem perder toda a sua riqueza cultural, contra potências ocidentais, grande grupo de países árabes pro-ocidente e israelenses.

É o pequeno grupo que não possui navios de guerra nem aviões contra as maiores forças armadas do globo, altamente treinadas e sofisticadas. Mas a sofisticação não diz muito quando o assunto é enfrentar os valentes e destemidos iemenistas.

Mas engana-se quem acha que os iemenistas, incluindo aí o grupo Ansar Allah não têm seconhecimento científico ou cultural. Há muitos médicos e engenheiros altamente capacitados entre eles, muitos deles capazes de construir e montar mísseis balísticos, alguns com tecnologia superior à de Israel e Estados Unidos, inclusive.

No futuro, devido aos fatos grandiosos envolvidos, talvez pensem que esse grupo poderia ser apenas uma lenda, fruto dos contos das mil e uma noites. Quem diria? Ansar Allah, a realidade virando lenda.

quinta-feira, 22 de maio de 2025

A RELIGIÃO DIZ MAIS SOBRE A SOCIEDADE QUE SOBRE O TRANSCENDENTE!

Nossas religiões e nossas escolhas de Fé talvez falem mais de nós mesmos e de nossas sociedades  do que de nossa Espiritualidade.

Além da Espiritualidade nela presente, a Fé traduz muito o que pensamos. Talvez ela permita conhecer mais sobre uma sociedade, seus comportamentos e formas de pensar do que sobre os Céus, propriamente dito.

Se acreditamos no Deus da Força, somos um pouco vingativos, na verdade, acreditando na Violência como arma de opressão e até  de mudança! Se acreditamos na Força divina da Compaixão, somos tendentes a querer ouvir o outro, como elemento de harmonização. Se não temos Fé manifesta, somos mais questionadores e mais práticos ou até mais egoístas...

A religião, muitas vezes, atende mais às necessidades e ambições humanas do que à expansão da Fé e conhecimento daquilo que transcende! A busca da Fé para o autoconhecimento e a busca da razão para entender o movimento e sentido das coisas têm diversos elementos em comum e é o que sempre uniu a Filosofia às Religiões orientais.

Foi o ocidente que separou a Fé da razão, e é nessa parte do mundo onde os dogmas são mais imperativos e onde a hipocrisia e a manipulação são mais salientes.

Por isso, o domínio do ocidente sobre o mundo é repleto de injustiças, contradições e manipulações.

O comércio sempre foi mais forte e significativo no chamado Oriente, mas foi o Ocidente que criou o capitalismo e o comunismo para traduzir para a economia os significados religiosos de Força e Seleção, em contraposição à Igualdade e Compaixão.

A Religião como o é hoje em dia oculta e também revela a própria ambição humana! A verdadeira Fé, ao contrário, é significativamente interior, introspectiva e até muitas vezes reflexiva, como soa parecer a Filosofia.

quarta-feira, 21 de maio de 2025

O VERBO, A FILOSOFIA E AS FALSAS RELIGIÕES

Se no início já existia o verbo, que se fez carne, o que significaria o termo bíblico verbo, a vontade divina, a verdade, o destino?

A religiosidade não caminha a sós no amplo campo da Espiritualidade. Ao lado da verdadeira religiosidade, que significa a busca da ligação com Deus, está a Filosofia, que é a busca do conhecimento e da própria existência. Se assim o é, as religiões não podem impor dogmas, mas deveriam buscar a compreensão dos significados. Muitas religiões, e algumas vertentes delas, se mesclaram à filosofia e até à poesia, como o Budismo, o Taoísmo e o Sufismo, que trazem a sensibilização e a razão como sustentáculo da Fé, como também busca o Espiritismo de Kardec.

Deus não está na crença cega, mas na Fé compreendida e, por isso, verdadeiramente amada, já que mostra o caminho. A essência de Deus é a existência, o verbo, ou seja, a Verdade. A verdade não é imposta, mas compreendida, descoberta, e para se alcançá-la é necessário tanto a perseverança, como a abertura de caminhos e possibilidades. O resultado disso é a busca com amor e dedicação, a Fé, tão em falta hoje em dia!

Hoje não se tem Fé, mas crença em dogmas, falsas verdades e no sustentáculo do conforto e materialismo, como se Deus buscasse o conforto material, e não o Espiritual, o enriquecimento financeiro e não Espiritual. A religião de muitas Igrejas, na verdade falsas Igrejas, não veicula os ensinamentos Crísticos ou de Deus, mas a busca e a paixão pelo materialismo, o inverso de Deus.

Nesse mundo de pouca Fé, abandonamos a Espiritualidade e enxergamos como sendo possível a razão pura, surgida do nada! Daí os excessos que vemos crescendo ao lado da extrema direita, a eugenia, o ódio às diferenças humanas e àquilo que não se molda à corrente majoritária da sociedade. 

Quando a razão se alia à Espiritualidade na busca da compreensão, a sensibilização humana se amplia, assim como a Fé e o alcance da verdade. A ciência se amolda à compreensão e multidiversidade do ser humano e este, através da ciência e das comprovações científicas, busca a Espiritualidade e a comprovação da existência daquilo que não é material, mas essencialmente energético e sublime, Deus, que invisivelmente está em cada um do que existe no Universo!

Deus não se vê, mas se sente, assim como a bondade verdadeira, que se multiplica, com seus efeitos magníficos, e sem sabermos, pela terra, pelas águas, pelos ares e por todo o Cosmos!

Se há evidências da existência de Deus, elas estão mais presentes na filosofia e na razão do que nas próprias religiões, histórias veiculadas por humanos com tendências e desejos.

