quarta-feira, 30 de abril de 2025

A DOR NO CAMINHO DA VERDADEIRA FÉ

É tão mais simples não ter Fé alguma e simplesmente viver!

Também talvez seja mais fácil ter a Fé manipulável, onde se crê em tudo o que o líder da Igreja diz, não se preocupando com o alcance da verdadeira religiosidade.

Mas quando se é crítico e se tem Fé, a dor é constante, por constatarmos as dores da humanidade e por ainda estarmos distantes da sabedoria que recheia e alimenta a verdadeira Espiritualidade em seu sentido mais amplo.


sábado, 26 de abril de 2025

APOCALIPSE, O FIM DE UMA FASE OU DA EXISTÊNCIA HUMANA?

Na era da exposição extrema, do fitness, do eu exacerbado, das selfies, do capitalismo e do consumismo do absolutamente desnecessário, a simplicidade, a fé, a filosofia e a solidariedade são repudiadas. 

O Jesus bíblico, da compaixão e que lutou contra os poderosos, passou a dar lugar, em muitas falsas Igrejas, a um Cristo da prosperidade, da riqueza material, do sucesso e do poder. 

O desrespeito àquele que prega o amor, algo para nós inexplicável, é uma realidade, seja em relação a um Padre que ajuda moradores em situação de rua, seja para o falecido Papa Francisco, um jesuíta amoroso, humilde e que acolhia a todos os excluídos. 

E como em um filme de terror ou nas tristes passagens bíblicas, pastores gananciosos e políticos falsos moralistas ganham a simpatia de grande parte da população histérica, agressiva e irracional.

O caos no caminho da humanidade é uma realidade.

Povos originários, pensadores comprometidos com a história humana, espiritualistas verdadeiros e todos os humanistas são a salvação nesses tempos de perdição moral.

Embora praticamente não se creia no fim dos tempos, entendo particularmente que ele não significa o fim da existência humana, em si, mas sim de um triste período e de uma fase da evolução humana, dando espaço a uma humanidade diferente e crística, que passa a seguir os ensinamentos de Cristo, de Buda e de todos os outros Personagens religiosos de igual grandeza.

SONIDO, SONO E SONS. CONEXÕES ENTRE SONS E SONHOS?

Sonido, embora possa parecer ter alguma conexão com sono, é uma palavra em espanhol que designa som ou ruído. 

Como pode parecer óbvio, sono e ruídos muitas vezes não combinam e se distanciam, e muito, mas nem sempre. Muitas vezes sons e sonos têm  fortes conexões., muito mais intensas que a semelhança na grafia.

Se, por um lado, um bom sono pode provocar ruídos, como altos e trepidantes roncos, por outro, ruídos quase sempre impedem os bons sonos, salvo aqueles sons comedidos de cachoeira, de ondas do mar e de uma chuva fraca, que acalentam a alma e a memória da infância e trazem aquele sono profundo revigorante.

Mas quem emite os maus sons, ou ruídos, tem bons sonhos? De certo, aquele que emite sons não muito agradáveis aos ouvidos de terceiros não teve bons sonhos e, por não poder ser caracterizado literalmente como um bom sonhador, torna-se incapaz de desenvolver sons que elevem a frequência vibratória para permitir os melhores sonhos. Daí vêm os ruídos que perturbam.

Tudo se conecta na vida. Do sono ao som mais edificante.

sexta-feira, 25 de abril de 2025

VIVER É UMA ARTE!

Somos um quadro pintado por Deus, que muitos vêem e poucos compreendem a beleza e a magia trazida conosco.

Alguns se vêem apenas como um pedaço de madeira e tinta e se valoriza pelo o que isso supostamente vale. São os materialistas que não vêem o milagre da vida.

Fomos criados com energia e arte e temos o dever de desenvolver os dons dados por Deus. Daí, viver é uma arte e assim deve ser entendida.

A sociedade nos poda, nos aprisiona, nos entristece. É o nosso inferno. O caminho é a libertação que virá no próximo passo da humanidade, que depende de nossa evolução coletiva.

