Essa história de que a esquerda não entende de segurança pública é uma falácia e é difundida inclusive pela esquerda nutella.
As pessoas confundem a defesa da cidadania com a defesa de bandido. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.
A defesa da cidadania é a defesa do cidadão, inclusive contra os desmandos do Estado e de bandidos, tenham eles o status social que tiverem.
Quem comete crime deve ser processado, responsabilizado e punido. Isso é muito claro para a esquerda raiz.
A esquerda é a única que e entende de segurança pública e há sérias razões para isso.
A esquerda é preocupada com a cidadania e o bem estar da população, ao mesmo tempo em que promove melhorias aos servidores públicos civis e militares e o fortalecimento das instituições públicas, inclusive das voltadas à segura pública. É a esquerda que investiu e tem investido pesado em inteligência contra o crime, seja nos governos federal ou estaduais.
Em meados dos anos 90 do século passado, foi o governador Mario Covas, de esquerda, que acabou com as milícias em São Paulo e criou o que se denomina de polícia cidadã. Houve a imediata redução da criminalidade em São Paulo. Bases comunitárias foram criadas e instaladas por ele em pontos estratégicos, medidas copiadas pelas polícias estaduais de todo o país até hoje.
Foi também nos anos 90 que o governo de centro-esquerda do Espírito Santo adotou sérias medidas contra a criminalidade, retirando-o definitivamente da lista de Estados mais violentos e afastando o crime organizado, mesmo estando ao lado de Rio de Janeiro e Bahia.
Como se vê, a esquerda entende, sim, de combate à criminalidade. Mas e a direita? O que ela fez?
A direita só entende de armamentismo e violência, e isso não resolve o problema da criminalidade, muito pelo contrário. Essa postura irresponsável da direita gera o aumento da criminalidade a médio e longo prazo, com a facilitação de compra de armas pelas organizações criminosas e atuação em setores não fiscalizados ou combatidos eficazmente pelos órgãos estatais.
Enquanto a direita gosta de barulho e de holofote, é a esquerda que age eficazmente contra o crime. Pense e reflita.