Algumas pessoas sofrem em seus países, e isso ocorre em todos eles. Isso ocorre nos países pobres, ricos, ditos democráticos e em ditaduras. Não há exceção, nem o Butão, que possui altíssimo índice de Felicidade Nacional Bruta, é exceção.
Sempre haverá um motivo para a infelicidade e o sofrimento. Nenhum país é capaz de priorizar integralmente o ser humano. A maioria investe em armas para guerras. Muitos não investem em saúde. Muitos não cuidam dos quem não têm a quem recorrer.
Não há pais perfeito, assim como não há ser humano imune a defeitos.
O Brasil tem lá as suas imperfeições, mas é o país que se eu não tivesse nascido aqui, seria um dos que escolheria para morar. Não moraria nos Estados Unidos nem na Coreia do Norte nem em qualquer país que adote política anti imigração. Amo a Espanha, os países da América do Sul e o Líbano. Têm pessoas alegres, raízes simples e uma riquíssima cultura. O Brasil tem algo que se destaca. Pode ser o povo, a natureza a energia que emana em alguns lugares. Não sei explicar exatamente o que é, mas sinto que tem e que muda o nosso estado de ânimo para melhor.
Muitos preferem outros países. Varia de gosto, de preferências e de expectativas. Varia de indivíduo para indivíduo, mas parece que a maioria prefere os países que propiciam sensação de segurança, liberdade e cuidado.