O NACIONALISMO NÃO SIGNIFICA ADMIRAÇÃO PELOS POLÍTICOS, QUE SÃO PASSAGEIROS, MAS AMOR PELA PÁTRIA E PELO SEU POVO, QUE SÃO A RAIZ DA TERNURA E O MOTIVO DE NOSSA EXISTÊNCIA.

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

TRUMP. BOLSONARO. PRISÃO. FUGA. DUAS GRANDES TEORIAS DA CONSPIRAÇÃO

Escrevo este texto no domingo, mas irei publicá-lo na quinta, devido aos textos ja
já pré-programados para os dias anteriores.

Donald Trump teria falado a uma jornalista brasileira que o país teria uma notícia surpreendente no sábado, exatamente o dia em que o Bolsonaro foi preso por decisão do Ministro Alexandre de Moraes depois da Polícia Federal apresentar pedido nesse sentido, sustentando quebra de regras para o cumprimento em prisão domiciliar e risco de fuga. A embaixada dos Estados Unidos estava a poucos minutos da casa do ex-presidente Bolsonaro.

E no sábado, Trump, dizendo não saber que Bolsonaro havia sido preso, falou que conversou com ele na sexta e que o veria muito em breve.

Assim, é possível presumir que Trump já soubesse da pretensão de fuga e, de duas uma:

A) concordou com a recepção e asilo politico do Bolsonaro na Embaixada dos Estados Unidos, plano que teria sido descoberto ou presumido com grande eficiência pelas inteligências brasileiras e da polícia federal;
B) ou, ao contrário, por questões econômicas e geopolíticas, entendeu que Bolsonaro era um peso morto e não traria nenhum benefício aos Estados Unidos e, embora tenha, disfarçadamente, "permitido" recebê-lo, sabendo da fuga, denunciou a trama ao governo brasileiro, rifando o ex-presidente e tentando uma aproximação geopolítica e econômica com o maior país da América Latina, logo após dar outro sinal de aproximação com a retirada das tarifas impostas a grande parte dos produtos exportados pelo Brasil.

Não se é possível afirmar quais das versões seria a verdadeira, se é que alguma dessas o é. O silêncio de Lula dá indícios de que o governo não quer tratar do assunto para não atritar as relações com Trump, seja na versão de que Trump ainda visa proteger Bolsonaro, seja na versão de que Trump entregou Bolsonaro e deseja, com o silêncio sepulcral, discrição absoluta. 

Se a última versão for verdadeira, Eduardo corre risco nos Estados Unidos, e não falo apenas de ser deportado, mas risco de morte, pois nessa versão a família seria considerada peso morto e sério entrave às boas relações imediatas com o Brasil. E é necessário destacar que a inteligência dos Estados Unidos leva muito a sério a eliminação de riscos aos seus interesses. O assassinato viria necessariamente camuflado por um suposto latrocínio, um possível ataque súbito do coração ou um inesperado acidente de carro. Sendo resultado de ação de inteligência, jamais o assassinato deixaria vestígios diretos. Seria camuflado como acidente, por exemplo.

O tempo dirá se são meras teorias estaparfudias de conspiração ou fatos possíveis escondidos na confusa teia da geopolítica e das ações dos serviços de inteligência. 

O fato é que, embora a mídia não tenha tratado com a seriedade devida os fatos aqui relatados, o Setor de Inteligência da Polícia Federal merece os parabéns por sua atuação rápida e eficaz, evitando a possível fuga de um criminoso que possui inúmeros e intrincados laços políticos e empresariais no Brasil e no exterior.

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________