Com mais de 8 bilhões de habitantes, sendo 2,9 bi deles só na China e Índia, o mundo deveria parar de promover o que temos feito nos últimos séculos, em especial nos últimos 200 anos, que é a expansão agrícola e industrial, com fomento do consumismo.
Por outro lado, pouco se tem dito, mas o planeta não aguenta mais tanto consumismo humano nem tantos humanos! Somos demais.
Não é necessário pandemias ou guerras ou qualquer outro tipo de atrocidade para reverter esse crescimento sem fim do homem, mas o mero controle de natalidade!
A ciência há de mostrar qual é o número ideal de humanos para que possa viver em harmonia com a natureza no nosso planeta, sem provocar danos como o aquecimento global. Obviamente isso também depende de aspectos culturais e comportamentais, que devem restar bem claros, para que não repitamos a exploração sem fim e o consumismo inconsequente.
Por enquanto, esse é o único planeta habitável e é o nosso abrigo, sendo assim nossa responsabilidade cuidar dele para as outras espécies animais e nossas futuras gerações.