quinta-feira, 3 de outubro de 2024

NETANYAHU, A SERPENTE


Escrevi o texto abaixo dois dias antes do ataque iraniano a Israel, ocorrido em 1o de outubro de 2024. Até aquele momento o Irã estava inerte e Israel bombardeava o Líbano incessantemente. Israel censurou a imprensa, mas há relatos de que, com os ataque de mísseis pelo Irã, dezenas de caças israelenses foram destruídos em solo, assim como 3 bases militares e a sede do Mossad, dentre outros pontos estratégicos. O silêncio não nos permite ter certeza sobre o ocorrido, os destroços e as mortes.  

Há um provérbio árabe que diz mais ou menos isso: "não pense que as estrelas já não existem só porque o céu está nublado". Há muito mais entre o céu e a terra do que o que nós podemos ver. Mas não é  só isso. 
A guerra do Líbano é assim.
A mídia ocidental divulga a versão do governo israelense sobre a guerra, sem ouvir os palestinos e libaneses. E se vê muito pouco da realidade.
Não há atos heróicos israelenses. Há, sim, muitos crimes, contra a humanidade e de guerra, mas a grande mídia sequer conta isso, assim como omite a matança de crianças e de mulheres. 
Os palestinos refugiados no Líbano, expulsos da Palestina pelos israelenses em 1948, estão sendo alvejados, como caças, e os campos de refugiados no Libano tornam-se pequeninas Gazas, recheadas de destroços e de cadáveres.
Muitas lideranças do Hezbollah foram assassinadas, esse é o termo correto, e muitas outras estão vivas e comandando a resistência, mas isso a mídia omite.
Israel invade, assassina, pratica terrorismo de Estado, comete crimes de guerra e contra a humanidade e nada acontece contra Netanyahu e seu grupo delinquente.
Grande parte da população não sabe, assim, que Netanyahu é o grande criminoso do Século XXI, mas isso não o absolve nem o salva, ao contrário.
Na idiotice crescente de Netanyahu, ele se sente cada vez mais poderoso, mas mais cedo ou mais tarde tombará. É questão de tempo.
Porém, o tempo está a correr contra o até então inerte Irã.
Ou o Irã assassina Netanyahu ou destrói várias dezenas de caças israelenses, ou centenas de milhares de palestinos e libaneses já não estarão entre nós em poucos meses.
Toda a genialidade e engenhosidade do General Soleimani, capaz de criar uma teia e rede de resistência aos interesses dos Estados Unidos e Israel na região, colocada em solo sírio, iraquiano, libanês e iemenita, terão sido em vão.
Pelo o que se vê, como uma criança mimada, Israel não aprende com mensagens suaves ou de paz, mas apenas com aquelas com a mesma brutalidade que impõe aos outros.
O Irã pode não querer a guerra, mas para evitar que ela chegue perto demais, deverá matar a serpente pela cabeça.

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________