O mundo é cercado de polêmicas e de diversas verdades, mentiras e mitos.
Não sou teólogo, mas leio e pesquiso bastante, sedento por encontar aquela verdade que revolucionará a minha vida.
Nessas pesquisas, assisti a um vídeo em português falando sobre a origem árabe dos primeiros judeus e do Deus que eles viriam a adotar. Devido à minha formação cristã, achei bastante polêmico e estranho, e fui pesquisar em ingles.
Coloquei o termo em inglês "Yahweh was a god worshipped by the Arab people before Judaism" e vieram alguns artigos. A própria inteligência artificial do Google explicou que evidências arqueológicas indicavam que era um Deus do povo que habitava o deserto da Arábia.
Segundo a história contida na Bíblia, YAHWEH teria dito seu nome a Moisés no Egito. Daí é possível afirmar que YAHWEH era um Deus dos israelitas?
Sim, se tornou Deus dos israelitas, mas ele, antes disso, conforme achados arqueológicos e textos científicos, era um dos deuses de tribos árabes do deserto. Era chamado de Deus da Guerra! É o que estudiosos relatam em diversos artigos. Eu sei que isso é polêmico, mas é o que alguns estudiosos afirmam. Pesquise antes de virar a cara, proferir xingamentos ou dizer que é mentira!
Daí o Deus do primeiro Testamento ter características de colera, vingança e mandar matar e exterminar. Cristo mudou essa visão primitiva que muitos povos tinham de Deus, com a ideia Dele Ser, na verdade e ao contrário, intrinsecamente Puro Amor e Compaixão, visão trazida até os dias de hoje pelo Cristianismo primitivo, e pelas Igrejas Católica e Ortodoxa.