Quais os motivos do discurso do neoliberalismo ganhar mentes?
São muitos, e nenhum deles digno e próximo da verdade. Todos são contra os valores que o ocidente bradava como seus.
Campanhas massivas das grandes potências imperialistas no Congresso Nacional e nas casas legislativas dos demais entes federados, financiamento de intelectuais, pensadores, economistas, jornalistas, influenciadores de mídias digitais e de muitas ONGs, na tentativa de implantar um discurso único.
Impressão pela classe media baixa, média-média e média-alta de que, com o neoliberalismo, o chamado "empreendedorismo" (palavra na moda) poderá propiciar ganhos imensuráveis àquele que se arriscar em um negócio (ou trabalho a grandes oligopólios).
O neoliberalismo concentra cada vez mais renda, concentrando também poder a determinados grupos econômicos, ao mesmo tempo em que o Estado se enfraquece e o trabalhador se expõe a riscos, com menos direitos trabalhistas e previdenciários.
O neoliberalismo se contrapõe a conceitos como Estado-Nação, Democracia e isonomia, concentrando poder em um pequeno grupo da atividade econômica, ligado ao capital transnacional. Daí a crítica aos movimentos nacionalistas, populares, trabalhistas, sindicatos e partidos políticos.
Os direitos trabalhistas, previdenciários e sociais, o funcionalismo público, as instituições públicas e as empresas públicas, em geral, devem, necessariamente, ser atacadas pelo neoliberalismo. As riquezas do país, a água e a energia e comunicações devem estar sob o controle de grupos internacionais, para a consumação do neoliberalismo.
Se analisarmos a realidade brasileira, veremos o forte movimento neoliberal contra o Estado brasileiro desde a chamada Era Collor, e mais fortemente a partir do ano de 2014, coincidentemente o ano em que foi revelada a espionagem, por agência de inteligência estadunidense, da presidente da República do Brasil, autoridades e da Petrobrás.
O neoliberalismo está em guerra contra o Brasil há 36 anos e pode ser implementado em seu grau máximo, com o fim do serviço público, do concurso público, do sistema público de saúde, do sistema de educação pública, das empresas públicas estratégicas e através do controle das riquezas nacionais por grandes grupos internacionais ou a eles ligado.
O discurso que conquistou mentes pode, muito em breve, revelar a que veio.