QUEM É O AUTOR DESSE BLOG?

ANTES DE MAIS NADA, UM BRASILEIRO QUE AMA O BRASIL E PENSA DIUTURNAMENTE EM UM BRASIL MAIOR E MELHOR PARA TODOS OS BRASILEIROS. FORMADO EM DIREITO, TRABALHA COM O DIREITO PÚBLICO. TAMBÉM É JORNALISTA, ESCRITOR E DOCUMENTARISTA. É, ACIMA DE TUDO, UM PENSADOR DE BRASIL.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026

DE PEABIRÚ ÀS MISSÕES JESUÍTICAS.

Muitos percorrem milhares de quilômetros para peregrinar em rotas europeias e asiáticas, inclusive eu fui um desses, mas há caminhos no Brasil repletos de Espiritualidade e história que fascinam qualquer Espírito sedento por aprendizado e vivência.

No Brasil, o mais famoso é o Caminho da Fé, que leva até o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, mas há também o interessante Passos de Anchieta, que tenta recriar o percurso que o Padre e Santo  (São) José de Anchieta percorria no litoral capixaba, no Espírito Santo. Sim, embora ele tenha fundado a cidade de São Paulo, ele viveu e morreu no Espírito Santo.

Há uma rota deslumbrante que liga o Brasil ao Paraguai e à Argentina, percorrendo as Reduções Jesuíticas construídas pelo povo Guarani, sob proteção dos Padres Jesuítas, desde São Miguel, no Rio Grande do Sul, ao interior dos nossos vizinhos do Mercosul. Não há exploração nem trilhas ou estudo sobre esse percurso, mas é algo plenamente possível de fazer e que encantaria qualquer peregrino. As construções e os detalhes perfeitos de cada Redução encantam os olhos e a Alma de todos.

Embora não houvesse um caminho original conhecido interligando as várias Missões Jesuíticas, hoje há estradas que as conectam, o que facilita a descoberta dessas construções centenárias por turistas estadunidenses, alemães e até (digo até porque tem poucos) sulamericanos. 

Mas o caminho brasileiro mais antigo, de fato, é o de Peabiru, uma série de trilhas e caminhos na Floresta, que ligavam diversos pontos do Brasil à terra do império Inca, no Peru, muito tempo antes da vinda dos colonizadores europeus.

Os caminhos de Fé não necessariamente se ligam a Igrejas, mas à história e ao respeito pelos povos que há centenas de anos ou milênios, construíram caminhos para facilitar a migração de povos ou o comércio, e que muitas vezes viam nesse percurso uma peregrinação Espiritual, como acreditam os Guaranis no caminho de Peabiru.

Em Santa Catarina o governador oficializou o caminho de Peabiru, mas incluiu cidades que não estavam no caminho original, apenas para dar lucros a empresários locais, como afirmam muitos indígenas e pesquisadores. 

Os caminhos que hoje exploramos turística e religiosamente não apenas fomentam o comércio e o trânsito de pessoas, mas o engrandecimento da Fé, que naturalmente busca a Verdade, o que deveria levar os políticos a respeitarem os fatos históricos, sem remodelar caminhos originários.

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________