O mundo está mudando. As potências imperialistas e colonialistas estão em decadência. Tudo o que elas representam entrará em processo de mudança, incluindo até mesmo as religiões como as vemos hoje. A matéria, o poder e o sucesso não serão mais um objetivo em si.

Parece ser evidente que, com essas modificações, voltaremos ao caminho da filosofia e Espiritualidade.  Assim, a evolução da compreensão humana será tão rápida quanto a tecnológica o é hoje em dia. 

O caminho de se libertar, do encontro com a arte que Deus nos reservou, está mais próximo do que imaginamos.

quinta-feira, 24 de abril de 2025

SOCIEDADE ABJETA

Quando não se respeita mais o Papa, Jesus Cristo e até Deus, o que esperar da humanidade voltada única e exclusivamente para o deleite material?

E quem brinca não é ateu. Se diz Cristão!

Ateu é muito mais humanitário e preocupado com a ética que muitos falsos religiosos.

Essa é a sociedade abjeta que eu não gostaria de ter conhecido.

quarta-feira, 23 de abril de 2025

PAÍSES QUE MERECEM RESPEITO, DESDE QUE NÃO ESTEJAM SOB A SUA ÓRBITA DE INFLUÊNCIA: RÚSSIA

Há diversos países que, em maior ou menor grau, merecem o nosso respeito.
 
Falemos da Europa. Suécia, Noruega e Finlândia são alguns deles. Rússia e Espanha são outros.

A Rússia é odiada por alguns, tida como imperialista, e amada por outros, considerada libertária.

A grande Rússia já foi um império, com uma força naval avassaladora, e que resistiu a Napoleão. E foi a herdeira do império russo, a URSS, União Soviética, que venceu os nazistas, invadindo Berlim e fazendo cerco a Hitler, permitindo, ela sim, ao mundo que respirasse liberdade. A Rússia também guerreou contra os impérios nipônico, turco e britânico e sofreu as consequências das invasões imperialistas.

Foi também a Rússia que acolheu minorias e um grande símbolo cultural e educacional para nós brasileiros, os missionários jesuítas. Eles foram acolhidos pelo império russo quando foram expulsos da Europa e de suas colônias.

Os jesuítas tiveram uma influência muito rica e importante não propriamente para os colonizadores, mas para os povos originários colonizados, já que estes eram tratados com mais respeito e dignidade, muito embora hoje se diga que aqueles trabalhavam com o aculturamento dos povos indígenas.

Voltemos à Rússia.

Mas nem tudo são flores. A Rússia é considerada imperialista por seus países vizinhos. Também pudera! A Rússia é enorme, com o dobro do tamanho do grande Brasil, ocupando praticamente metade da enorme Ásia e outro tanto da Europa. Há países que ela considera ser de sua órbita de influência, assim como o fazem os Estados Unidos, menor em tamanho, mas maior ainda em arrogância e em ações de desestabilização de governos.

Tanto Rússia como os Estados Unidos agem militarmente em benefício de suas empresas e de seus interesses. Vide a ação dos Estados Unidos no Oriente Médio e a Rússia na África e na Síria. Nisso, Rússia e Estados Unidos se igualam.

A diferença é que o Brasil está longe da órbita de influência da Rússia, e isso o beneficia, permitindo que conversemos de igual para igual, sendo a Rússia uma importante parceira do Brasil.

Os Estados Unidos, ao contrário, exercem ações imperialistas e intervencionistas nos países latino americanos e o Brasil não foi exceção. Foi assim contra os governos nacionalistas de Getúlio Vargas, João Goulart e Dilma Roussef, todos desenvolvimentistas e que de diferentes modos almejavam uma grande indústria nacional, com desenvolvimento tecnológico. Isso sempre soou uma grande ameaça ao grande vizinho, que chamava o nosso país de China do hemisfério sul. Para eles, o desenvolvimento do Brasil, em todos os sentidos, sempre foi considerado uma ameaça a ser combatida de frente.

