Vivemos ainda na Era da Informação, certo? Não. A Era da informação deu lugar à Era dos negócios de informação. Explico.
Nunca a humanidade teve acesso a tanta informação. Muito se deveu à internet, que permitiu acesso a informações de todo o globo e a que muitos produzissem informação, conhecimento.
Só que essa nova era não é mais de conhecimento da informação, mesmo, e sim sobre cada indivíduo, de negócios envolvendo o que se sabe sobre cada um e o próprio mundo. Comercializam-se dados.
Tudo o que fazemos no mundo virtual é conhecido pelas grandes plataformas. Tudo o que falamos em casa, no trabalho e na rua também, se estivermos ao lado de um celular. Os trajetos que percorremos quando usamos aplicativos ou fazemos uma pesquisa de localização também é sabido. As empresas vendem parte dessa informação a empresas de marketing, para conhecimento de nosso perfil. Dizem que as agências de inteligência estadunidenses a tudo monitoram de forma automática, com o consentimento tácito das grandes "big techs" dos Estados Unidos.
As nossas imagens nas diversas câmeras instaladas nas ruas e estradas ou até obtidas por drones são controladas pelos sistemas de segurança.
Nossa movimentação bancária também é controlada, ainda que indiretamente.
Agora, o conhecimento adquirido pela humanidade é utilizado pelos sistemas de informação para suas inteligências artificiais, que podem criar imagens e vídeos falsos com base em uma enorme base de dados e calcular tendências, rotas também com base no banco de dados existente. Obviamente, aí tem um critério subjetivo daquele que manipulou os dados para o negócio. O restante é objetivo, matemático, muito longe da capacidade de percepção e intuição humanas, de nossa inteligência. É, tão somente, um grande negócio que está criando uma enorme bolha financeira e pode estourar a qualquer momento, levando consigo a economia estadunidense a um enorme buraco, com reflexos danosos no mundo inteiro.
No neoliberalismo, nada mais lógico que perceber o conhecimento não como uma conquista da humanidade, mas como algo a ser utilizado por poucos para ganhos financeiros e controle social. Seja bem vindo a uma das últimas etapas do neoliberalismo.
Todo o controle e comércio sobre informações e a inteligência artificial que utiliza todos os dados existentes e previamente fornecidos, estão criando amarras mentais, econômicas e sociais nos indivíduos, e também no que resta dos Estados-Nação. A explosão da bolha financeira é questão de pouco tempo. O afundamento dos Estados Unidos e do neoliberalismo parece estar mais próximo a cada dia.
A consequência imediata será uma crise econômica no ocidente, com possíveis reflexos no mundo inteiro, e uma posterior libertação dos Estados e das pessoas para uma nova Era, não ditada mais por interesses imperialistas e financistas.
Ainda estamos longe de uma sociedade liberta das amarras dos poderes econômico e imperial, mas nos aproximamos do caminho.