Para comprovarmos que há evidências fortes de Deus, talvez o caminho esteja em ampliarmos os estudos filosóficos, na busca da essência e da Verdade, justamente o que o materialismo ocidental que domina o planeta e as falsas religiões, cada vez mais crescentes, visa combater.

terça-feira, 20 de maio de 2025

O SURGIMENTO DO TERRORISMO NO "ORIENTE MÉDIO"

Os judeus e os árabes sempre foram próximos ao longo da história. O sionismo mudou isso, e no final do século XIX, com o surgimento dessa ideologia segregacionista, tiveram início os confrontos entre judeus e palestinos cristãos e entre judeus e palestinos islâmicos, até surgirem os primeiros grupos terroristas, que não eram árabes, mas judaicos, como o Hagana, que foi incorporado ao primeiro exército de Israel.  Os terroristas sionistas praticavam atentados contra civis palestinos, soldados britânicos e autoridades britânicas e internacionais, inclusive da ONU, desde o início. Você sabia disso? Não? Pois é, a mídia hegemônica oculta o passado tenebroso israelense.

Um sério defensor de direitos humanos de origem estadunidense denuncia que, hoje, os direitos humanos não servem ao propósito de defender a humanidade, mas são utilizados pelas grandes potências como forma de praticar intervenções em países periféricos, sem agir contra países parceiros do imperialismo, como Israel. Ou seja, os direitos humanos e humanitários são movimentados conforme os interesses geopolíticos. Ele ainda menciona, corajosamente, o histórico terrorista na formação do Estado de Israel, tratado pelo blog logo acima.

segunda-feira, 19 de maio de 2025

A HISTÓRIA DA PALESTINA, ISRAEL E A SUA DEFESA POR PAÍSES IMPERIALISTAS

Nenhum povo pode justificar seus direitos na sua Fé! Não precisa ser inteligente para perceber que, se isso acontecer, haverá uma sobreposição de sua religião sobre as demais, sem possibilidade de diálogo e contestação. Seria claramente uma espécie de imperialismo da Fé contra a ciência e a verdade!

Mas ainda que isso seja possível, a Bíblia que conhecemos fala que na Terra Santa, Canaã, antes do povo judeu, viviam os cananeus, o mesmo povo ancestral que vivia no Líbano e do qual os fenícios e os atuais libaneses são descendentes.

Depois colocaram por lá os filisteus, dos quais os palestinos seriam originários. Verdade? Relativa. Os palestinos são descendentes de todos os povos que por lá passaram, sejam cananeus, filisteus, babilônios, judeus, persas, gregos, árabes, europeus, turcos e gregos.

Os palestinos são um caldeirão étnico, mas que, com o passar dos tempos, aderiu à língua, costumes e cultura árabes, em razão de sua influência por séculos. A religião predominante foi mudando com o passar dos tempos, do politeísmo inicial a, hoje, islamismo e cristianismo. Os judeus palestinos, assim como muitos judeus sírios, judeus libaneses e judeus de outros países, emigraram para o hoje Israel. Ainda existem judeus sírios e judeus libaneses, nesses respectivos países, mas desde a criação deo Estado de Israel se desconhece a existência de judeus palestinos, ou seja, que moram em território palestino.

Palestinos são o povo que, mesmo com as guerras, por questão de fé e costumes, optou por permanecer na Terra Santa. 

A Palestina e o atual Israel eram, na verdade, um pedaço de Canaã, como diz a Bíblia e como dizem estudos científicos e arqueológicos. 

Os judeus não foram os primeiros a lá habitar, mesmo segundo a Bíblia.

Os palestinos sempre permaneceram por lá e hoje são majoritariamente ou, face à miscigenação, praticamente totalmente semitas, assim como o são os judeus dos países árabes. Discute-se, por óbvio, se aqueles que foram convertidos ao judaísmo na Europa são, verdadeiramente, semitas.

Lembre-se que semitas, inclusive biblicamente, são os descendentes de Sem, filho de Noé, e que habitaram regiões do Oeste da Ásia, equivocadamente chamado de Oriente Médio. Assim, para ser semita é necessário descender de povo do Oriente Médio, algo que europeu efetivamente não é. 

Por isso, muitos questionam a presença de judeus europeus (convertidos e não aqueles que foram fruto da diáspora) em Israel sendo chamados de semitas! 

É o que se chama de ocidentalização do Oriente Médio como medida imperialista com interesses energéticos da região, leia-se petróleo.  Embora Israel não seja um grande produtor, ele está localizado estrategicamente ao lado dos maiores produtores históricos  de petróleo (Arábia Saudita, Iraque e Irã...).

Israel não é fruto só do sionismo, mas dos interesses imperialistas nas fontes energéticas da região. E aí está o motivo de Israel ser tão protegido pelas potências ocidentais, ainda que cometa excessos, crimes de guerra, crimes contra a humanidade e genocídios. 

domingo, 18 de maio de 2025

NEOLIBERALISMO, A SEGURANCA PÚBLICA, O ESTADO E OS INTERESSES INTERNACIONAIS

Uma pergunta deve ser feita antes de se discutir direita e esquerda. A quem interessa o enfraquecimento do Estado?

Um Estado menor, com privatizações, terceirizações, menos concursos públicos e concessões à iniciativa privada interessaria a um país que precisa ter planos e projetos para o futuro? A resposta parece ser óbvia, ainda mais ao finalizar a leitura desse texto. Não!

