O NACIONALISMO NÃO SIGNIFICA ADMIRAÇÃO PELOS POLÍTICOS, QUE SÃO PASSAGEIROS, MAS AMOR PELA PÁTRIA E PELO SEU POVO, QUE SÃO A RAIZ DA TERNURA E O MOTIVO DE NOSSA EXISTÊNCIA.

sexta-feira, 24 de outubro de 2025

O POVO, A LEITURA, A INDEPENDÊNCIA E A ESQUERDA

Há sérias diferenças entre os posicionamentos políticos brasileiros e europeus. Lá, normalmente o nacionalismo é ligado a partidos de direita e tem características xenófobicas, de exclusão de imigrantes e conservadorismo em questões de costumes. 

A esquerda é voltada a questões democráticas e de costumes, mas não necessariamente nacionalistas

Aqui, ao contrário de lá, o nacionalismo é ligado à esquerda, acolhedor da imigração e que se posiciona favorável e ora contrariamente às questões de costumes, a depender do partido político de viés esquerdista. O PCO é conservador. O PSOL é libertário nessa questão.

A direita brasileira, ao contrário, tende a adotar uma proximidade com países colonialistas e imperialistas e representa os interesses da classe dominante que se beneficia da exploração do Brasil por potências estrangeiras.

Assim, causa espanto que os brasileiros ainda apoiem a direita, tradicionalmente ligada a grupos criminosos e intrinsecamente corrupta.

A esquerda tem que perder o medo de se apresentar como realmente é, nacionalista.

O nacionalismo que a esquerda brasileira defende não é fascista, como o é majoritariamente na Europa. Aqui, o nacionalismo não lida apenas com a questão do enriquecimento do país, mas vai muito além. Aqui também versa sobre a liberdade, autonomia e soberania, propriedades sempre distantes de países colonizados como o Brasil. Assim, o nacionalismo no Brasil e na América Latina vincula-se à própria questão de independência, de deixar de ser subalterno e objeto de colonização e imperialismo.

A direita brasileira não tem nada de nacionalista. Tudo para ela é planejado e voltado às elites que se ligam às potências estrangeiras dominantes. Sempre foi assim.

A esquerda tem que se voltar às questões de independência e sociais, mascas do nacionalismo brasileiro e não ter vergonha de bradar que é a legítima defensora dos interesses do Brasil e do seu povo.

Ao povo cabe ler, estudar e não se deixar enganar. A falta de conhecimento, a inocência e também a burrice enfraquecem qualquer movimento de efetiva libertação nacional. Daí a educação ser instrumento necessário de progresso de qualquer pais, como o foi na Finlândia, na Coreia do Sul, na Rússia e na China. 

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________