segunda-feira, 19 de maio de 2008

OS NOSSOS IDOSOS E A LUTA PELA INCLUSÃO

O idoso, muitas vezes, é preterido no transporte coletivo, não por omissão do Estado, mas por desrespeito da própria população, que, por puro egoísmo, opta por ignorar a preferência daqueles que já não têm a mesma força que os mais jovens.
Enfrentar filas, ter que pedir para sentar-se, aguardar olhares de raiva e enfrentar obstáculos nas calçadas são apenas algumas das inúmeras situações constrangedoras que enfrentam os nossos tios, pais e avós.
Eles têm direito ao exercício da cidadania, assim como qualquer um de nós. Por isso, há Conselhos Municipais dos Idosos em diversos municípios, Conselho Estadual do Idoso, Delegacias Especiais de Proteção, Órgão especializado do Ministério Público para atendimento e até setor específico da Secretaria da Saúde para dar um atendimento digno a esses brasileiros mais experientes. E, como qualquer um de nós, eles têm que fazer valer o seu direito a uma velhice sadia.
Mas não é só de brigas por direitos e por cidadania que vivem os idosos. Há casas de dança específicas para idosos, academias especializadas, aulas para a terceira idade em universidades públicas e até em parques públicos. No cinema e no teatro eles têm o direito de pagar meia entrada. E tem que fazer valer esse direito de acesso à cultura. E ainda estão isentos de pagamento da condução no transporte coletivo público municipal.
Os nossos "velhinhos" são um bom exemplo de como muitas vezes apenas o direito não assegura o exercício da cidadania. É necessário buscar ajuda e botar a boca no trombone. E o JORNAL DA POMPÉIA está aqui para isso também. Denuncie qualquer abuso, omissão ou desrespeito com os meninos e meninas da terceira idade.
______________________________________________
Cyro Saadeh é jornalista e colunista do Jornal da Pompéia

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________