Esse neoliberalismo que está tomando conta do Brasil beneficia certos grupos. O grupo que está no poder e tem relações com a iniciativa privada, ampliando os modos de corrupção; os grupos econômicos que concentram ainda mais dinheiro e influência política, agravando a vinculação com políticos e a quase consequente corrupção; os grupos do crime organizado que crescem em influência nas comunidades das grandes cidades e nas pequenas e médias cidades com a diminuição do Estado e a consequente diminuição desse no cumprimento de suas missões sociais; grupos de países imperialistas que não têm interesse que o Brasil se organize social e economicamente. Para esses países, o crescimento da corrupção e do crime organizado serve, para além de vender muitas armas e tecnologias caras de controle, como uma nova forma de guerra sem intervenção estrangeira direta no Brasil, fazendo ruir as próprias bases do Estado brasileiro. O máximo que precisam fazer é  atrair um ou outro deputado com benesses e promover ações secretas para facilitar o ingresso de armas e de drogas no país alvo, no caso, o Brasil.

O desleixo com os usuários de entorpecentes, as Cracolândias e o grande crime organizado nos faz perceber para quem alguns governantes efetivamente trabalham.

A insegurança contínua nas grandes e médias cidades é um desserviço ao Brasil. Temos visto o crescimento da insegurança na Europa e em toda a América Latina, e não é em vão. O neoliberalismo, o crescimento do crime organizado, aqui e lá, e a facilitação de venda de armas e drogas a esses países por corrupção e também e principalmente pela ação criminosa de potências imperialistas estão, ao mesmo tempo, com a ajuda da internet, a dividir as sociedades e a minar projetos nacionalistas de desenvolvimento e defesa, promovendo ainda o  agigantamento do crime organizado.

A atuação eficaz na segurança pública não é apenas um direito fundamental assegurado pela ONU, mas uma necessidade para que o Estado possa, com tranquilidade, cuidar de outras missões vitais, seja nas áreas sociais ou no planejamento econômico e na defesa do pais.

O Brasil precisa de mais Estado e menos neoliberalismo, de mais segurança e menos Cracolândias, de mais ações sociais e menos crime organizado, de mais projetos para o futuro e menos permissividade com os interesses alienígenas anti-nacionais.

Ou o Brasil, que mal conhece o seu passado, passa a conhecer o seu presente para agir e, assim, poder proteger os seus legítimos interesses sociais, econômicos e de defesa, ou estará condenado a ser um vasto território repleto de miséria, mão de obra semi-escrava e grupos privados, inclusive do crime organizado, mandando em regiões determinadas, sob o aplauso de uma massa, sim massificada, feliz em poder consumir o pouco que os grupos de poder permitirem.

sábado, 17 de maio de 2025

DE DITADOR A NOVO QUERIDINHO DO OCIDENTE

O ditador que governa a Síria e que nunca foi eleito, tomando o poder à força, liderou grupos extremistas e terroristas. Porém, mesmo tendo ligações com o ISIS - Estado Islâmico e Al Qaeda é 
visto como "presidente" democrático pelo ocidente. Como assim? Pelo visto a hipocrisia não é nada pequena no ocidente 

Tentando mudar sua imagem perante o mundo todo, o ditador está repaginado. Deixou de lado a vestimenta tribal e aderiu ao terno e gravata, com sapatos finos e barba devidamente aparada. Até de nome já mudou algumas vezes 

Trump e líderes europeus já falam até em retirar as sanções aplicadas seguidamente àquele país. Possivelmente venham a falar, brevemente, em investimentos naquele país, ao lado da Turquia, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Catar. 

Mas isso só ocorreu porque antes representantes do governo sírio se reuniram com israelenses, através de uma intermediação dos Emirados Árabes Unidos. A reunião não foi declarada pelos governos, mas foi confirmada sigilosamente por fontes governamentais
sírias ao jornal israelense HAARETZ.

Possivelmente os sírios traçaram compromisso de não agressão a Israel, mesmo este país tendo ampliado a ocupação militar nas colinas sírias de Golan.

Veja uma interessante matéria da BBC publicada no G1 e que conta parte do histórico do ditador sírio. Clique aqui para ler.

sexta-feira, 16 de maio de 2025

JANGO, GEISEL, A EXTREMA DIREITA, CHINA E O BRASIL

João Goulart ou simplesmente "Jango", como era chamado por amigos e no meio politico, foi um presidente injustiçado. Latifundiário, ex-ministro do trabalho de Getúlio Vargas e político ligado ao trabalhismo do antigo PTB, assumiu a presidência após ser eleito vice-presidente e Jânio Quadros, presidente eleito, renunciar. 

Jango estava em uma viagem à China, quando Jânio renunciou em 1961. 

Golpistas já planejavam tomar poder desde 1954, o que levou Getúlio a praticar suicídio para, graças à sua popularidade e com a comoção que isso geraria, evitar o golpe arquitetado pela UDN, setores radicais de direita e pela ala entreguista das Forças Armadas. 

Em 1961, os golpistas ameaçaram bombardear o avião que traria Jango, mas acabaram apenas na tentativa de evitar a sua posse, que foi efetivada pela ação heróica de Leonel Brizola, governador do Rio grande do Sul e seu cunhado.

Jango era visionário e sabia que o país mais populoso do mundo à época precisaria comprar alimentos e poderia ser um grande mercado consumidor da produção de nosso grande e consistente parque fabril naquele período. Àquela época a China tinha pouquíssimas indústrias. A pretensão de Jango era, através da ampliação da exportação, tornar a economia brasileira mais competitiva graças à produção agrária e industrial. Porém, taxado erroneamente como comunista, foi retirado do poder em 1964, através de um golpe articulado por militares entreguistas, CIA e UDN.

A China, à época, não era bem vista pelos Estados Unidos, o que serviu de argumento para taxar o nacionalista Jango de comunista.

Se o Brasil conseguisse o mercado chinês como pretendido, haveria um crescimento exponencial de nossas indústrias e da produção agrícola, com crescimento econômico avassalador.
 