Por isso, a Rússia, para nós, é mais benéfica, já que conosco não exerce ações imperialistas, o mesmo podendo se dizer da também enorme China, que tanto sofreu com os países imperialistas e colonialistas, como Estados Unidos, Japão e Reino Unido.

A China, que está no continente asiático, cresce economicamente e a sua influência se dá nessa base. As suas forças armadas não agem fora do país, pelo menos até agora não demonstraram isso, e visam exclusivamente à defesa de seu território, e é uma importantíssima parceira tecnológica e comercial do Brasil.

segunda-feira, 21 de abril de 2025

FRANCISCO, O SANTO PAPA JESUÍTA!

Morre o Papa Francisco, o Santo Homem que, com simplicidade e sabedoria, iluminou o espaço Católico na Terra.

Uma Luz brilhará nos Céus, e será de Francisco, o Santo Papa. Mensagens virão dos Céus, por meio de Francisco, o Mensageiro.

Jesuíta, lutou como guerreiro pela dignidade humana e por sua saúde já debilitada. Deixou um grande legado de Luz àqueles que tem verdadeira Fé. 

Estava acima das religiões. Estava ao lado da verdadeira Fé. Estava próximo de Cristo e dos humanos.

Logo após a Páscoa, data de renascimento, Franscisco parte para mais uma jornada que ninguém, a não ser Deus, sabe.

Os Jesuítas lutaram pela educação de qualidade e pela difusão da Fé Católica. Eram monges e guerreiros. Defenderam sozinhos, nas reduções Jesuíticas, os guaranis cheios de Fé contra espanhóis e portugueses cheios de ambições. Expulsos, foram acolhidos na Rússia imperial. Voltaram para iluminar a Fé!

TIRADENTES. 8 DE JANEIRO. GOLPE MAIOR CONTRA A INDEPENDÊNCIA ECONOMICA DO BRASIL E NÃO APENAS CONTRA A NOSSA DEMOCRACIA

Numa data histórica tão importante, dia de Tiradentes, o Brasil precisa repensar em sua história. E é oportuno que tratemos da tentativa de golpe como o que ela realmente é, tentativa de golpe de Estado.

O 8 de janeiro de 2023, em Brasília, não foi revolucionário. Foi golpista! Não foi pró-Brasil, mas contra os interesses legítimos desse. Explico abaixo.

Invadir as casas dos 3 Poderes e depredar não foi um ato de elevada grandeza, mas sim de massa de manobra. Quem assim agiu serviu apenas aos interesses de quem já articulava um golpe discretamente, mas não necessariamente em silêncio.  Serviu de bucha de canhão, na linguagem popular.

O grupo que articulou e planejou um golpe de Estado se serviu da desesperança de alguns brasileiros, talvez imbuídos de algum ideal. Mas foram usados, assim como os próprios Poderes e grande massa de brasileiros.

Pretendeu-se abolir os Poderes Legítimos do País, todos eles, para que em seu lugar assumisse um grupo de ex-militares que não tinha e não tem nada de nacionalista, mas sim de oportunismo e que serve e sempre serviu aos interesses alienígenas. E não me refiro a extraterrestres, mas a estrangeiros.

O fracasso do Brasil como democracia não interessa ao povo, aos comerciantes ou aos industriais brasileiros. Interessa ao grande capital estrangeiro e aos interesses geopolíticos de determinados impérios. 

Não é na toa que nas manifestações da extrema direita muitos carreguem a bandeira dos Estados Unidos, e manifestam idolatria a Donald Trump e a Netanyahu.

É uma afronta ao bom senso, ao Brasil e ao povo brasileiro.

Militar nacionalista jamais admitiria isso e jamais se aliaria a quem presta reverência a um hino ou a uma bandeira estrangeira.

O que está em jogo é mais que a democracia; é o destino do Brasil. Não querem que sejamos uma potência econômica independente, mas sim que voltemos a ser uma mera colônia de exploração, como fomos por longos 300 anos de nossa história.

