quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Brasil virou Vila Rica, mas rica só para alguns que sempre levaram vantagem!

Veja a propaganda de 1976 onde o ex jogador de futebol, Gérson, cita a famosa lei de Gérson, a de levar vantagem, ao comprar os cigarros Vila Rica.


Propaganda do cigarro Vila Rica - Lei de Gérson



Ah, Brasil! Terra rica, que leva vantagem! Terra de lei! Esse Brasil de Bolsonaro é assim!

Calma! Não virei ser ruminante de maconha repleta de agrotóxicos plantada ilegalmente na Amazônia e no Pantanal que entende tudo de ponta cabeça! Vou explicar! Vem. Vem comigo!

Assim como muitos, nunca me enganei com o Bolsonaro! Aquele sujeito que adorava aparecer no já falecido programa CQC e falar que transava com galinhas (sim, bichos!) e se mostrava asqueroso nunca soou engraçado para mim. Via nele um oportunista que cavava espaço com a sua, digamos, "excentricidade" sádica, irresponsável, imoral e ilegal. E no imaginário do nosso povo, esse ser repugnante soava autêntico frente àqueles que discursavam elegantemente, mas "roubavam" (legalmente esse não é o termo correto, por isso as aspas) o dinheiro público.

Já imaginava que devido ao ódio aos políticos, o Bolsonaro chegaria no segundo turno das eleições presidenciais, mas confesso que jamais havia pensado que ele seria capaz de ganhar as eleições! Isso me surpreendeu! A que ponto os eleitores chegaram! Eleger como presidente de nossa pátria um ser que não conhece nada de brasileiros e de Brasil, que só falava (e fala) em repúdio a homossexuais, estupro, armas, ódio, tortura, sexo com animais e que usava o dinheiro do auxílio moradia para comer gente, me fez muito mal e comecei a desacreditar nesse país tão imenso, rico e cheio de potencial.

Bolsonaro sempre imaginou que o Brasil fosse uma Vila Rica e que pudesse fazer dela o que quisesse, sem respeitar as especificidades de cada canto e recanto dessa vasta terra. E como o ator da propaganda de cigarros, sempre carregou consigo o velho lema carioca que vemos representado nos afastamentos e nas prisões de tantos políticos daquele Estado, desde Eduardo Cunha a Crivella, passando por Witzel, Pezão, Sérgio Cabral, casal Garotinho e Moreira Franco: o de levar vantagem!

Rachadinhas nada mais são do que formas simples de levar vantagem, mas, além de imorais, são ilegais! Usar fake news para denegrir adversários e enaltecer posicionamentos é uma forma simples e grotesca, além de imoral e ilegal, de levar vantagem! Uso excessivo de cartão corporativo também é forma simples de levar vantagem que, além de imoral, é ilegal! E muitos cedem à tentação de levar vantagem! Mas vantagem, na maior parte dos casos acima, tem outro nome. No direito chama-se corrupção!

Todo o discurso anticorrupção nunca passou de discurso. O então ícone da moralidade, o ex-juiz Sérgio Moro, foi afastado do cargo de Ministro da Justiça e Segurança Pública porque o senhor Presidente pretendia colocar no comando dos órgãos de segurança e informação gente de sua confiança, que lhe passasse informações sobre o que poderia ocorrer com os seus "amigos" e "familiares" (áudio gravado em reunião da Presidência da República). O Rei da Vila Rica queria ter controle sobre os órgãos como Polícia Federal, segundo o próprio Sérgio Moro. E não foi por outro motivo que um relatório teria sido feito pela ABIN (ou utilizando documentos da ABIN) em proveito do filho mais velho do senhor Monarca da Vila Rica, também conhecido por Presidente da República.

Nessa Vila Rica que virou o Brasil, levar vantagem é o lema! E o bloco de partidos que sempre gostou de levar vantagens, como cargos e mimos (conhecido por Centrão), se aproximou de Bolsonaro!

Jamais o lema de uma pátria deveria ser o de levar vantagem, mas sim o de deixar o Brasil em vantagem, à frente, à frente de seu espaço e tempo, mas não. A inflação voltou a crescer perigosamente, o desemprego está altíssimo, a carestia se mostra no preço dos combustíveis, alimentos e demais produtos. A nossa presença no mercado internacional está em queda, assim como a venda para os Estados Unidos, Europa, China e América do Sul. O Monarca de Vila Rica festeja com os seus familiares e amigos, mas o Brasil está cada vez mais isolado e dependente de esmolas de outros países, seja de oxigênio ou vacinas.

O Brasil nunca esteve acima de tudo e de todos nessa Monarquia de Vila Rica. O que preponderou foi o lema de levar vantagem! E por isso os radicais de extrema direita dominam e dominaram a política interna e externa do governo da Vila. Para eles o que sempre importou foi destruir o inimigo, os moinhos de vento, a cor vermelha (com exceção à listras da Bandeira dos Estados Unidos) e os comunistas, como se tivéssemos voltado 40 ou 50 anos na linha do tempo e, no meio de longo caminho, levar vantagem aonde possa, ocupar cargos, ganhar salários, ganhar benefícios, usar cartões corporativos, exercer influência com o poder político, privatizar para grupos amigos, perseguir inimigos... O Brasil caminhou para trás, a uma época da propaganda dos cigarros Vila Rica, em que o ex-jogador Gérson, citava em horário nobre da tevê brasileira "leve vantagem você também!" e virou uma mera e bagunçada vila. 

Mas não podemos reclamar. O Brasil virou uma insignificante vila, mas ainda segue as leis, ao menos a conhecida e tão propagada "lei de Gérson", a de levar vantagem. 

O Brasil, infelizmente, virou Vila Rica, onde o lema está escancarado: leve vantagem você também! E o zelador, síndico, administrador, presidente ou Monarca, que soa louco e incompetente, é, acima de tudo, um árduo oportunista que deseja levar vantagens em tudo, e as mentiras irresponsáveis e atos insanos não passam de meio de obter o que deseja, pouco importando a nossa economia e as vidas humanas ceifadas pela pandemia!

Na Vila Rica cada vez mais pobre para os brasileiros e que transforma os governantes em ricos, o dinheiro e o poder importam mais, mais que cultura, educação, ciência, economia, pessoas, brasileiros, e mais que o próprio Brasil!

Na Vila Rica o Monarca absoluto impõe a sua lei, de Gérson, onde ele e os seus amigos e familiares, podem levar vantagem! Brasil e o seu povo são mero objeto desses oportunistas que se fantasiam de loucos!

O Brasil virou Vila, rica para os amigos e filhos do Rei. E a lei e lema do governo é levar vantagem! O Monarca não se chama Gérson, mas "Jair and Son". Leia rápido e perceba a sonoridade... O Brasil virou uma propaganda de cigarro dos anos 70, uma vila rica, mas só para alguns!

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________