Se Jango continuasse no poder a história da China e Brasil poderia ser diferente, com um Brasil mais industrializado e ocupando parte do importante papel da China de grande exportador de manufaturados, além de ter parcerias em tecnologia muito mais fortes e aprofundadas do que temos hoje. 

Cerca de 15 anos após a viagem de Jango à China, um presidente brasileiro tentou implementar o projeto desenvolvimentista de Jango, inclusive reconhecendo a China e abrindo uma embaixada em Pequim. Estamos falando do nacionalista Ernesto Geisel, à época da chamada ditadura militar.

Os brasileiros começaram, então, a vender produtos agrícolas para a China e os chineses vieram ao Brasil tentar entender o poderio industrial brasileiro à época.

Porém, até hoje a extrema direita, que de nacionalista não tem nada, chama Jango de comunista. Ela, extrema direita, foi e é um verdadeiro atraso para o país, agindo em prol dos interesses externos, e não nacionais.

Há uma interessante matéria produzida pelo site 247 a respeito do dever do Brasil de elogiar Jango por ser visionário.

quinta-feira, 15 de maio de 2025

QUANDO ESPIRITUALIDADE E ESTADO LAICO SE ENCONTRAM

Cidades, Estados, países, cargos políticos e dinheiro são criações humanas. E como tais, deveriam estar a bem da população como um todo e não em prol de interesses diminutos e egoísticos. 

Como Espiritualista, me espanto com a individualidade exacerbada e as mentiras em prol de interesses mesquinhos.

Como jurista com formação em direito público e apaixonado pelo Brasil, me espanto com o desmantelamento do Estado (em todos os níveis) como estrutura de equilíbrio da sociedade e o fortalecimento de grupos particulares de poder, antagônicos ao próprio conceito de democracia. É a apropriação do público pelo particular. Ocorre isso quando o Estado cede seguidamente tudo o que há (para tentar utilizar termos neutros sem apontar exatamente o que) para grupos privados e quando o Estado valoriza mais a repressão em seus mais diversos atos que o cuidado com as pessoas! Isso é o desmantelamento do Estado e a sua fragmentação em benefício de grandes grupos econômicos, deixando o Estado de poder defender os interesses legitimamente nacionais, passando os gigantes grupos privados a defender interesses transnacionais. Assim, em curto espaço de tempo, o Estado deixa de poder defender os interesses da população e até de fazer a defesa dos interesses nacionais e de seu território.

Um Estado forte (presente, mas não autoritário) e que respeita as pessoas e o individuo, sempre com e em harmonia, facilita o crescimento Espiritual de cada um e deveria ser uma proposta de todos os verdadeiros Espiritualistas.

quarta-feira, 14 de maio de 2025

QUEDA DO OCIDENTE. QUAL A TENDÊNCIA PARA DAQUI 5 OU 10 ANOS?

Em geopolítica há tendências, que exigem análise de diversos fatores, econômicos, sociais, políticos e militares não só de um certo país mas com os quais ele se relaciona, com os quais ele tem algum tipo de conflito e com os quais são concorrentes diretos. Além disso, a tendência, obviamente, é influenciada pelo aspecto temporal, ou seja, da data em que houve a análise e também o período alcançado. Quanto mais próximo for o período analisado, maior a chance da tendência se confirmar. Quanto mais distante, fatores diversos poderão alterar a previsão.

Vamos, então, às principais tendências. Algumas das grandes potências ocidentais estão em queda. 

As potências econômicas Estados Unidos, Alemanha, França e Grã Bretanha não sobreviverão a uma década e entrarão em decadência, dando lugar a um grupo de países do chamado sul global.

Indonésia, Irã, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Turquia, África do Sul, Nigéria e outros tendem a ocupar espaço na área econômica. 

O Brasil, se fizer a lição de casa e investir massivamente em tecnologia e indústrias de ponta, poderá estar entre as 5 ou 6 maiores potências do globo, ao lado da China, Índia, Estados Unidos e Japão, nessa ordem, devendo atentar-se para a tendência de diminuição de sua produção agrícola, devido ao calor excessivo e à desertificação de áreas de plantio.

A Rússia tenderá a continuar a ser uma potência militar, mas com grande influência geopolítica no sul global, África e Ásia, competindo nesse quesito, com a China.

Com a queda de poder dos Estados Unidos e a diminuição de empréstimos e de investimentos, a extrema direita deixará de ter tanta influência em Israel, o qual se verá obrigado a reconhecer o Estado da Palestina e a celebrar acordos econômicos e de paz com todos os países vizinhos, em especial da comunidade árabe e islâmica.

Com a queda hegemônica dos Estados Unidos, as sanções econômicas perderão força e o Irã, além de se tornar uma potência militar e tecnológica, tenderá a exportar produtos agrícolas e manufaturados para todos os continentes, melhorando a sua posição econômica mundial e também a sua influência geopolítica em todo o globo. Sua capacidade empreendedora e de enfrentar adversidades, bem como os baixos salários e sua vasta indústria, facilitam isso. Há uma tendência do Irã se aliar ou, ao contrário, se tornar um grande rival da Turquia, considerando-se a disputa de influência de áreas comuns, as diferenças religiosas (Turquia é majoritariamente sunita e é ligada à Irmandade Muçulmana, enquanto o Irã tem maioria xiita) e econômica com produtos similares.

Essas são as tendências do mundo geopolítico de acordo com a realidade apresentada até o momento.

terça-feira, 13 de maio de 2025

HAARETZ: ISRAEL E "GOVERNO" TERRORISTA SÍRIO SE REÚNEM SECRETAMENTE

O ocidente está decadente e, devido à sua fraqueza, os seus crimes começam a aparecer.

