quinta-feira, 29 de maio de 2008

PETROBRÁS - SEMPRE UMA SURPRESA

Por Cyro Saadeh*
A Petrobrás foi criada pouco antes de Getúlio praticar o tão famoso suicídio no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, em agosto de 1954. A criação dela foi uma obra de muitos brasileiros que deram o próprio sangue, como o Vargas e o Monteiro Lobato, através da campanha "o petróleo é nosso".
O Brasil seguia àquela época os passos de outros países que queriam uma empresa própria. Mossadegh, do Irã, foi o maior exemplo. Ele era um nacionalista laico que foi tirado do governo por ações dos serviços secretos britânico e estadunidense, para dar lugar ao Xá, um monarca corrupto e totalitário que seria derrubado pela Revolução Islâmica de 1979.
Hoje, não só o Irã vive uma crise, mas todos os países que são grandes produtores de petróleo, geralmente localizados no Oriente Médio. Será que hoje, com tanta informação, alguém tem alguma dúvida do motivo de tantas intervenções beligerantes naquela região?
É, bastou a Petrobrás anunciar a descoberta de grandes campos petrolíferos no mar para os Estados Unidos anunciarem que criarão uma frota naval para a América do Sul. Coincidência? E o nosso submarino nuclear, sai ou não sai?
Mas, voltemos à questão interna da nossa Petrobrás. Hoje, essa empresa que não é estatal, mas de economia mista, é a maior empresa brasileira e a terceira das Américas. Ela tem dinheiro público e também de muitos brasileiros e até estrangeiros.
Há pouco tempo, tentaram privatizá-la, mas não conseguiram. É a empresa que mais investe em cultura no Brasil. Basta ir ao cinema para ter a prova disso. Mas não investe apenas na sétima arte. O teatro, a dança, artevisuais, literatura e a música são beneficiados com investimentos maciços da nossa multinacional, além do esporte, evidentemente. Ela também investe em projetos de preservação ambiental, da flora e da fauna. O projeto TAMAR, de proteção à desova das tartarugas marinhas, que está presente em inúmeros cantos do País, é o maior exemplo.
A Petrobrás é, sem dúvida alguma, comprovadamente a maior multinacional brasileira. Está presente em muitos países da América do Sul e possui um número elevadíssimo de postos na Argentina. É uma empresa que está fazendo parcerias com diversas petrolíferas latino-americanas, e está ganhando espaço e notoriedade cada vez maiores, além de aumentar o lucro. Ela também está presente em países da África e do Oriente Médio. Os seus interesses vão muito além dos mares brasileiros.
Ela fomentou os biocombustíveis, primeiramante com o álcool e tornou-se referência mundial.
Recentemente, a bolsa de valores brasileira vem crescendo devido basicamente à Petrobrás. E é ela, também, quem está fomentando o crescimento econômico generalizado no país.
Se tiver curiosidade de saber um pouco mais sobre ela, acesse a página http://www.petrobras.com.br/
O mais legal, na minha opinião, é que ela propicia aos internautas bons curta-metragens gratuitamente na internet. Se nunca acessou, vá à página http://www.portacurtas.com.br/ e curta filmes com alguns dos melhores diretores brasileiros.
E se você tinha alguma dúvida do tamanho da nossa Petrobrás, saiba que ela tem uma verdadeira "agência de notícias". Vá à página http://www.agenciapetrobrasdenoticias.com.br/ e confira.
__________________________________________________
* jornalista, para o JORNAL DA POMPÉIA

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________