sexta-feira, 4 de abril de 2025

NO JOGO GEOPOLÍTICO NÃO HÁ AMIGOS

Israel está atacando a Síria diariamente, mas combinou com os turcos? São eles, turcos, que apoiam o governo extremista sírio e que ajudaram a mudar o tabuleiro de xadrez no Oriente Médio, a favor de Israel e contra o Irã. Porém, Netanyahu não confia em Erdogan e pode ter ajudado a promover, por meio de ações de sua inteligência, grandes manifestações contra o líder turco.

A Turquia pode deslocar forças armadas para a região do Mediterrâneo sírio, assim como fez no nordeste, para combater os curdos. 

E se mandar tropas para o Mediterrâneo sírio, estará muito próxima do Líbano e não tão distante de Israel, o que pode soar como um alarme para Netanyahu.

A Turquia é uma grande potência militar, ao lado de Irã e Israel.

Israel enfraqueceu o Hezbollah e o Hamas, ao mesmo tempo em que conseguiu ver o Irã distante da Síria, mas isso não autoriza Israel a promover uma Guerra, ao lado dos Estados Unidos, contra o Irã,  impunemente. Esse será o maior erro de Netanyahu, e talvez fatal.

Netanyahu pode provocar grandes baixas ao Irã e destruir bases militares, mas o Irã não deixará de enviar milhares de mísseis balísticos contra Israel.
 
E se o Irã atacar fortemente Israel, milícias sírias e o Hezbolah podem ingressar em território israelense para o combate corpo a corpo. E se Israel estiver para ser derrotado, é possível - não estou falando que é provável - que a Turquia ingresse com tanques em solo israelense, podendo selar o fim do sionismo em solo do Oriente Médio. E isso não porque a Turquia odeie Israel, muito pelo contrário. A Turquia tem ótimas relações comerciais com os sionistas. O eventual ataque será para consolidar a irmandade muçulmana e angariar a simpatia do mundo muçulmano e uma liderança geopolítica na região, hoje disputada com Arabia Saudita e Irã.

Trump é inconsequente, assim como Netanyahu. O jogo geopolítico não é linear e não é  feito por amigos. 

O Irã corre o sério risco de ser atacado, assim como, por consequência, Israel. Nessa conjuntura, Netanyahu deveria ser mais cauteloso, pois pode provocar, contra si, ambições de supostos amigos.

quinta-feira, 3 de abril de 2025

O QUE VIRÁ LOGO APÓS TRUMP? E O BRASIL?

O atual presidente dos Estados Unidos está fazendo com que os EUA se afastem de seus aliados próximos tradicionais. Ameaças e taxações colocam Canadá, países Europeus, Japão e Coreia do Sul em alerta.

Ao mesmo tempo em que prometeu paz, Trump está promovendo e aprovando guerras contra o Iêmen, Palestina e Líbano.

Internamente, Trump promove perseguições a defensores da causa Palestina, promove deportações  em massa, corta verbas de áreas sensíveis e demite servidores.

As taxações indiscriminadas podem levar os EUA a enfrentar, ao mesmo tempo, uma forte recessão e uma onda inflacionária.

A impopularidade crescente é incontrolável será inevitável com o passar dos meses. 

Com esse panorama, não é difícil prever um governo curto para Trump. Impeachment, manifestações inicialmente pacíficas, que podem tornar-se armadas, devido à agressão esperada das forças de segurança, e ações da inteligência e da Cúpula Militar podem afastar Trump do poder.

Mas o que virá após? Aliás, o que se tornará os Estados Unidos? Os desmandos de Trump, a crise econômica inevitável e a insatisfação popular e de parte dos militares podem levar o país a um estado muito próximo de uma guerra civil. Alguns analistas falam em ditadura, inclusive, o que particularmente duvido, ao menos que ocorra já nessa década.

O fim da maior potência e do maior império que o mundo já presenciou não será cheio de glamour. Levará tempo até a ruína interna, mas Trump está acelerando esse processo.

O rearranjo das potências menores é inevitável, assim com o surgimento do mundo multipolar com blocos de poder. China, Rússia, Europa, Índia, Turquia e Irã são alguns que poderão liderar blocos representativos.

