O NACIONALISMO NÃO SIGNIFICA ADMIRAÇÃO PELOS POLÍTICOS, QUE SÃO PASSAGEIROS, MAS AMOR PELA PÁTRIA E PELO SEU POVO, QUE SÃO A RAIZ DA TERNURA E O MOTIVO DE NOSSA EXISTÊNCIA.

quinta-feira, 13 de novembro de 2025

QUESTÃO VENEZUELANA E AÇÕES DE DESESTABILIZAÇÃO NA ÁSIA. O TIRO PODE SAIR PELA CULATRA DOS EUA

Os EUA ameaçam constantemente a Venezuela, em especial, tentando intimidar, indiretamente, todos os países da América do Sul.

Ao mesmo tempo, tentam criar problemas para Rússia, iranianos e chineses na Ásia Central e na região do mar Cáspio, com infiltração de terroristas e tentativas de enfraquecer a segurança territorial daqueles países, além de buscar frustrar os poderosos blocos econômicos daquele continente. 

Observando os passos dos Estados Unidos, chineses, russos e iranianos ficarão quietos na questão da Venezuela, permitindo que os Estados Unidos tenham eventual êxito em uma invasão a um aliado economicamente estratégico?

Se forem jogar para valer, russos, chineses e iranianos já deverão estar a auxiliar os venezuelanos discreta e silenciosamente, com um único intuito, o de colocar os Estados Unidos em um buraco difícil de sair, com alto número de mortes de militares, perdas de equipamentos militares e uma situação constrangedora, impopular e que criaria instabilidades ainda maiores dentro dos Estados Unidos. 

Com o simples ato de auxiliar venezuelanos, seja com equipamentos militares atuais e até de última geração, com técnicos para operar equipamentos sensíveis de radares e de equipamentos antiaéreos mais precisos, seja com equipamentos que desorientem caças, mísseis e drones, até mesmo com mísseis capazes de facilmente destruir um porta-aviões e todos os navios que lhe protegem, esses três países asiáticos (ou que seja apenas um deles) poderão fazer com que a situação dos EUA seja tão vexatória que terá que se voltar para as questões internas, a fim de evitar os efeitos perversos de uma impopularidade interna nunca antes vista, deixando de agir com tanto vigor no continente asiático.

Se esses três países estão agindo em conjunto ou se um ou dois deles, apenas, agem para auxiliar a Venezuela, nunca saberemos e jamais irão deixar vestígios. Eventuais equipamentos que possam cair em mãos estadunidenses não devem conter dados identificadores e devem se mesclar com produtos similares de outros países, numa clara tentativa de confundir os militares estadunidenses.

Se souberem agir com discrição e inteligência, Irã, China e Rússia poderão criar um problema insolúvel para os EUA, com grande instabilidade interna, perda de poder intimidatório na América Latina, além de enfraquecer e retardar as ações estadunidenses de sabotagem no continente asiático. Seria quase um xeque-mate geopolítico. 

E será pela reação da Venezuela a um eventual ataque dos Estados Unidos que saberemos se Rússia, China e Irã passaram a jogar pesado em geopolítica, assegurando, assim, a ruína sem volta do maior império de todos os tempos.

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________