O NACIONALISMO NÃO SIGNIFICA ADMIRAÇÃO PELOS POLÍTICOS, QUE SÃO PASSAGEIROS, MAS AMOR PELA PÁTRIA E PELO SEU POVO, QUE SÃO A RAIZ DA TERNURA E O MOTIVO DE NOSSA EXISTÊNCIA.

segunda-feira, 6 de outubro de 2025

PALESTINA E ISRAEL. OS NECESSÁRIOS PINGOS NOS IS.

Neste domingo houve uma grande manifestação pró-Palestina em plena avenida Paulista, em São Paulo. Ela é parte de atos semelhantes e até maiores que ocorrem em todo o planeta. A grande maioria da população mundial está com a Palestina e contra o genocídio. Parte significativa dos judeus, inclusive residentes no Brasil, também é contra os excessos (que são muitos) cometidos por Israel e muitos são antissionistas. 

Israel acusa de antissemita qualquer um que revele e acuse Israel pelo o que vem fazendo.

Dizer que é antissemitismo acusar Israel de genocídio vai contra o bom senso e o próprio significado da palavra. Ninguém acusa os judeus, mas sim o Estado de Israel. Ademais, palestinos são tão semitas quanto os árabes e os judeus. Assim, pratica antissemitismo às claras o Estado de Israel que tenta dizimar a população palestina, que a priva de água, de comida, de suprimentos, de escolas, de Mesquitas e Igrejas, de hospitais e de apoio humanitário. Assim, quem apoia o genocídio israelense é que deveria ser acusado de antissemitismo, por questão semântica e de lógica.

Quanto ao denominado Plano de Paz proposto por Trump, ele é uma piada, e de muito mau gosto. Exigir que Gaza não tenha nenhuma arma, enquanto Israel, armado até os dentes, destroi tudo o que está em pé na região, é lamentável, assim como colocar um britânico para comandar Gaza, sem respeito à autodeterminação do povo palestino Como assim?

Israel que praticou excessos comparáveis ao nazismo, que utilizou a fome como arma de guerra, que fuzilou civis que buscavam comida, que destruiu escolas, hospitais e prédios da ONU, além de matar centenas de jornalistas, é que deveria ficar sob comando estrangeiro e sem armas, para que não repita a tragédia com nenhum outro povo. O contrário, sim, é deixar impune e ainda premiar Israel pelo genocídio.

O Brasil deveria exigir a imediata liberação dos brasileiros que estavam na Flotilha e que foram presos por Israel. Caso não sejam liberados imediatamente, o Brasil deveria, assim, romper automaticamente as relações políticas e comerciais, encerrando de pronto - em todo o solo brasileiro, o que vale para todos os entes federativos brasileiros - todos os acordos existentes, proibindo a compra de serviços e de bens israelenses e cancelando automaticamente qualquer contrato ou convênio celebrado com entidade israelense ou o próprio governo de tal país A decisão cabe ao Presidente da República, que deve colocar pressão em Netanyahu. Para Israel, que sofre uma séria crise econômica devido à guerra, o rompimento das compras, serviços e contratos e convênios celebrados com o Brasil seria um péssimo negócio. O Brasil gasta muito mais comprando de Israel do que recebe vendendo para ele. O déficit comercial para o Brasil - com Israel - foi de US$ 690 milhões só em 2024.

Não faltam países para fornecer os armamentos e os serviços que Israel vende para as pastas da Defesa e de Segurança Pública da União, dos Estados e Municípios.

Se a negociação diplomática não resolve, que se utilize da arma econômica, até em prol dos nossos nacionais, dos interesses brasileiros, dos interesses humanitários e da economia do nosso país. 

O Brasil não é anão diplomático. Nunca foi! Foi graças à diplomacia brasileira que Israel existe hoje como Estado. Anão diplomático e moral aos olhos de todo o globo é o Estado de Israel sob o comando de Netanyahu, e que se apequena mais e mais a cada minuto que passa.

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________