Netanyahu é a ponta de lança do interesses do dito ocidente no Oriente Médio, mas não está só. Os grupos terroristas - criados, treinados e financiados por Estados Unidos, Inglaterra, Israel, Turquia e países do golfo - que cortaram cabeças de cristãos, xiitas e minorias étnicas e religiosas no Iraque e na Síria, começam a dar as caras.

O grupo terrorista salafista que conquistou Damasco é ligado à Al Nusra, que tem como origem a tão propalada Al Qaeda, sempre acolhida nos quartéis e hospitais israelenses durante a guerra civil síria, fatos amplamente divulgados neste blog.

O líder terrorista que sequestrou Damasco e sua população foi repaginado pelos governos ocidentais e sua midia, e o seu governo, agora, é chamado de Democrático, ainda que continue a matar cristãos, xiitas, drusos, alauitas e outras minorias. 

A limpeza étnica por lá não é sem propósito. Parece se alinhar com a que ocorre em Gaza, onde palestinos cristãos, palestinos ateus e palestinos muçulmanos são assassinados em um genocídio repleto de crueldade, onde a fome é usada como arma de guerra. E mesmo assim há cristãos que apoiam cega e impunemente os crimes do governo de Israel.

A reunião entre representantes dos governos israelense e terrorista sírio ocorreram secretamente, promovidos pelos Emirados Árabes Unidos. E quem divulgou isso não é a mídia russa, iraniana ou do Iêmen, mas o resistente e tradicional jornal independente Haaretz, de Israel.

Me nego a chamar o grupo terrorista que dominou a Síria de governo. Eles fizeram o povo sírio de refém e são ligados umbilicalmente aos interesses da OTAN, e não à causa síria.

Os governos dos países da OTAN, com destaque a Estados Unidos e Turquia, vão mostrando a sua verdadeira face. Israel, desesperado com o risco de prisão de Netanyahu e o franco desmoronamento estadunidense, se apressa em criar a grande Israel sionista, antes que seja tarde demais.

sábado, 10 de maio de 2025

UM 9 DE MAIO HISTÓRICO

O desfile de 9 de Maio na Rússia tem uma importância histórica. Chamada de Guerra Patriótica, a luta da União Soviética contra os nazistas foi questão de sobrevivência do país. E foram os soviéticos os primeiros a ingressar em Berlim e a derrubar o regime nazista. Devemos a eles, soviéticos, ainda termos a democracia e a liberdade preservadas.

O 9 de Maio é o dia da Vitória e vem sendo comemorado desde os tempos da União Sovietica. Ficou apagado nos anos pós fim da União Soviética e voltou a ter importância e grandeza com Putin. 

Nesse desfile histórico, comemorativo dos 80 anos da vitória sobre os nazistas, desfilaram na Praça Vermelha forças armadas de diversos países, incluindo Egito, Vietnã e China, dentre outros. Faltou o Brasil que, com poucos recursos enviou a FEB - Força Expedicionária Brasileira para a Europa, onde venceu os italianos e teve participação decisiva contra o nazifascismo. Seria um agradecimento às nossas Forças Armadas e aos expedicionários brasileiros.

Mas a participação de Lula no desfile traz à tona e à memória a importância histórica do Brasil nos grandes eventos da humanidade.

Ficaram ausentes os países membros da OTAN, o que já era esperado, face à guerra russo-ucraniana e a tomada de lado daquele bloco pela Ucrânia. Mas a ausência mais lamentável no meu ponto de vista foi a do premiê israelense. A participação dele seria sinal de respeito por todos os judeus que morreram durante a segunda guerra mundial e um sinal de agradecimento aos países então aliados que lutaram contra a Alemanha, a Itália e o Japão. Sem a luta heróica da União Soviética, talvez não existissem mais hoje em dia democracia, liberdade, paz nem o próprio povo judeu,  A ausência de Netanyahu irá isolá-lo ainda mais politicamente e demonstra o distanciamento do atual governo de Israel do judaismo e dos fatos históricos relevantes que verdadeiramente marcaram as perseguições e os percalços daquele povo.

sexta-feira, 9 de maio de 2025

O REAL MOVIMENTO NACIONALISTA QUE NÃO TEM CARACTERÍSTICAS FASCISTAS!

Há uma retomada do movimento nacionalista brasileiro e não estou me referindo aos ditos patriotas do bolsonarismo, que de patriotas não têm absolutamente nada. Esses últimos são entreguistas e se submetem em todos os aspectos aos mandos e desmandos estadunidenses, prestam continência à  bandeira yankee e reverência ao hino dos Estados Unidos. Nas manifestações da extrema direita, se enrolam na bandeira do Brasil, ao lado das bandeiras dos Estados Unidos e Israel, em profundo desrespeito ao símbolo máximo brasileiro. E não precisa ser muito inteligente para descobrir o que isso significa.

Já o movimento nacionalista se fortalece diante do entreguismo de Bolsonaro, da relativa passividade de Lula e das privatizações de empresas vitais e até de parques e em áreas sociais e estratégicas até então preservadas diante da sede de lucro do grande capital pelos mais diversos entes federativos.

Com o sério risco do desmantelamento institucional e estratégico do Estado, diversos pensadores das mais diferentes áreas estão se unindo em prol de causas do interesse estratégico e do desenvolvimentista nacional. São juristas, economistas, militares, cientistas sociais, professores e estudantes que questionam e se contrapõem às ações extremistas  neoliberais e ao extremismo ideológico neo fascista da extrema direita brasileira. 

