O NACIONALISMO NÃO SIGNIFICA ADMIRAÇÃO PELOS POLÍTICOS, QUE SÃO PASSAGEIROS, MAS AMOR PELA PÁTRIA E PELO SEU POVO, QUE SÃO A RAIZ DA TERNURA E O MOTIVO DE NOSSA EXISTÊNCIA.

sábado, 9 de agosto de 2025

AMAZONIA, TERRA DE COBIÇAS

A Amazônia é imensa e sempre foi alvo de cobiças. Os europeus sempre a quiseram. Tem dúvida? Veja a localização das ex-colonias inglesa (Guina), holandesa (Suriname) e o território francês (Guiana Francesa). Estão todos na Amazônia, entre o Brasil e o Oceano Atlântico.

De pouco mais de 100 anos para cá os Estados Unidos também demonstraram interesse na área. Desde a Fordlandia, ONGs estadunidenses e institutos de "pesquisa" dos Estados Unidos estão presentes na região.

Um presidente brasileiro praticou suicídio pouco depois de criar um grande instituto de pesquisa amazônico. Outro presidente brasileiro foi afastado do poder, com apoio das CIA e das Forças Armadas dos EUA, dias depois de ter criado o enorme, famoso, prestigiado e respeitado Batalhão da Selva, onde os próprios vietnamitas, que venceram os EUA nas selvas de seu país, vem aprender técnicas militares conosco.

O Brasil é imenso, rico e tem história. Cabe a nós protegermos nossas fronteiras, riquezas e o nosso povo. 

sexta-feira, 8 de agosto de 2025

O ENVELHECER MENTAL. A SABEDORIA

Demorei a envelhecer, não fisicamente, mas mentalmente.

O envelhecimento físico se demonstrou através de uma série de ocorrências desde os 40 anos, mas mentalmente ainda me sentia jovem. Jovem, mesmo!

Agora, já percebo que o relógio cronológico da vida pode parar a qualquer instante. O meu físico está, cada vez mais, em processo de retração. Mas isso é  fisico. 

Mentalmente, percebi o avanço do tempo e a visão que tenho do mundo já não é tão ingênua e otimista. Estou realista. Vejo o mundo sob outra ótica. Já não tenho medo dos desafios, pois sei que eles são inerentes à própria vida e não tenho medo de reagir à altura com os prepotentes e arrogantes, pois sei que não há donos do mundo, ao menos não no nosso patamar de insignificância.

O envelhecimento mental pode ser traduzido como uma espécie de cansaço, não necessariamente em relação  à vida, mas em relação à sociedade e às adversidades que ela impõe.

Dizem que esse tipo de envelhecimento traz a sabedoria. Morremos com ela, levando-a em nossa consciência astral para uma nova etapa, àqueles que crêem em reencarnação. Aos que não crêem na vida reencarnatória, a sabedoria, que não é  material, desapareceria conosco.

Ironicamente, pela mera leitura da grafia do termo (saber + dor + ia), e não pela etimologia da palavra, pode-se dizer que a sabedoria significa a possibilidade de saber com muita dor, o que faz sentido. Não se adquire conhecimento e sabedoria sem o sofrimento, o pesar, ainda que da idade.

quinta-feira, 7 de agosto de 2025

OS FDPs. QUEM E O QUE SÃO?

FDP a que me refiro não é bem o FDP que você está imaginando e já ouviu falar .

Me refiro aos Falsos Defensores da Patria. Quer algo mais asqueroso, vil e repugnante que isso? 

No fundo, todo Falso Defensor da Pátria é, pelo o que a própria sigla traduz, um verdadeiro FDP.

FDP não é só palavra que significa baixo calão. É de baixa densidade moral. É de baixo nível de inteligência. É do mesmo tom do esgoto, dos ratos escrotos, os mesmos da música do famoso grupo Titãs. 

quarta-feira, 6 de agosto de 2025

VISUALIZAÇÕES, QUE SURPRESA BOA!

O blog tem cerca de 160 visualizações diárias, o que é um número excelente para um blog independente e que é de um blogueiro desconhecido da grande mídia. 

Enquanto a VAMOS TV alcança de 100 a 150 visualizações diárias, o blog, ao método antigo da escrita quase cuneiforme e sem vinculações a outras mídias sociais, supera o canal de vídeos, alcançando mais visualizações diárias e mensais.

A VAMOS TV está com poucos projetos, enquanto o BLOG estuda uma forma de estar ainda mais próximo do leitor, com multimidia, inclusive. Mas são apenas estudos e ideias, nada que se possa concretizar no momento. Não entendo de tecnologia da informação, essencial para por ideias em prática no mundo virtual, mas ideias as tenho.

