Escrevi em 2024 alguns poucos artigos realçando a importância do investimento no turismo e a sua repercussão direta na melhoria de indices sociais.
Para a minha surpresa, uma matéria publicada ontem revelou que o Brasil teve crescimento, ainda que bem modesto, nessa área. Chegamos a 7 milhões de turistas ao ano. Porém, ainda estamos bem distantes do chamado Top Five. O primeiro lugar ultrapassa a marca dos 90 milhões de visitantes estrangeiros ao ano. Estamos falando da França.
Quem mais visita o Brasil, disparado na frente, são os argentinos, seguidos dos estadunidenses.
Esse aumento é êxito direto da política do atual governo, mas ainda resta muito por fazer em todas as áreas, de segurança, hoteleira, línguas e infraestrutura.
Com o BRICS temos chances reais de atrair muitos turistas russos, chineses e indianos, além de árabes. E isso se refletirá em aumento astronômico, considerando a elevadíssima população de alguns desses países.
Contudo temos que tomar cuidado com o turismo sexual promovido hoje por alguns homens europeus e estadunidenses, que ao contrário do turismo de qualidade, fazem aumentar os índices negativos sociais, com o aumento da circulação de drogas e até da criminalidade.
Embora poucos tenham coragem de alegar, um dos gargalos sociais do país é o crime organizado, que desestrutura o Estado e a própria sociedade.