Com a ascensão da China e dos BRICS+, o Brasil vive um momento único, o da possibilidade de desenvolver-se em outras áreas, além do agronegócio, criando tecnologia nacional e uma base industrial forte, com bons empregos e salários, ou, então,  permanecer inercialmente como um enorme latifúndio a depender da sorte do clima e do interesse de compradores de nossos produtos básicos sem qualquer valor dito "agregado", com uma estrutura social arcaica e injusta.

A extrema direita brasileira, orientada por uma ação estratégica da extrema direita das grandes potências e por interesses mesquinhos de alguns políticos, é manipulada a defender os interesses imperialistas contra os mais legítimos interesses nacionais.

São inimigos da extrema direita o pobre, o negro, o indígena, o samba, o carnaval, as lendas brasileiras, o cinema nacional, a nossa rica literatura e tudo o que representa os melhores e mais tradicionais valores culturais nacionais. E nesse contexto surge a conservadora e polêmica Brasil Paralelo e se fortalece a rede Jovem Pan, famosa por difundir o "modus vivendi", em especial pelas músicas, dos Estados Unidos.

A Globo não é contestada pela extrema direita em razão do jornalismo muitas vezes tendencioso, mas pela produção de novelas brasileiras e de minisséries baseadas na rica literatura nacional.

De patriota a extrema direita não tem nada. É vendida e traidora da pátria! 

E é esse grupo realmente nacionalista, preocupado com questões vitais ao Brasil, que surge no cenário e está se fortalecendo que traz reais esperanças ao futuro do nosso país!

São diversos os nacionalistas que os inspiram. Vargas, Geisel, Jango, Brizola, Darcy Ribeiro, Dom Pedro I e Dom Pedro II e tantos outros que pensaram em um Brasil independente e próspero. 

Esse grupo se opõe à extrema direita entreguista e à esquerda neoliberal que se preocupa com questões muito individuais e de grupos, em detrimento das grandes questões sociais, econômicas e políticas brasileiras. Não que questões pontuais e restritas, que possuem  características civilizatorias, não sejam importantes e não devam ser defendidas. Devem se-lo, mas não podem ser tais questões o centro do debate nacional.

O que está em risco é mais profundo. É o futuro do país. 

Há esperança no ar para o Brasil e para os brasileiros que se preocupam com o Brasil!

quinta-feira, 8 de maio de 2025

LEITE DE CAMELO, UMA POSSÍVEL NOVA MODA NO MUNDO AFORA?

Depois da companhia aérea EMIRATES, do luxo dos hoteis e shoppings dos Emirados Árabes Unidos, você se deparou com a elegância no sabor do chocolate de DUBAI, e agora pode estar de frente a uma moda que já assola o Emirado, o leite de camelo nos sorvetes, misturado ao café etc.

E é sobre o leite de camelo que o articulista do HIDUBAI escreve essa semana.  Leia aqui na versão original.

Leite de camelo se torna popular

Durante séculos, o leite de camelo foi um símbolo silencioso da vida no deserto, valorizado por sua nutrição, resiliência e laços profundos com a cultura dos Emirados. Mas hoje, ele está ganhando destaque global como uma das tendências locais mais comentadas de Dubai.

Não mais servido apenas em copos ou misturado ao chá, o leite de camelo agora é destaque em sorvetes, chocolates artesanais, lattes especiais e até mesmo em produtos para a pele. Marcas como a Nouq Ice Cream pegaram esse ingrediente tradicional e o transformaram em sabores como o gelato de leite de camelo com pistache e açafrão, conquistando moradores e turistas. É possível saborear leite de camelo no café da manhã no Arabian Tea House , enquanto o Camelicious Café no Global Village oferece uma versão divertida dessa bebida ancestral.

O que está impulsionando esse aumento? Em parte, é a saúde — o leite de camela é rico em nutrientes e tem menos gordura do que o leite de vaca. Mas, acima de tudo, é uma questão de novidade e orgulho. Chefs, empreendedores e consumidores de Dubai estão adotando o leite de camela não como uma relíquia do passado, mas como um símbolo de como a tradição local pode se tornar uma experiência moderna e descolada.

Ao transformar o que é abundante e autêntico em tendência, Dubai mostra como pode tornar o patrimônio não apenas relevante, mas irresistível.

quarta-feira, 7 de maio de 2025

GEOPOLÍTICA, ESPIRITUALIDADE E POESIA, TEMAS TÃO DIVERSOS, PODEM PERMANECER EM UM SÓ LUGAR?

Aos poucos, estou tentando remodelar este blog. Foi aqui, na escrita de ideias, sonhos e palavras soltas que precisavam se encontrar, que comecei a trilhar um caminho que não tem fim! 

Uma das pretensões é dividir o blog em três, uma voltada à geopolítica, outra à Espiritualidade e uma terceira a escritos diversos. São temas tão diversos que não parece ser crível virem de uma única pessoa, nem estarem em um mesmo blog. Será? Copiarei o formato de mundo segmentado e indivíduos em suas caixinhas? Tenho tantas dúvidas! Mas, se o formato hoje planejado será viável; depois, se conseguirei implementar; e, por fim, se terá aceitação, só o tempo dirá. 


terça-feira, 6 de maio de 2025

A INTERNET, A MANIPULAÇÃO, A DIVISÃO SOCIAL, O CAOS E O DOMÍNIO ECONÔMICO E POLÍTICO DAS "BIG TECHS"

O ódio está aumentando? As pessoas estão ficando mais insensíveis? Acho que não há dúvidas disso. Mas qual é a verdadeira causa? 

Embora o mundo esteja menos espiritualizado, não creio que a causa seja religiosa ou espiritual, mas do modo de vida atual.

A internet e o seu algoritmo escolhe o que vemos e forma bolhas. Isso, aliado à sensação de invisibilidade que ela traz, potencializa as manifestações impensadas e o ódio. A divisao.nas sociedades se intensifica e o caos se avoluma.

