terça-feira, 22 de maio de 2012

7ª Mostra Mundo Árabe de Cinema

ICArabe

O ICArabe - Instituto da Cultura Árabe promoverá, de 25 de junho a 10 de julho, a 7ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, apresentando produções que retratam a realidade política, social e cultural dos países árabes e obras brasileiras com temáticas relacionadas à imigração árabe no Brasil ou à relação do Brasil com os países árabes e muçulmanos. A mostra terá entrada gratuita ou preços populares na cidade de São Paulo e será realizada nos espaços CineSESC, Cinemateca e Cine Olido. No Rio de Janeiro será realizada no Instituto Moreira Salles.

Com direção cultural e produção de Soraya S. Smaili, diretora do Instituto da Cultura Árabe e fundadora da Mostra, e da brasileira Nagila Guimarães, produtora do Festival de Abu Dhabi, a mostra vem se consolidando no calendário cultural da cidade de São Paulo, nesses sete anos de realização, e reafirmando o caráter multicultural da metrópole.

Este ano, o evento contará com a curadoria internacional de Rasha Salti, que estará presente entre os convidados. Rasha é uma liderança do movimento de cineastas do Mundo Árabe e tem enorme experiência com os mais importantes festivais árabes da atualidade, como Abu Dhabi e Dubai. A mostra Mapeando Subjetividade recebeu enorme aceitação de crítica em Nova Iorque e iniciará sua itinerância pelo Brasil, sendo exibida pela primeira vez na America Latina.

Esta edição da Mostra também receberá sete diretores renomados que participarão de encontros e de um ciclo de debates abertos ao público. Serão 31 filmes da seleção Mapping Subjectivity - Mapeando Subjetividade, Experimentação no Cinema Árabe da Década de 60 até os dias atuais, que tratam da experimentação do cinema árabe de 1960 até o presente momento. Mostrará produções inovadoras e totalmente inéditas no Brasil. Incluirá filmes recentes, dentre eles, cinco produções filmadas em 2011 e que abordam aspectos importantes da Primavera Árabe. Esta seleção de filmes é parte da Mostra Mapeando Subjetividade que está sendo exibida no MoMA de Nova Iorque.

Da produção nacional, o destaque é “Constantino” (foto), do cineasta Otávio Cury, inspirado em um livro escrito por seu bisavô, Daud Constantino Cury. O filme inédito será lançado no Brasil durante a mostra e conta a história do diretor que descobriu uma publicação em 2001, quando viajou de férias com sua família à cidade de Homs, na Síria. Essa era a primeira vez que Otavio pisava no país árabe, terra que seu bisavô deixou em 1926 para vir ao Brasil. O livro que originou o filme fala de Constantino, um dos grandes dramaturgos da Síria, cujo trabalho foi interrompido com a sua nova vida no Brasil.

Em 2012, a Mostra Mundo Árabe de Cinema reafirma-se na cena cultural de São Paulo como o evento de maior representatividade da nova produção cinematográfica árabe. “Vivemos um momento em que o Mundo Árabe e o mundo passam por transformações e há enorme interesse da sociedade brasileira em conhecer esta cultura e a recente e inovadora produção cinematográfica destes países. Além disso, o Brasil se destaca pelas relações comerciais e culturais com os países árabes e pelo grande contingente de brasileiros descendentes que vivem aqui”, destaca Soraya Smaili, diretora cultural do ICArabe e da Mostra.

Curadoria
Rasha Salti
Produção Executiva
Nagila Guimarães
Soraya S. Smaili

O cinema derrubando barreiras
A ideia de apresentar filmes e produções árabes e debatê-los permeia toda a trajetória do Instituto da Cultura Árabe, que questionou, desde seu início, onde estavam as produções de cinema árabes: inexistentes ou simplesmente ausentes do público brasileiro? Percebeu-se que se tratava da segunda alternativa. Havia diversos filmes, uma intensa produção cinematográfica e o ICArabe investiu na busca dessas produções.
As mostras do ICArabe são organizadas pelo Núcleo de Cinema do Instituto e nos últimos anos incluiu diversas atividades realizadas em diferentes cidades do país, como Rio de janeiro, Brasília e Belo Horizonte.
A Mostra Mundo Árabe de Cinema vem crescendo a cada ano, sempre trazendo filmes inéditos e convidados internacionais. Em 2011, foi realizada em três cidades, São Paulo, Brasília (no CCBB) e Belo Horizonte.
Para conhecer as edições anteriores da Mostra, acesse

Programa

31 filmes da seleção Mapeando Subjetividade, Experimentação no Cinema Árabe da Década de 60 até os dias atuais curadoria de Rasha Salti e que foi exibido no MoMA de NY. Lançamento do filme inédito de Otavio Cury

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________