Já até coloquei o Blog do Cyro na VAMOS TV, mas não teve audiência. Acho que o público prefere a leitura e sua suavidade,  graça e, algumas vezes, destemperos e revelações sem pudor.

Ao mesmo tempo em que amo o vídeo como forma de sensibilizar sem ser apelativo, também aprecio muito a escrita como uma arte capaz de ser revolucionária, tocando na alma sem ferir e, muitas vezes, possibilitando que se amplie o horizonte da vida.

terça-feira, 5 de agosto de 2025

A PEQUENA JABUTICABA DOMINA O CENÁRIO.

Só resta ao Trump se entregar às delícias da jabuticaba, fruta genuinamente brasileira, com o gosto adocicado da nossa terra.

Trump encontrou um Estados Unidos sempre ácido e amargo, louco por guerras, e com a sua acidez incontrolável, está pondo fim a 80 anos de um exitoso soft power, afastando aliados, criando rusgas e aumentando as críticas às intervenções, guerras, sanções e tarifaços iniciados por aquele império.

Os EUA continuam a ser a maior potência dos últimos 100 anos, mas está em queda lenta e gradual, e que vem se acelerando nos últimos anos. A incapacidade de produzir armas e insumos bélicos para as guerras das quais participa, qualidade decadente dos armamentos, alto custo das armas e corrupção nos meios de defesa, problemas econômicos e graves questões sociais e de saúde tornam os Estados Unidos um local insosso ou de gosto duvidoso para os que veem a realidade do momento e não a glória do passado.

A pequena e forte jabuticaba seria uma boa saída para Trump. Experimenta-la e ver que o Brasil não é um simples rival, mas um mundo a parte, permitiria manter a potência viva, ainda que veja o Brasil crescer e se impor. O doce da vida é conhecer e reconhecer fragilidades. A arrogância pode antecipar a queda e torná-la fatal, sem qualquer alívio para o caos. 

Renda-se à jabuticaba, Trump.

sábado, 2 de agosto de 2025

PAÍS PREFERIDO. NÃO HÁ PAÍS PERFEITO!

Algumas pessoas sofrem em seus países, e isso ocorre em todos eles. Isso ocorre nos países pobres, ricos, ditos democráticos e em ditaduras. Não há exceção, nem o Butão, que possui altíssimo índice de Felicidade Nacional Bruta, é  exceção. 

Sempre haverá um motivo para a infelicidade e o sofrimento. Nenhum país é  capaz de priorizar integralmente o ser humano. A maioria investe em armas para guerras. Muitos não investem em saúde. Muitos não cuidam dos quem não têm a quem recorrer.

Não há pais perfeito, assim como não há ser humano imune a defeitos.

O Brasil tem lá as suas imperfeições, mas é o país que se eu não tivesse nascido aqui, seria um dos que escolheria para morar. Não moraria nos Estados Unidos nem na Coreia do Norte nem em qualquer país que adote política anti imigração. Amo a Espanha, os países da América do Sul e o Líbano. Têm pessoas alegres, raízes simples e uma riquíssima cultura. O Brasil tem algo que se destaca. Pode ser o povo, a natureza a energia que emana em alguns lugares. Não sei explicar exatamente o que é, mas sinto que tem e que muda o nosso estado de ânimo para melhor.

Muitos preferem outros países. Varia de gosto, de preferências e de expectativas. Varia de indivíduo para indivíduo, mas parece que a maioria prefere os países que propiciam sensação de segurança, liberdade e cuidado.


sexta-feira, 1 de agosto de 2025

CARTA TESTAMENTO, PROVA VIVA DAS PRESSÕES DE GRUPOS NACIONAIS ALIADOS A INTERESSES INTERNACIONAIS

Não é de hoje que os Estados Unidos, aliado a grupos nacionais, tentam trocar governos de países soberanos. Vargas, com toda a sua altivez e nacionalismo, escreveu em sua Carta Testamento, momentos antes de praticar suicídio, a pressão que sofria por simplesmente defender os interesses do povo e do Brasil: 

"Sigo o destino que me é imposto. Depois de decênios de domínio e espoliação dos grupos econômicos e financeiros internacionais, fiz-me chefe de uma revolução e venci. Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade social. Tive de renunciar. Voltei ao governo nos braços do povo. A campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou-se à dos grupos nacionais revoltados contra o regime de garantia do trabalho. A lei de lucros extraordinários foi detida no Congresso. Contra a justiça da revisão do salário mínimo se desencadearam os ódios. Quis criar liberdade nacional na potencialização das nossas riquezas através da Petrobrás e, mal começa esta a funcionar, a onda de agitação se avoluma. A Eletrobrás foi obstaculada até o desespero. Não querem que o trabalhador seja livre".

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________