QUEM É O AUTOR DESSE BLOG?

ANTES DE MAIS NADA, UM BRASILEIRO QUE AMA O BRASIL E PENSA DIUTURNAMENTE EM UM BRASIL MAIOR E MELHOR PARA TODOS OS BRASILEIROS. FORMADO EM DIREITO, TRABALHA COM O DIREITO PÚBLICO. TAMBÉM É JORNALISTA, ESCRITOR E DOCUMENTARISTA. É, ACIMA DE TUDO, UM PENSADOR DE BRASIL.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026

IRÃ: QUANDO O MEDO OU O EXCESSO DE ÉTICA PODE IMPLODIR UM PAÍS

Parece que apenas o Irã não percebe que os Estados Unidos jogam com o tempo a seu favor.

Fingem tentar acordo. Fingem estudar propostas para aumentar ainda mais as sanções contra o país persa. Fingem. É o que fazem de melhor. E enganam ou, aparentemente, parecem enganar, os líderes religiosos, políticos e militares do Irã.

Com isso, ganham tempo para rearmar Israel, organizar tropas oficiais, fixar mais navios em áreas estratégicas, preparar ações de comunicação em guerra e sabotar as comunicações iranianas, além de, principalmente, organizar e armar terroristas do ISIS e separatistas curdos, baluches e azeris nas fronteiras e em solo do próprio Irã.

Tentam ganhar tempo para que ocorra, ao mesmo tempo, implosões com guerra civil por quase todo o Irã, bombardeios a pontos estratégicos civis e militares e invasão de diversas pequenas tropas especiais, com o apoio de caças das forças aéreas de Israel e EUA e, talvez, de Reino Unido e França. Isso sem falar em operações diretas de grupos especiais e de inteligência ocidental em solo persa contra políticos, militares, cientistas e civis em geral.

Esse parece ser o plano dos Estados Unidos e do aliado israelense. Contra eles, os iranianos terão poucas chances se não agirem de surpresa, talvez até preventivamente, atacando e afundando navios de guerra, destruindo bases estadunidenses e aniquilando a poderosa força aérea israelense. Tempo para isso eles tiveram e têm. Capacidade operacional e de equipamentos também têm. O medo ou o excesso de ética os detêm?

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________