sábado, 25 de setembro de 2021

25 ANOS DE UMA IMPORTANTE EMISSORA GLOBAL


Uma das redes de televisão de maior credibilidade no mundo completa 25 anos. Estamos falando da Al Jazeera, uma emissora do governo do Catar, com independência editorial, que tem defendido os direitos humanos, em especial os direitos dos refugiados. Há canais em língua árabe e inglesa e possui mais de 80 escritórios no globo. Também tem um canal em árabe dedicado exclusivamente ao público infantil.

O Catar, país sede da Al Jazeera, é um pequeno país peninsular situado no Golfo Pérsico, desértico e com grande litoral, com prédios modernos e que tem por capital a rica cidade de Doha. A economia do Catar é baseada basicamente na exploração do petróleo e gás, que o tornam um dos mais ricos do mundo.

E por ter a liberdade de adotar um posicionamento politicamente critico, a rede Al Jazeera é criticada pelos seus vizinhos do golfo, em especial Arábia Saudita, Bahrein e Emirados Árabes Unidos, que pedem o fechamento da rede estatal. Outro grande opositor da rede Al Jazeera é o governo militar do Egito.

A atuação da tevê do Catar é tão pontual, crítica e importante, que diversos jornalistas da rede Al Jazeera já foram presos e diversas de suas instalações foram bombardeadas pelo mundo afora.

Ela se tornou conhecida no ocidente pela cobertura da invasão ao Afeganistão (2001), mostrando imagens ao vivo dos ataques e entrevistas com Osama Bin Laden, e posteriormente pela presença na guerra do Iraque (2003).

Sofreu censura não apenas em Israel e no mundo árabe, mas no dito democrata Estados Unidos, que o proibiu de exibir a cobertura da guerra do golfo ao público dos Estados Unidos.

Por sofrer grande censura, tornou-se uma emissora importante no combate à censura e à liberdade de imprensa.

Muitos de seus documentários e coberturas jornalísticas foram premiados. E fez muitas matérias mostrando as prisões ilegais e as torturas praticadas contra os opositores de muitos regimes de países árabes, como Egito e Arábia Saudita, aos presos pelos Estados Unidos no Iraque e de palestinos em Israel.

Em um mundo que se tornou islamofóbico, a Al Jazeera se tornou a voz de muitos povos e um importante canal que denuncia comportamentos racistas não só contra árabes e muçulmanos, mas contra minorias no mundo afora.

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________