sábado, 18 de novembro de 2017

LIGHT IN BABYLON


O mundo não se divide entre Oriente e Ocidente. Talvez assim tenha se dividido num passado não muito recente.
Hoje, a divisão se dá entre estilos de vida. Há aqueles que visam apenas o enriquecimento individual e aqueles que almejam o conhecimento espiritual. Isso pode se dar em qualquer canto.
O fato de um país adotar uma religião oficial não significa que almeje o enriquecimento individual. Ao contrário. Muitas vezes serve para evitar a transcendência necessária para o conhecimento, próprio e do que nos rodeia.
O mundo anda muito confuso. Irã e Arábia Saudita, como Nações, adotam a religião islâmica de acordo com os seus pontos de vista. A Coreia do Norte adota o ateísmo. Os Estados Unidos e o Brasil se dizem laicos, mas o primeiro exige juramentos, inclusive do presidente, com a mão sobre a Bíblia. No Brasil, o crucifixo está na Suprema Corte e o  Cristo no cartão postal internacional, Rio de Janeiro. A França chega a proibir algumas vestes em locais públicos, sob o pretexto de defender a laicidade. Mas nenhum desses países propicia o efetivo espiritualismo. Talvez alguns menos que outros, inclusive.
O espiritualismo persiste muito pontuado. Temos Nações mais espiritualizadas, como Nepal e Butão, e outras menos. Mas há pessoas espiritualizadas e centros que propiciam o autoconhecimento em muitos cantos do planeta.
O Brasil possui muitos locais de enriquecimento espiritual, sob roupagens diversas. Alguns ligados a religiões, outros a filosofias, outros a estilo de vida.
O grupo musical turco Light in Babylon, que toca nas ruas de Istambul, representa bem a dubiedade dos nossos tempos modernos. A cantora, de origem iranoesraelita, foi atrás de espaço para se redescobrir. Veja esse incrível documentário no youtube.

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________