Trata-se da liberdade do Brasil. O povo deve despertar e não se deixar seduzir por discursos que apenas querem dividir o país, criar inimigos internos e servir aos interesses de potências estrangeiras.

domingo, 20 de abril de 2025

A VEZ DA CHINA! ESPERANÇA DA HUMANIDADE!

Arsenais de bombas atômicas capazes de destruir a terra centenas de vezes.

Lixos pelos oceanos, rios, mares, lagos, terras e ar.

Aquecimento global e extinção de plantas e animais provocados por ações humanas.

Caça "esportiva" e rodízios com carnes e mais carnes para o banquete e deleite humano.

Abandono e maus tratos de animais. Queimada de florestas. Rios, lagos e e mares tratados como esgotos a céu aberto.

Rituais com animais e crianças.

Estupros. Tortura. Assassinatos.

Guerras. Destruição de escolas e hospitais. Queima de livros.

Censura. Perseguição política. Racismo. Homofobia e tantos outros preconceitos.

Utilização de "Deus" e da religiões não para elevação Espiritual, mas para angariar riquezas e projeção social.

Abandono de idosos e de crianças. Moradores em situação de rua. Drogas e armas. Dependência química. Indústrias do embelezamento, do fármaco, das armas. 

Selfies. Egoísmo. Individualismo. Materialismo. Aparência. Superficialidade.

Relações por interesse. Sugar Daddies. Prostituição.

Inveja, fofoca, cancelamento social e tantas outras artimanhas do ser humano.

Um ser que deveria elevar a humanidade e seu conceito promove e pratica o que há de pior, de mais sórdido, de mais cruel e repugnante.

Um ser que deveria valorizar a vida, a harmonia e o amor, dissemina a barbárie.

Somos uma espécie de vírus ampliado que, multiplicado, contamina e extermina.

A sociedade hodierna deveria causar repulsa e vergonha.

Um novo caminho, livre do materialismo doentio,  e de religiões deturpadas é possível.

Os deploráveis Estados Unidos já estão no longo e doloroso processo de decadência moral, econômica e militar. O império já não é capaz de ditar unilateralmente as regras para o mundo. 

Sua população, armada, sem saúde e muitos vivendo na rua e sob efeitos de drogas, poderá provocar um caos interno ainda maior, implodindo o país que há mais de um século ditou suas regras, catastróficas, para o mundo.

Sua elite poderá mudar de país e tentar destruir essa nova Nação, assim como fez com o império decadente, sugando as riquezas e pouco se importando para o mundo e para a população local.

Mas, no Universo, onde há morte, há também vida.

O sol nasce no horizonte, ao longe. No extremo Leste, a China ressurge como potência moral, espiritual, econômica e militar, criando esperanças e ânimo.

Ela que criou laços econômicos ao longo de sua história, renasce e traz esperança à humanidade no pior momento da história, de caos climático, de caos social e até de caos espiritual.

A harmonia e sabedoria chinesas trarão, com o tempo necessário, a harmonia e o ressurgimento da grandeza humana.

O mundo clama por ela. É a vez da China!

sábado, 19 de abril de 2025

BRASIL VITIMA DE ATAQUES ISRAELENSES?

Há duas décadas, pelo menos, Israel diz que o Irã está muito próximo de obter armas nucleares. A mesma Israel que as tem, que as obteve de forma irregular e que nunca confirmou possuir.

O Irã não desenvolveu armas nucleares porque diz que as bombas desse tipo se constituem em artefatos contra a humanidade e contra os princípios do Islã. 

Mesmo atacado, o Irã permaneceu sem desenvolver essas armas cruéis e tão poderosas que são capazes de inibir ataques de países inimigos.

Porém, se houver risco de ataque existencial por parte dos Estados Unidos ou Israel, o Irã poderá vir a desenvolve-las, e não está muito distante disso. Não o fez até agora porque não quis, simplesmente isso.