Se isso é proposital e foi pensado pelas "big techs" e pelo governo dos Estados Unidos, eu não sei. Só sei que já passou da hora de haver a formação de grupos no seio da sociedade, com formação técnica em internet, direito, história, psicologia, geopolítica e sociologia, para analisar e pensar a internet.

A internet sem limites pode servir a propósitos doentios e apodrecer o convivio social, assim como exercer vigilância e manipulação.

A revelação bíblica, por outro lado, se apresenta atual. Nunca o ser humano se expôs e se revelou tanto como nesses tempos hodiernos. Mas isso, creio, é pano de fundo, pretexto para manipulação. A causa é essencialmente humana, muito possivelmente pensada e projetada para isso.

Dessa forma, com a divisão e o caos, quem lucra são poucas e enormes empresas que controlarão tudo e a todos, do "modus vivendi" ao conhecimento e informação, e da economia à política. 

Ou alguém tem dúvida de que no ocidente ampliado há um discurso generalizado e amplamente massificado contra o Estado, os direitos sociais e a regulação dos novos meios de comunicação e produção, formas básicas de se contrapor ao poder imensurável dessas empresas de tecnologia? 

Seria essa a quarta revolução industrial, o agravamento do neoliberalismo ou o ápice do capitalismo, rumo à sua decadência total, inclusive sob os aspectos morais, culturais, educacionais, sociais, filosóficos, religiosos e econômicos?

segunda-feira, 5 de maio de 2025

O IMPÉRIO ESTADUNIDENSE, O NAZISMO E O SIONISMO

Não há argumento capaz de defender os crimes nazistas contra maçons, ciganos, judeus, homossexuais e comunistas e também os crimes sionistas contra palestinos, sejam esses palestinos ateus, palestinos cristãos ou palestinos islâmicos. 

Engana-se quem pensa que a guerra dos sionistas é contra islâmicos. É contra todas as Fés presentes na chamada Terra Santa, inclusive contra o judaísmo, como alertam alguns judeus antissionistas e, em especial, os Eda Haredit e tantos outros.

Esses crimes, seja dos nazistas, seja dos sionistas, seja dos estadunidenses, são verdadeiras barbaridades, crimes horrendos contra a humanidade, verdadeiros genocídios, a que a humanidade vê-se obrigada a calar-se.

Foram os EUA um dos idealizadores de teorias adotadas pelos nazistas, como o da eugenia. Foram os EUA que contrataram criminosos de guerra nazistas como cientistas. Foram os EUA que dizimaram vietnamitas e iraquianos. Foram os EUA o único país a lançar bombas atômicas. Assim como são os EUA o país a financiar barbáries em diversos pontos do globo, dominando os povos aparentemente pelo seu soft Power, mas verdadeiramente pela sua mão de ferro.

Para a libertação do nazismo e do sionismo, há que se ter a libertação de tudo o que significa o império estadunidense, o horror da humanidade e o mais bárbaro dos impérios a que assistiu a humanidade.

domingo, 4 de maio de 2025

DIREITOS SOCIAIS COMO BASE AO PROGRESSO

Os neoliberais são contrários às proteções do direito trabalhista, contra a previdência pública, contra o Sistema Único de Saúde e contra qualquer outro tipo de proteção social.

Vimos o resultado disso na Coreia do Sul, onde aposentadas são obrigadas a se prostituir para complementar a renda, e no Chile, onde os idosos compõem a maior faixa de suicidas, em razão da miséria a que são submetidos com uma aposentadoria injusta e decrescente.

Nos Estados Unidos, os que não têm dinheiro não podem chamar ambulâncias, nem fazer tratamento de suas doenças. Estão condenados à morte quase que automática e imediata, sem tratamento ou cura.

Conquistas históricas contra desumanidades criadas pelos próprios homens são, hoje, criticadas por muitos jovens que veem como desvantagem ser funcionário celetista, e tampouco têm ideia da necessidade de uma aposentadoria justa.

As conquistas históricas de um líder que não era de esquerda, mas sim nacionalista e desenvolvimentista, como Getúlio Vargas, são consideradas ultrapassadas por uma geração sem uma verdadeira consciência social.

O maior administrador público que conheci, e que à época era Secretário de Saúde do Estado de São Paulo, foi um dos criadores do Sistema Único de Saúde. Luiz Roberto Barradas Barata era visivelmente extremamente comprometido com a saúde da população. Dava motivação e um extremo orgulho ajudar a implementar suas políticas públicas.

Hoje, há muitos esquerdistas neoliberais, com pensamentos ditos modernos, mais preocupados com o indivíduo do que com o social, que adotam esse mesmo raciocínio nefasto.

Nada contra a defesa individual, muito pelo contrário, mas antes, creio, deva estar a defesa do coletivo, do social. As políticas de defesa de grupos e não da sociedade, de origem nos Estados Unidos, são bem-vindas, mas não podem estar acima da defesa dos interesses sociais. Se levadas ao extremo, as defesas dos interesses individuais aniquilam os interesses sociais. E é o que ocorre nos Estados Unidos e começa a acontecer no Brasil.

Um país somente estará preparado para ser potência se criar condições sociais favoráveis à sua população. Foi assim inicialmente com os Estados Unidos, os países Europeus, Japão e China.

sábado, 3 de maio de 2025

DESCONTOS DA APOSENTADORIA

Os descontos ilegais das aposentadorias do INSS configuram um absurdo! Aposentados, normalmente idosos, não costumam acompanhar os seus extratos por terem dificuldade de lidar com tecnologia (celular e computadores), o que facilitou a prática criminosa.

