sábado, 27 de junho de 2009

PARAGUAI PRENDE HOMEM FORTE DA OPERAÇÃO CONDOR

Nós brasileiros temos o hábito de falar mal dos nossos irmãos paraguaios. Para nós, eles seriam "um povo guarani subdesenvolvido". A história deles não é bem assim. E constantemente nos equivocamos com esses estereótipos. O Paraguai já foi a maior economia e também já teve a maior força militar do continente. Eram uma potência e só o deixaram de ser graças à atuação brasileira em prol dos interesses ingleses. É, nós invejavamos a capacidade daquele povo.
Achamos que aquele pequeno país não é uma democracia séria. Hummmm. Acho que o nosso país grande é que não é uma democracia assim tão séria. Vejam bem: lá eles prenderam nessa semana um alto dirigente político acusado de tortura e outras atrocidades durante o regime militar. Aqui não há um torturador daquela época preso. Veja a matéria publicada no Jornal Brasil de Fato (clique aqui para ler na página original).

Ex-ministro da ditadura é levado à prisão

Montanaro, ministro do Interior durante a ditadura de Stroessner, recebeu nesta quarta-feira (24) o destino desejado por familiares de vítimas da repressão: a penitenciária de Tacumbú, localizada em Asunción

foto: Alertnet
26/06/2009
Daniel Cassol, Paraguai


Aos 86 anos, Sabino Augusto Montanaro, ministro do Interior entre os anos de 1967 e 1989 da ditadura de Alfredo Stroessner, recebeu nesta quarta-feira (24) o destino desejado por familiares de vítimas da repressão desde sua chegada ao país: a penitenciária de Tacumbú, localizada em Asunción. A Corte Suprema de Justiça, no entanto, deve decidir hoje se concede ou não habeas corpus ao “homem forte” do ditador Stroessner.


Exilado em Honduras desde 1989, Montanaro voltou ao Paraguai no dia 1º de maio deste ano, provocando uma série de mobilizações para a sua condenação. Nos últimos dias, após receber alta do hospital, sua casa na região central de Asunción teve as grades cobertas com tapumes e passou a ser vigiada por seguranças privados, reforçando suspeitas de que ele iria ser deslocado para sua residência.

Nesta quarta-feira, porém, Montanaro foi preso preventivamente na penitenciária de Tacumbú. Os diretores da instituição penitenciária prometem não dar privilégios ao preso número 3.073, que chegou ao local sobre os gritos de “assassino” por familiares de vítimas da ditadura, que exigiam sua prisão desde sua chegada ao país.
“A presença de Montanaro em Tacumbú está encerrando em muitos uma etapa de dor, reiniciando esta pátria que sonhamos, sem perseguições, exílios, torturas e muito menos ditaduras”, afirmou ao jornal Última Hora a vereadora Rocío Casco, presidente do Partido do Movimento ao Socialismo (P-Mas).
Montanaro era considerado o homem forte da ditadura de Stroessner, encarregado de ordenar e executar prisões, torturas e mortes. Ele é acusado de cometer crimes de lesa-humanidade e de ter participado da Operação Condor, sistema de repressão articulada entre os países do Conesul.
A Corte Suprema de Justiça do Paraguai deve decidir se concede ou não o habeas corpus a Montanaro, baseando-se na lei que impede a prisão preventiva de pessoas maiores de 70 anos. Familiares das vítimas da ditadura sustentam que os crimes cometidos por Montanaro são imprescritíveis.

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________