No dia dos Pais é bom sabermos o que significa a palavra pai. Se compararmos com os pais de um milênio ou de um século atrás, haverá grandes diferenças com os dos tempos modernos.
Os termos evoluem e se adaptam à sociedade, assim como ocorre com a expressão pai.
Para mim, pai é o que inspira, orienta, e com um amor mais recatado que o da mãe, nos acolhe, enquanto a mãe é só colo e sorrisos. Isso no meu imaginário, e talvez também no do coletivo.
Mas há vários sentidos para essa expressão, desde mero progenitor, como aquele que cuida, educa e orienta. Hoje, pai assume mais funções, seja devido às leis, seja em decorrência dos costumes de nossa sociedade.
Os políticos podem e devem ser considerados como os pais ou as mães da pátria. São eles que ditam os rumos do país. E, como eleitores, votamos naqueles agentes políticos com os quais nos identificamos e, mais, nos assemelhamos, inclusive no aspecto moral.
Assim, temos que ter cuidado, pois se chamamos (ou elegemos) um político ladrão ou, desculpe a rigidez e força do termo, "puto" ou "puta", somos automaticamente filhos daquilo ou disso.
No fundo, a responsabilidade não é dos outros, mas nossa, como nossos próprios pais já nos advertiam lá na outrora infância, quando tentávamos nos isentar de culpa por pequenas bobagens.