quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

PODERIA SER FICÇÃO, MAS NAO É.

As análises geopolíticas normalmente têm que ser diárias, à medida em que os fatos ocorrem e em que dados são revelados ou descobertos.

Hoje já é possível dizer que o nazismo se sagrou vencedor em alguns países ocidentais e aos que aderem ao "modus vivendi" e estrutura de poder deste.

O que morreu foi Hitler, mas não as ideias e ideais supremacistas nazistas.

A eugenia tão defendida pelos nazistas surgiu nos Estados Unidos, o mesmo país que evitou o julgamento de muitos nazistas, incluindo aí muitos cientistas, que os ajudaram a desenvolver tecnologias militares e espaciais na disputa que travavam com os então soviéticos.

Os Estados Unidos, que ontem sofriam grande influência da Ku Klux Klan, passaram a sofrer influência nazista logo após a segunda a guerra mundial, no campo científico e, em parte, no cultural.

Hoje, vemos secretários do governo Trump utilizarem cumprimentos nazistas em público, o governo adotar política segregacionista contra os imigrantes igual aos nazistas e defender discursos de supremacia em relação a outros países e povos. Diferença com os nazistas? Algumas. Por enquanto não há utilização de gás para matar opositores e os judeus não são mais perseguidos, desde que sejam sionistas, ou seja, não falem mal de Israel. A perseguição ainda prossegue, de forma não velada, contra minorias, sejam ciganos, comunistas e os que são denominados transgêneros.

Muitos europeus guardam discretamente símbolos nazistas em suas casas e a Ucrânia possui abertamente organizações paramilitares neonazistas - que atuaram e atuam contra ucranianos de etnia russa - que foram absorvidas por suas forças armadas.

A extrema direita mundial, em regra, aderiu aos pensamentos nazistas de supremacia e de subjugação de quem pensa diferente.

No mundo atual há algumas diferenças substanciais dos atores, o que confunde os leigos, mas a essência é praticamente mesma.

O resultado disso é que a votação na ONU contra a glorificação do nazismo recebeu votos contrários de 53 Nações, dentre eles dos Estados Unidos, Ucrânia, Alemanha, França, Japão e Canadá, um insulto a todos os que realmente defendem os "ditos valores ocidentais", como o da liberdade!

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________