Não é a primeira vez que Israel se opõe ao desenvolvimento de capacidades nucleares por Países vizinhos. Nesse século destruiu uma usina Síria no deserto e no século passado, à  época de Saddam Husseim, atacou usinas iraquianas e, sem que muita gente saiba até hoje, teria executado, dias antes,  em pleno solo brasileiro, através de suposto método de envenenamento, um cientista militar brasileiro de alta patente. Trata-se do tenente-coronel aviador José Alberto Albano do Amarante.

O assassino seria, segundo familiares do brasileiro, o agente do Mossad, Samuel Giliad, que deixou o país logo após o suposto assassinato.


E essa não foi a única vez que o Brasil foi vítima de ações da inteligência israelense. Durante a visita de Bolsonaro presidente à Arabia Saudita, a conduta de um assessor brasileiro levantou suspeitas por agentes da inteligência Saudita, que descobriram que o assessor brasileiro mantinha contato frequente com agentes israelenses.

O Brasil perdeu muitos cidadãos em ataques israelenses na Palestina, Síria, Líbano e Iraque e há quem afirme que isso também ocorreu em solo brasileiro e frontalmente contra os interesses do Estado brasileiro. 

O que acontece lá fora também nos afeta direta e indiretamente.

quinta-feira, 17 de abril de 2025

O PROGRESSO MORAL INDIVIDUAL DEVE SER ACOMPANHADO DE RESPECTIVO AVANÇO DOS GOVERNOS E GOVERNANTES

A guerra da Ucrânia já deveria ter terminado. Na verdade, nem deveria ter começado. Extra-oficialmente já seriam setecentos mil soldados ucranianos e trezentos mil militares russos mortos em combate, sem contar os civis dos dois lados. 

A soberba dos presidentes ucraniano e russo e em especial a arrogância dos países membros da OTAN e os interesses geopoliticos dos Estados Unidos fizeram com que a guerra durasse esse longo tempo, sem chances de vitória para a Ucrânia e com perdas de vidas que poderiam ter sido evitadas, mas que nunca tiveram grande importância para o ocidente.

Ao mesmo tempo, Israel faz o que quer em áreas palestinas e executa civis, médicos e funcionários da ONU sob o silêncio complacente de quase todos os países. 

Os dois Estados já deveriam coexistir há quase 80 anos e a Palestina não foi viabilizada por culpa significativa dos Estados Unidos, que sempre apoiaram as medidas extremistas adotadas pelos governos radicais de Israel, lhes fornecendo dinheiro gratuitamente e armas, muitas armas modernas. 

Israel serve aos interesses dos Estados Unidos, assim como os presidentes estadunidenses servem a Israel. 

A Palestina, isolada politicamente, sobrevive graças à resignação e perseverança de seu incomparável povo e ao apoio espiritual de bilhões de pessoas espalhadas pelo mundo inteiro.

Guerras só interessam às grandes potências, a países colonialistas e imperialistas, aos fabricantes de armamentos e a grupos privados de mercenários e quando o território ostenta algum tipo de riqueza estratégica, mineral ou natural. Quando inexistem essas características, não são promovidas guerras na atualidade. 

Não há nada de bom em uma guerra. O que vem dela são ruínas, desgraças e mortes, além da destruição massiva da natureza.

Se, por um lado, cabe a cada indivíduo o progresso moral e espiritual, por outro, os Estados também têm que participar desse avanço progressivo, sendo vigiado de perto por todas as suas populações. De nada adianta Estados terem grande parte de sua população espiritualizada, enquanto os seus governos agem contra os princípios basilares filosóficos e das grandes religiões. 

quarta-feira, 16 de abril de 2025

ENTRE A MENTE HUMANA E A INTELIGÊNCIA SUPREMA HÁ POSSIVELMENTE DIVERSOS UNIVERSOS A SEREM COMPREENDIDOS

Se como dizem os Espíritas, Deus é a Inteligência Suprema, Ele é essencialmente o formador de tudo, de todos, do que se vê, do que se sente, do que se imagina, e é Imaterial.

