quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

BRASIL EM PERIGO. TERROR EM DUAS VERTENTES. A PRIMEIRA, ORGANIZADA E FINANCIADA, COMO VIMOS NO DIA 8. A SEGUNDA, INDIVIDUAL OU EM GRUPO, MAS DESVINCULADA DE UM COMANDO CENTRAL.

Os próximos anos não serão fáceis para os brasileiros, não em razão dos governos que elegemos na última eleição, mas em razão dos atentados que enfrentaremos.

Nos 4 anos de mandato, Bolsonaro insuflou a população a agir armada, facilitou a captação de armas por grupos criminosos e clamou contra a Democracia e os Poderes Legislativo e Judiciário, mantendo discurso de ódio contra grupos determinados, em especial a esquerda. Em razão disso temos visto ao longo do tempo, como os discursos de ódio, execuções de ambientalistas, jornalistas e defensores de partidos de esquerda, com paralisia nos setores de apuração e investigação. Mas o pior começa a se revelar agora.

Temos duas vertentes básicas para o terrorismo. A primeira é a organizada, financiada e planejada, como a que vimos no dia 8 último. A outra são as ações por células terroristas, individualizadas ou não, mas desvinculadas de um grupo central, e essas são as mais difíceis de mapear, acompanhar e aniquilar.

A tentativa de golpe do último dia 8 não foi ato isolado e nem será a última tentativa. Outras virão, e o governo deve agir rigorosa e eficazmente, como vem fazendo nesses últimos dias, e para isso deverá ter controle absoluto dos órgãos de repressão e fiscalização e, mais ainda, dos setores de inteligência das Polícias, Forças Armadas e Receita Federal., além da própria ABIN.

O Brasil foi atacado e muito provavelmente continuará a sê-lo, como vimos com a ação isolada de um terrorista ao tentar matar pessoas em uma manifestação pacífica contra o golpe em São Paulo ou nos ataques deliberados a torres de energia elétrica (Rondônia e Paraná) e a uma tentativa frustrada a refinarias de combustíveis. Tentativas de fechamento de rodovias, de acessos a  cidades produtoras de alimentos e a grandes cidades são previsíveis, assim como tentativas de atentados a autoridades, não só do Executivo Federal.

As ações imediatas devem centrar-se nos executores do terrorismo e nos financiadores e autores intelectuais, cortando a cabeça dessa perniciosa organização terrorista. Assim, Bolsonaro e bolsonaristas radicais, incluindo generais da reserva que estiveram no governo, todos eles, devem ser acompanhados muito de perto pelos órgãos policiais e seus orgãos de inteligência, além da própria ABIN e a inteligência das Forças Armadas.  Ao mesmo tempo, a inteligência da Receita Federal deve acompanhar de perto empresas e empresários suspeitos de financiar toda essa perigosa organização criminosa.

As prisões dos cabeças certamente trará um pouco mais de fôlego ao país, mas não tranquilidade, pois ainda existirão os terroristas que agem como células, sem vínculo direto a um comando central, e com possíveis ações não só em todo território nacional, mas em nossas embaixadas, consulados e sedes de empresas multinacionais brasileiras, ou até mesmo onde estiver um brasileiro.

Desta forma, o governo federal deve fazer uma "limpa" na ABIN, nos órgãos policiais e em todos os setores de inteligência federais, evitando a permanência de agentes leais ao antigo governo ou a infiltração por bolsonaristas radicais. Essa é uma ação vital, primordial.

E cabe a cada brasileiro comunicar as autoridades caso tenha conhecimento sobre financiamento, articulação ou membros terroristas, bem como planejamento ou execução de ações hediondas.

Ao mesmo tempo, ações rápidas e eficientes do Ministério Público são importantíssimas, assim como a rápida atuação do Poder Judiciário.

Também cabe ao governo, nesse momento, manter contato direto e próximo com serviços de inteligência das nações amigas, todas elas, bem como com os órgãos de inteligência das outras esferas de governo.

Se o governo federal tiver sucesso nessas ações e outras, ainda esse ano as ações terroristas se arrefecerão, porém, não terminarão, pois potenciais terroristas foram formados com todo o armamentismo e discurso de ódio mantido por esses 4 anos do mandato do ex-presidente, e qualquer radical, hoje, é um perigo em potencial.

Os terroristas em potencial estão espalhados por aí. Daí a necessidade de ações de inteligência e repressão, com a importante colaboração de todos nós!

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________