Muitas das associações de aposentados que cobram contribuições em folha são falsas e foram criadas em 2019. Se houve participação ou omissão de autoridades, para a prática criminosa relatada, isso deve ser investigado pela Polícia Federal.

Mas não são só esses descontos que deveriam preocupar as autoridades, mas financiamentos e outros débitos que também caem nas folhas das aposentadorias. Há uma facilidade muito grande das instituições financeiras em emprestar valores a juros muito altos a idosos. Há relatos de muitos empréstimos não autorizados, inclusive. Deveria haver rigor na punição de ilegalidades e um limite na taxa de juros para aposentados, com limitação a um pequeno percentual da aposentadoria, de forma a não comprometer parte significativa da renda dos nossos idosos.

O cuidado com os nossos idosos deve ser sério e não superficial e deve abranger os valores pagos, que devem ser suficientes a cobrir as despesas com moradia, saúde, cuidados pessoais, lazer e alimentação.

sexta-feira, 2 de maio de 2025

PAQUISTÃO E ÍNDIA. BRICS E O BRASIL.

O aumento das tensões entre Paquistão e Índia não envolve apenas dois países nucleares. Há outros personagens envolvidos, Estados Unidos, China e Rússia, também com armas atômicas.

O jornalista brasileiro Pepe Escobar, um dos maiores analistas de geopolítica de todo o mundo, explica o envolvimento de China, Rússia e Estados.Unidos.

Ele analisa o envolvimento da CIA na promoção de um ataque de "falsa bandeira", para culpar o Paquistão por um ataque terrorista na Caxemira indiana. O interesse dos Estados Unidos seria dividir para governar, seja estremecendo as relações da Índia com o Paquistão, mas mais, da Índia com a própria China, parceira fiel do Paquistão, de forma a enfraquecer os BRICS. A Rússia se envolve nesse conflito como mediadora, assim como outro membro do BRICS, o Irã, parceiro próximo de Índia e Paquistão.

Por outro lado, os Estados Unidos agem contra os Houthis, no Iêmen, e esse conflito pode ser o novo Vietnã estadunidense, um atoleiro difícil de sair. 

Digo que o que há de comum nesses conflitos é a ação estadunidense contra três das mais antigas civilizações da humanidade e contra a própria história humana. O Iêmen é o berço da milenar civilização árabe. A China e a Índia também são civilizações milenares. E os Estados Unidos agem contra as três, de formas diferentes, mas sempre visando enfraquecer seus oponentes e até aliados.

Em se tratando de Estados Unidos o que há são ações dissimuladas através da CIA e agentes indiretos. Quando a inteligência não dá conta entram as forças armadas.

Penso que, se os Estados Unidos estão agindo contra a Rússia (na guerra da Ucrânia), contra a China (criando tensões por conta de Taiwan, com aumentos astronômicos de tarifas sem importação e no conflito Índia e Paquistão), e o Irã (com negociações fajutas, ações de inteligência em território iraniano, contra o Proxy Houthi), o Brasil deve se preparar. O vazamento das ações da ABIN contra autoridades paraguaias envolvendo Itaipu, deve ter o dedo estadunidense, para enfraquecer a influência brasileira na região. Não se estranharia se em breve houvesse alguma questão diplomática do Brasil com a Argentina. A intenção dos Estados Unidos é enfraquecer os BRICS e também diminuir o brilho do Brasil na América do Sul. A ABIN e as inteligências militares brasileiras devem ficar em alerta máximo! 

quinta-feira, 1 de maio de 2025

O FUTURO ESPERADO DA VAMOS TV!

Quem está acompanhando a VAMOS TV no YouTube já percebeu que o assunto está sendo tratado de forma monotemática, só sobre Espiritualidade, com a Segunda Temporada do Mensagens Inspiradas nos Anjos, e com apenas um vídeo semanal.

Isso se deve à absoluta falta de tempo em fazer programas diversificados. E, além disso, ando cansado além da conta. Acho que o peso da idade está refletindo na disposição, que não é como era antes. 

Estudar o tema, fazer o roteiro, separar as imagens, escolher o melhor som, fazer a edição e narrar o texto pré-elaborado demanda muito tempo e disposição. O tempo livre que tenho, que é pouco, tenho usado para alimentar esse Blog.

Mas a VAMOS TV não vai parar, não. Tenho projetos de trazer de volta, com novos formatos, programas como o Mundo Curioso, o Vamos Falar de Espiritualidade, o Vamos Falar de Geopolítica, clips musicais (sempre de música alternativa) e filmes asiáticos legendados. Mas são projetos. Penso o Vamos Falar de Espiritualidade e o Vamos Falar de Geopolítica no formato de entrevista. 

Amo produzir vídeos, mas amo mais ainda escrever. Tem tantas coisas que amo fazer! Se tivesse tempo, estudaria muito, leria mais, faria pós, escreveria mais, produziria documentários, faria retiros, trabalharia com o direito em prol de algumas causas que acho importantes e ainda, o que pode ser surpresa para muitos, assessoraria políticos e partidos no estudo da melhor implementação de projetos de interesse público. 

A VAMOS TV, assim como muito do que ocorre nas nossas vidas, não surgiu por acaso. Ela foi imaginada para ser feita em parceria. E ainda que eu seja o seu único parceiro (risada assustada e envergonhada), ela há de continuar, e sempre voltada à busca da verdade, elemento fundamental para o aperfeiçoamento do ser humano, seja no campo intelectual, social ou Espiritual.

Acredite! Sonho realmente em fazer da VAMOS TV uma tevê diferente de tudo o que você já viu! E não é por ego ou por vaidade, mas pela satisfação de fazer algo realmente útil, sem qualquer tipo de manipulação, para os brasileiros e para a nossa sociedade.

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________