O Brasil seguirá discreto diante desse novo mundo geopolítico. Participa dos BRICS e continuará a manter uma boa relação com todos os atuais e futuros possíveis blocos de poder. Com a decadência dos EUA e o fim das ações de interferencia no pais, o crescimento econômico, militar e de influência do Brasil é uma certeza, já aguardada por outras potências.

Mas, e nesse momento, o Brasil corre risco de ações externas de desorganização política e social? Sim. Ações desse tipo parecem já estar em andamento (videm inflação dos alimentos, preço do dólar, a recorrente menção pela mídia à diminuição da popularidade de Lula), mas possivelmente não lograrão êxito devido ao que se pode denominar de Poder Moderador exercido pelo Supremo Tribunal Federal brasileiro. O STF, fortalecido pela Lava Jato, hoje assume papel de preservação da democracia e da estabilidade política do país, algo que os Estados Unidos não imaginaram em 2013, quando deram início no Brasil a uma série de práticas compreendidas no termo revoluções coloridas e que levaram ao afastamento de Dilma, prisão de Lula, surgimento da extrema direita e divisão do país entre as supostas "direita" e "esquerda".

O Brasil pode se sair maior do que todos esperavam e planejavam.

quarta-feira, 2 de abril de 2025

O BRASIL RICO PELA NATUREZA E POBRE PELA ELITE.

Os brasileiros pouco conhecem sobre sua própria história, de onde vieram e como o país foi construído. Pensam que os portugueses vieram para cá e o construíram com a ajuda voluntária de indígenas, caboclos e negros.

Não. Houve muito sangue. Muitos ideiais. Muitos herois. Muitos fizeram história, mas a história é simplificada ou mal contada.

Diante dessa omissão, extremistas de direita alteram a história brasileira, como se o Brasil fosse um país europeu, com realidades distintas, e não latino americano, com escravidão e que assassinava indígenas, tratados como objetos.

O nosso país foi construído com injustiças, que se revelam nas comunidades, nas Favelas, nos retirantes, no povo de rua, nas pessoas que alugam seus corpos nas esquinas das pequenas, médias e grandes cidades.

O nosso país foi abençoado com riquezas naturais, mas tem que ser tratado como o paraíso imaginado, e não o inferno como fizeram colonizadores e como ainda faz a grande parte da elite de atuais exploradores e políticos do país.

O Brasil de paz e de justiça, que merece toda a riqueza natural, há que ser um país mais justo e respeitoso por todos!

terça-feira, 1 de abril de 2025

O EFEITO DA QUEDA DA POPULARIDADE DE LULA

Dizem que o apoio popular ao presidente Lula caiu. Será? 

Talvez ele acredite nisso, pois está dando uma guinada histórica nesse terceiro mandato. e em benefício do Brasil, como só ele fez nas últimas décadas.

Você pode gostar ou deixar de gostar de Lula, mas ele sabe vender os interesses do Brasil como ninguém. É um político ao estilo do comerciante hábil, simpático e que sabe vender até o que o comprador não necessita. Com isso se fortalecem as indústrias e as exportações brasileiras, aumentando o número de empregos no Brasil e o próprio PIB, além de aprimorar a área de tecnologia, em parcerias estratégicas.

Está agindo assim com o Japão e o Vietnã. Mas muito mais se avizinha, principalmente no imenso continente asiático.

O Brasil perdeu o medo e deixou de ser submisso aos interesses do império, o que foi evidenciado pela indevida intromissão em assuntos da Venezuela nas eleições daquele país.

O Brasil está indo atrás do que lhe interessa: ampliação das parcerias e do comércio internacional. Falta muito, ainda, como o fomento às áreas de interesse estratégico, mas este já é um grande passo rumo ao desenvolvimento do país.

O crescimento do Brasil é um movimento quase natural que as nossas elites e a direita retrógrada têm obstaculizado. 

Que os Espíritos nacionalistas de Vargas, Juscelino, Jango e Geisel iluminem e protejam os atuais caminhos do Brasil.

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________