Como dizem, o forte não é o que nunca cai, mas o que consegue se reerguer.
Na vida, tudo é aprendizado. Se aprendermos a cair, saberemos nos levantar e seguir o caminho.
Temos que enfrentar de frente a rejeição, o desamor, a desconsideração, a falsidade, a manipulação e a falta de lealdade. E sem medo. Certamente não é fácil de se enfrentar. E isso não pode nos tornar egoístas ou desamorosos. Ao contrário, teremos que continuar a distribuir esses sentimentos, mesmo não os recebendo e podendo vir a enfrentar toda a série de desconsideração. Aí está a força, a capacidade de superação e de elevação espiritual.
O estar preparado significa, de certa forma, virar a face para o outro tapa e, assim, entender que se é forte. O outro pode nos estender a mão, nos acolher, mas mesmo que isso não ocorra, devemos ser fortes. A vida é um caminho tortuoso repleto de surpresas, uma verdadeira guerra interior.
Enquanto for uma guerra interior, ótimo, estaremos repensando, refletindo e crescendo.
Não pode haver a transformação em uma guerra com os outros. O confronto gera desarmonia, desencontros e interfere nos caminhos, o nosso próprio, inclusive, o que, segundo os hindus, gera os Karmas.
Devemos sempre olhar a vida como um aprendizado e nos dispormos a superar os desafios, todos eles.
Cristo assim o fez. Enfrentou os religiosos, os políticos, e sofreu com a perseguição, a discriminação, a crucificação. Foi odiado por muitos. Foi traído. Mesmo trilhando com humildade o caminho da Justiça viu surgir desafetos, o ódio sem motivo, a vingança, a tortura, e a morte cruel.
O que Cristo nos ensina com o seu caminho? Que mesmo sendo Justo, Bom e Humano, haverá adversidades a serem enfrentadas. Não pode haver medo em seguir o caminho. São esses obstáculos iniciais que nos darão força para enfrentar os que estão mais à frente, e assim sucessivamente.
A vida foi feita para ser vivida. O prazer é muito diferente do que a sociedade nos ensina. Há pequenos prazeres, momentâneos, como uma bebida, uma comida, o sexo etc. O prazer mais intenso, a felicidade, é aceitar o destino e se dispor a seguir o caminho e, a cada etapa superada, perceber que se está moral e espiritualmente mais forte. Isso trará, além de prazer espiritual, força suficiente a enfrentar qualquer dificuldade. Foi o que Cristo fez!
Aparentemente frágil, mas verdadeiramente forte, Cristo se submeteu a cada dificuldade, crueldade e ato de dor e os superou, como nós poderemos superar.
Cristo foi a fonte de luz e de ensinamento. Nós somos apenas a fonte de experiência. Podemos experimentar a vida, mas se seguirmos o caminho com afinco poderemos vivenciar outras vidas o quanto antes.
A vida confunde-se com a própria infinitude do Universo. Há infinitas possibilidades. Se trilharmos com medo e mais devagar, demoraremos a alcançar um próximo ponto ou estágio.
Sigamos o destino com fé e força que os Oceanos se abrirão. Sigamos em frente, sempre!
Não julgue o outro. Não faça fofocas, não gere desarmonia. Não lute pelo poder. Não faça mal nem deseje o que não lhe pertence. Isso o prenderá em um caminho e por certo tempo não haverá rumo a seguir. A humildade aliada à força o afastará de ambientes repletos de pequenas maldades e o permitirá seguir o caminho.
O fim do caminho? Não sei se existe. Se existir, o que estará diante dele? Deus, nossos queridos ou outros que nem nós que se dedicou com perseverança ao enfrentamento das adversidades? Ou nada ou Todos?
Siga o caminho. É a melhor forma de se alcançar a felicidade! A cada etapa você vivenciará o prazer da alma, muito intenso, próximo da sensação da verdadeira Felicidade!