quinta-feira, 19 de maio de 2022

Quem ganha e quem perde com a prolongação da guerra na Ucrânia

Na guerra da Ucrânia, assim como em qualquer outra, pouco se pensa sobre o sofrimento das pessoas. Questões econômicas, territoriais e geopolíticas, pouco percebidas pelas populações que assistem de perto ou à distância ao conflito, sempre são "mais importantes" para alguns países que agem direta ou indiretamente no palco da guerra. 

Há muitos países que atuam indiretamente nesse conflito. Os principais são os Estados Unidos e os seus aliados Europeus.

Não há dúvida alguma de que a Ucrânia é a grande perdedora do prolongamento da guerra. A economia ucraniana vira pó conforme o tempo passa, e não é só isso. O mais grave são as questões social e humana, com o empobrecimento da população e a imigração forçada. O custo para as pessoas é extremamente alto e cruel.

A União Europeia, com o risco de falta de gás russo, sofre muito, em especial a Alemanha, a maior potência econômica do bloco. Os efeitos a médio prazo são diminuição da produção, com risco de fechamento de algumas empresas, e consequente desemprego. E não é só na economia que a União Europeia pena. Com milhões de ucranianos se refugiando no bloco, não se sabe até quando as economias hoje importantes, sob forte crise à vista, suportarão acolher essa população.

A Rússia também perde muito por um lado, mas ganha por outro. Não se sabe até quando a economia russa suportará manter tropas de combate na Ucrânia, enquanto faz o mesmo na Síria, ainda mais sob os fortes efeitos dos inéditos boicotes impostos pelos Estados Unidos e União Europeia. Por outro lado, porém, a Rússia, como potência invasora, ganha poder de negociação a médio prazo.

Os Estados Unidos, porém, ganham bastante, mas também perdem. Como assim? Explico. Os Estados Unidos, ganham com o enfraquecimento econômico e o desgaste militar do seu maior rival bélico, a Rússia. Para os líderes militares isso é um fator importante na hegemonia geopolítica. Além do que, aumenta o seu poder de influência sobre a maioria dos países europeus e aumenta o prestígio de sua liderança no bloco militar OTAN. Porém, as sanções aplicadas à Rússia têm o condão de gerar uma grave crise econômica que os atinge indiretamente, com a escassez de produtos e o aumento da inflação interna, ocasionando perda do poder de compra de sua população.

Quem mais ganha, de certo, é a OTAN, que ganha importância e sobrevida, se tornando vital para os países Europeus, que ficam mais próximos dos Estados Unidos.

Com isso, se revela que, em um momento em que a China está próxima de se tornar a maior potência econômica do mundo, a guerra na Ucrânia aumenta a influência geopolítica e militar dos Estados Unidos, ao mesmo tempo em que diminui o poder econômico e militar de um importante parceiro chinês, a Rússia.

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________