sábado, 7 de fevereiro de 2009

Uma viagem a João Pessoa, PB

foto: prefeitura de João Pessoa
AURIANE BRITO*


No final do ano passado, fui ao Simpósio de Geografia Física na capital da Paraíba, João Pessoa. Logo de início todos os participantes do simpósio ganharam bolsas que continham vários mapas da cidade com seus pontos turísticos. Professores e estudantes de geografia em busca de aventura... Aquilo foi um convite...


Dividirmo-nos em pequenos grupos e “metemos a cara no mundo”, como diz o dito popular. Era na verdade um aprendizado de localização, leitura e interpretação cartográfica. Eu olhava para o mapa como se estivesse procurando um tesouro perdido o que me trazia alegria a cada descoberta.

A capital João Pessoa tem uma cara de interior, possui muita vegetação, temperatura agradável e resquício de Mata Atlântica, uma tentação a ficarmos horas e horas observando aquelas imensas árvores verdes. Muitos dos animais nativos praticamente não puderam ser observados por nós, e mesmo sabendo da existência de um zoológico na cidade preferimos percorrer outros caminhos, até porque ninguém queria ver os animais trancafiados em jaulas

João Pessoa tem muita diversidade de lazer, desde shoppings mais sofisticados e cheios de lojas aos mais simples, de aparência “barzinho” com voz e violão para quem quer curtir um happy hour. Os paraibanos são bastante gentis com seus visitantes nos aconselhando quais melhores caminhos seguir e sobre os horários de funcionamento dos pontos turísticos.

A fim de levar lembrancinhas para casa? É só ir às inúmeras feiras de artesanatos espalhadas pela cidade principalmente na praia do Seixas. Eu aconselho o visitante a procurar o centro de artesanato por ter mais variedades em produtos e preços. Nessas horas, como uma boa baiana, pinchincar valeu a pena! São vários acessórios de capim dourado, tapetes, redes, camisetas etc. Tem lojinhas que dá vontade de trazer tudo para casa.

Visitar a Ponta do Seixas é uma aventura e tanto. É o único local onde é ao mesmo tempo é extremo do país e do continente. O mar realmente se mistura com o céu e torna a paisagem belíssima! O farol e as paredes com a arte do mosaico são locais propícios para tirar fotos com a turma. Próximo você também encontra as falésias de Cabo Branco, outra formação geológica interessante. Uma pequena trilha na mata pode ser feita até chegar a falésias. Lá é possível observar vários animais correndo nas árvores além de pássaros se escondendo entre as folhas.

O Centro de Cultura e Arte é perto da Ponta do Seixas podendo chegar até lá à pé. Um local com uma linda arquitetura que em seu topo dá para observar o litoral de João Pessoa e suas grandes árvores. Exposições são realizadas neste Centro onde possui computadores com acesso a página na internet da instituição responsável pela exposição além de explicações dos participantes do projeto. A música ambiente que pode ser ouvida até mesmo nos banheiros faz qualquer pessoa ter vontade de passar o dia todo naquele lugar.

Também fomos presenteados com a apresentação do Coco nordestino, uma dança de jogo de pés e mãos. Na primeira vista parece ser fácil, mas é só entrar na roda e a gente acaba mudando de idéia. É preciso muito treino para se equilibrar em meio a tantas rodadas. Vale a pena tentar!

Então, fica aqui meu recado: nada melhor que um bom mapa e coragem para deixar uma viagem divertida.

__________________________________

*professora de Geografia

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________