Por outro lado, o neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis entende que o verdadeiro criador de tudo é a mente humana (O Verdadeiro Criador de Tudo, ed. Crítica), ou seja, a mente da criatura. Se a nossa mente define o que somos capazes de compreender e nos molda, ela cria um universo próprio e certamente limitado.

Todas as mentes humanas, se pudessem ser conectadas, criariam certamente um Universo muito mais rico do que apenas um humano é capaz de alcançar.

As mentes humanas, de certo modo, se complementam e permitem concluir que uma mente humana não percebe todo o Universo, mas apenas um em particular, aquele que o nosso cérebro cria.

O todo, então, é composto pela mente do indivíduo e da coletividade de humanos. Mas essas mentes alcançariam o Universo real, aquele ilimtado da Inteligência Suprema? O que faltaria para o conjunto de mentes dos humanos perceber o Universo Supremo?

Sabemos que com a evolução, aumenta-se a percepção e que nem todos têm a mesma capacidade de perceber.

São inúmeras as capacidades de percepção. Temos a compreensão do alheio, a empatia, cada tipo diferente de mediunidade, a dedução, a intuição e tantas outras formas de se perceber o eu, o outro e o próprio Universo individual.

É possível deduzir que, conforme evoluímos, estudamos e nos colocamos no lugar do outro, ampliamos a capacidade de percepção e estamos mais integrados ao Universo Supremo.

Mas será que apenas a inteligência do conjunto de humanos, extremamente limitada como se é possível perceber, levaria à inatingível Inteligência Suprema ou haveria uma escala de seres entre nós e o que consideramos ser Deus?

Pensamos que a inteligência está ligada ao corpo, à matéria, mas parece que não é assim. Se Deus é a Inteligência Suprema, Ele é Imaterial, como mencionado no início do texto.

Dessa forma, é possível estabelecer que entre os humanos (materiais) e a Inteligência Suprema (Imaterial) existam outros seres, materiais ou não, com inteligência mais avançada que a nossa. Podem ser extraterrestres, Anjos, Arcanjos...

Assim, é possível supor que, entre a mente humana e a Inteligência Suprema, há possivelmente diversos universos a serem compreendidos.

segunda-feira, 14 de abril de 2025

O ÚLTIMO HOSPITAL

Gaza sem casas, sem escolas, sem comida e sem água. Agora, também, sem o último hospital que restava. 

O último hospital pertence à Igreja Batista, cristã.

Criticar Israel e seu governo extremista não é ser antissemita. O judaísmo, como religião, assim como a grande parte dos judeus, não prega o extermínio.  Porém, defender ou ignorar o que está ocorrendo em Gaza é participar ou ser conivente com o genocídio em curso e televisionado ao vivo. 

domingo, 13 de abril de 2025

A DERROCADA TEVE INÍCIO

Se alguém tem dúvida do início da gigantesca derrocada de Trump e dos Estados Unidos, leia as notícias sobre as manifestações nos EUA, a superlotação nos supermercados para abastecimento, a perda de divisas pelos aposentados que investiam em fundos de pensão com ativos na bolsa, a reclamação de investidores, comerciantes, produtores agrícolas e até de industriais, todos dos Estados Unidos. 

sábado, 12 de abril de 2025

TRUMP TENTA REVERTER O ANSEIO E A HISTÓRIA DA PRÓPRIA HUMANIDADE. O RESULTADO PODE SER O CAOS AOS EUA.

Os defensores intransigentes do capitalismo e do comunismo poderão não gostar de enxergar o óbvio, mas o comércio e os comerciantes não datam de séculos atrás, mas de milênios. 

Comércio e comerciante não podem se confundir com capitalismo ou comunismo. 

Cidades-Estado e Impérios comercializavam com outras Nações há milhares de anos. 

A China e a Índia e também os árabes ficaram famosos pelo comércio de seda, vasos e incensos durante a idade média.

O Sultanato de Omã e Reinos no Paquistão também faziam trocas comerciais e culturais há milênios, muito antes do islamismo, como revelam achados recentissimos de um instrumento musical em Omã, típico de uma região do Paquistão.

