Os aviões da brasileira Embraer estão fazendo sucesso no mundo inteiro, seja com o super tucano, que já está sendo adquirido por países da OTAN, seja com o cargueiro militar, que já está entrando em praticamente todos os continentes, seja com aviões executivos e comerciais.
E foi com um avião comercial, com capacidade de levar 100 passageiros, que a Embraer enfrentou recentemente um incidente na Ásia Central, tendo quase 40 pessoas mortas e outro número equivalente de sobreviventes.
Dizem que o sistema de defesa aéreo russo teria atingido o avião da Embraer, quando estava adentrando na República da Chechênia. Outros alertam sobre a possibilidade do avião ter sido atingido por drones ucranianos que estava naquela região.
Pode ter havido um erro do sistema defensivo russo, assim como um ataque equivocado por drones ucranianos. Porém, não se pode descartar a hipótese de um atentado premeditado para afetar a imagem da Embraer.
Não se pode esquecer que a Embraer enfrenta três concorrentes de peso de países membros da OTAN: Boeing, Airbus e Bombardier, além de outras indústrias específicas de defesa. Além do mais, a Embraer é cobiçada por diversos países.
O fato do avião ter conseguido pousar com sobreviventes revela, além do piloto ser excelente, a excelência do avião brasileiro.
O caso precisa ser devidamente investigado por autoridades brasileiras, inclusive, juntamente com representantes da Embraer.