As Nações, hoje, são reféns não só do imperialismo, mas do sistema financeiro e das Big Techs, como o X, o Facebook e o Instagram. Nesse mundo das Big Techs, o Google e o TikTok são, ao menos por enquanto, os mais respeitosos com as leis e os usuários.
Não é só o imperialismo que é capaz, hoje de desestabilizar Nações, mas também o Sistema Financeiro, como vimos na Argentina e vemos hoje no Brasil, e as Big Techs, como vimos nas chamadas Primaveras Árabes já há pouco mais de 10 anos.
Graças ao Neoliberalismo, os Estados perdem cada vez mais espaço e poder e se tornam fracos perante organizações.
Se o neoliberalismo não for contido, em breve viveremos uma nova espécie de feudalismo, com o poder enfraquecido das Nações e o poder de fato sendo exercido por organizações as mais diversas, rompendo o sistema democrático e de representatividade conhecido.
Como sempre, as vítimas serão os mais pobres os seguidores de algumas religiões e membros de certas etnias, além de minorias.
Essas organizações que detêm cada vez mais poder se "legitimam" perante determinados grupos extremistas não apenas com a divulgação das chamadas fake news, mas também com a promoção do ódio. E o ódio, o racismo e as perseguições tendem a aumentar conforme aumenta o poder dessas Big Techs.