O comércio e as trocas de produtos  são da natureza humana e envolvem curiosidade e fascinação pelo diferente.  

A produção em escala da revolução industrial modificou muita coisa e comunismo e capitalismo começaram a ditar regras sobre a produção de bens, não propriamente do comércio.

Os Estados Unidos ganharam muito com a globalização comercial e expandiram o alcance do seu cinema, das suas músicas e do seu modo de vida. Com o tempo, deixaram de ter tantas indústrias por questão de escala e redução de gastos, passando para a China continental a produção.

Os Estados Unidos se desindustrializaram, mas não totalmente. Há ainda muitas indústrias de peso nos Estados Unidos e pouco desemprego a justificar as ações de Trump na questão tarifária.

As medidas de Trump relativas as tarifas de importação são, certamente, não para melhorar a economia dos Estados Unidos, mas para tentar provocar uma recessão na China, ainda que o mundo todo pague esse alto preço, inclusive parcela significativa da população estadunidense, vítima de consequentes recessão e inflação. 

Trump, ao tentar reverter o comércio entre as Nações, fere a alma humana e a economia mundial. O protecionismo existente em períodos históricos distintos tende a se firmar, talvez sem êxito, nessa escala de amplo contato mundial da humanidade. Os Estados Unidos possivelmente serão as maiores vítimas das ações desesperadas de Trump, com o fim de sua hegemonia baseada na interferência ativa e discreta nas mentes de povos e em governos de outras nações. A tendência é o isolamento dos Estados Unidos, o agravamento de questões sociais e a radicalização política e religiosa nesse país.

Guerra civil e interferência das forças de inteligência e segurança, incluindo militar, nos Estados Unidos não soam como absurdos à realidade que se avizinha.

sexta-feira, 11 de abril de 2025

TRUMP, MESSIAS OU CAVALEIRO DO APOCALIPSE?

Há quem diga que Trump é um Messias e salvador da pátria estadunidense. Será?

Trump tem se mostrado inábil e já tem provocado muitas perdas para aposentados e seus fundos de pensão e investidores em geral. Muitos estadunidenses estão lotando supermercados para comprar antes do aumento previsto com as tarifas e a previsível inflação alta.

Manifestações contra Trump também têm ocorrido em solo estadunidense. 

Donald disse que cobraria altas tarifas de muitos países e depois recuou. Será 10% para todos, com exceção à China, que arcará com tarifas superiores a 140%, algo surreal.

A economia chinesa será atingida de pronto? Sem dúvida. E a estadunidense logo em seguida, porque grande parte dos produtos estadunidenses hoje são fabricados em terras continentais chinesas. E demora muito tempo para criar parques fabris. E não se trata apenas de espaço e de construção de grandes prédios industriais. Há que se ter mão de obra qualificada e insumos, e não há nada disso, hoje, na quantidade necessária, em solo estadunidense.

Trump se precipitou, calculou mal e se demonstrou apenas e tão somente um bom investidor, sem preparo para questões mais complexas, como se exige de um presidente e de sua equipe econômica.

Trump é orgulhoso muito acima da média, e caso se sinta humilhado com o vai e vem das suas tarifas, poderá provocar uma guerra real avassaladora, para demonstrar força. E o alvo já é previsto: Irã. Mas as consequências podem ser ainda mais graves para Trump. O Irã possui um bom sistema de defesa anti-aérea e alguns dos melhores mísseis do mundo. Portas-aviões, bases militares estadunidenses, militares estadunidenses e bases aéreas e nucleares israelenses podem ser os primeiros alvos iranianos, com consequências catastróficas para Israel e Estados Unidos. Outro movimento equivocado de Trump será fatal não só para o governo Trump, mas para o poderio estadunidense. Os Estados Unidos não podem se dar a esse "luxo". As agências de inteligência estadunidenses já devem estar alertando a presidência dos sérios riscos envolvidos  Se Trump irá ouvir é outra história.

Para o desencanto de muitos, Trump tem se apresentado mais como um verdadeiro cavaleiro do apocalipse do que Messias. 

quinta-feira, 10 de abril de 2025

O QUE SE AVIZINHA?

