O NACIONALISMO NÃO SIGNIFICA ADMIRAÇÃO PELOS POLÍTICOS, QUE SÃO PASSAGEIROS, MAS AMOR PELA PÁTRIA E PELO SEU POVO, QUE SÃO A RAIZ DA TERNURA E O MOTIVO DE NOSSA EXISTÊNCIA.

sexta-feira, 6 de junho de 2025

A MUDANÇA DA PRIORIDADE HUMANA E GEOPOLÍTICA

A vida é repleta de desencontros. E muito se deve ao egoísmo, ao orgulho e à desconsideração pelo outro, ou, como é mais conhecido, pela falta de empatia.

Aí começam os desentendimentos, os afastamentos, os bate-bocas e até guerras.

No mundo da geopolítica isso também ocorre, embora os interesses econômicos e territoriais sejam o norte de muitos países e,.com isso, os boicotes, sanções e guerras se tornam reações mais comuns do que deveria ocorrer.

No século passado, as duas grandes guerras  mundiais marcaram a história da beligerancia humana, mas diversas outras guerras ocorreram, e na maioria delas havia um país em especial que era um dos principais atores, os Estados Unidos, agindo diretamente na guerra  ou indiretamente, através de ações de inteligência ou por terceiros países ou grupos.

Embora seja uma inigualável potência bélica e também econômica, os Estados Unidos perderam a guerra da Coreia e do Vietnã, o que foi um divisor de águas para o potencial bélico daquele país.  De lá para cá os Estados Unidos passaram a enfrentar com mais dificuldade pequenos grupos e países. Vide o Afeganistão, de onde saiu correndo, largando equipamentos militares, e no Iêmen, onde desviou seus porta-aviões. Porém, nem tudo foi em vão. Ganhou fácil na Síria, contra a Rússia, Irã e Hezbollah. Quando envolve ações de inteligência e de manipulação, os Estados Unidos ainda são os melhores. 

Na Síria, colocaram o ex-líder local da Al Qaeda como presidente, repaginando o visual do até então intolerante corta-cabecas de minorias. A Al Qaeda, para quem não se lembra, praticou um ato de guerra dentro dos Estados Unidos, pela primeira vez na história, derrubando as torres gêmeas, em Nova Iorque, em setembro de 2001. Mais. Segundo alguns estudiosos, a grande renda da Al Qaeda vem do narcotráfico, principalmente no norte da África. E segundo analistas russos, iranianos e alguns europeus, a Al Qaeda serve aos interesses dos Estados Unidos, OTAN e Israel, que promovem treinamentos através de seus serviços secretos e prestam apoio tático. Disso eu não tenho a menor dúvida, considerando os alvos desse grupo terrorista e o inesperado sucesso na Síria, 'estranha e imediatamente" aceito e comemorado pela OTAN, Estados Unidos, Israel e países do Golfo.

A Al Qaeda age no Oeste da Ásia e na África, em países ricos em minério e petróleo e gás, onde prática seus atos de terror e ocupação territorial, algo estranho para um grupo que se diz anti-ocidental.

Nesse mundo caótico, os Estados Unidos invadem, ocupam territórios e muitos acham isso normal ou, no mínimo, compreensível. Israel, extensão dos Estados Unidos no Oriente Médio, segue os mesmo passos, com a mesma arrogância e até mais liberdade que o seu criador.

A Palestina, onde seu povo não tem direito ao mínimo de dignidade em razão dos bloqueios israelenses, serve como divisor de águas.

O terror que marca os últimos 100 anos da Palestina (sim, o terror contra os palestinos começou ainda no final do século XIX, com expulsão e atentados terroristas de grupos sionistas) aponta para a ascensão e também o início da grande queda dos Estados Unidos. O fim desse país como potência hegemônica significará que a resistência Palestina sagrou-se vencedora, permitindo a criação da Nação Palestina, como há muito era esperado.

A Palestina, ocupada civil e militarmente por israelenses, também o foi por britânicos, turcos, cruzados, árabes, romanos, gregos, persas, egipcios, babilonicos, mas resistiu aos tempos.

Os palestinos são fruto da miscigenação e das mudanças e misturas de fé, do paganismo ao judaísmo e desse aos cristianismo e islamismo. 

A Palestina, como essência, simboliza o mundo, a crueldade humana e a sua salvação.  Cristo lá "nasceu", à época do império romano, e é de lá que sopra o vento da esperança na humanidade e na mudança de suas prioridades.

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________