Muitos analistas econômicos se dividem ao analisar as medidas de aumento de tarifas de importação do governo Trump, dos Estados Unidos.

Alguns dizem que os Estados Unidos sofrerão as consequências, mas o maior afetado seria a China. Será? Outros dizem que os Estados Unidos se isolarão, terão dificuldades com a sua dívida pública, enfrentarão aumento da inflação aliada à recessão econômica, o que se chama de estagflação, antecipando a sua esperada ruína econômica.

Outros dizem que o Brasil pode se aproveitar da guerra econômica entre EUA e China e vender mais milho e soja para a China, e metais de terra rara para os Estados Unidos.

Independentemente das questões econômicas, as medidas de Trump estão a provocar o início de mudanças geopolíticas, com um novo realinhamento de diversos países, muitos saindo da órbita dos EUA e se aliando à China. Muito disso se deve à insegurança e traição sentidas por aliados de longa data dos EUA, como Canadá, Japão, Coreia do Sul e países Europeus. Muito também se deve à percepção de colapso em pouco tempo dos Estados Unidos.

Mas entendo que o mais importante e ignorado por todos é a questão filosófica e de Espiritualidade, que imagino que se sagrarão mais importantes do que já foram desde o início do capitalismo. Entendo que são a Filosofia e a Espiritualidade elementos importantes para a evolução humana, muito mais que o poder de consumo. E com a ascensão da China, parece ser inevitável que filosofia e tradições religiosas milenares se expandam pelos corações, mentes e almas de muitos também no sul global e no que se chama de ocidente.

A queda dos Estados Unidos e muito do que ele representa coincidirá com o ressurgimento da profundidade e da essência humana, em busca do sentido de viver, com a valorização da Filosofia e das religiões ou, em sentido ainda mais amplo, da Espiritualidade. Sinal de uma nova Era. Era de Aquário?

quarta-feira, 9 de abril de 2025

MARAVILHAS NATURAIS E ALEGRIA E FÉ ADVINDAS DA ALMA COMPÕEM O MAIS BELO CENÁRIO DE ENCANTAMENTO

Já fiz viagens maravilhosas, onde me encantei pela cultura local e por toda a riqueza histórica, mas o que mais me encanta são as maravilhas escondidas nas entrelinhas, que mistura uma beleza natural única com uma alegria e Fé que não advém das riquezas externas, mas do interior mais profundo da Alma.

Exemplos desse encantamento são Canudos e o norte argentino, reveladores de belezas naturais e de alegria esculpida na Fé advinda da força interior de cada Alma.

sexta-feira, 4 de abril de 2025

NO JOGO GEOPOLÍTICO NÃO HÁ AMIGOS

Israel está atacando a Síria diariamente, mas combinou com os turcos? São eles, turcos, que apoiam o governo extremista sírio e que ajudaram a mudar o tabuleiro de xadrez no Oriente Médio, a favor de Israel e contra o Irã. Porém, Netanyahu não confia em Erdogan e pode ter ajudado a promover, por meio de ações de sua inteligência, grandes manifestações contra o líder turco.

A Turquia pode deslocar forças armadas para a região do Mediterrâneo sírio, assim como fez no nordeste, para combater os curdos. 

E se mandar tropas para o Mediterrâneo sírio, estará muito próxima do Líbano e não tão distante de Israel, o que pode soar como um alarme para Netanyahu.

A Turquia é uma grande potência militar, ao lado de Irã e Israel.

Israel enfraqueceu o Hezbollah e o Hamas, ao mesmo tempo em que conseguiu ver o Irã distante da Síria, mas isso não autoriza Israel a promover uma Guerra, ao lado dos Estados Unidos, contra o Irã,  impunemente. Esse será o maior erro de Netanyahu, e talvez fatal.

Netanyahu pode provocar grandes baixas ao Irã e destruir bases militares, mas o Irã não deixará de enviar milhares de mísseis balísticos contra Israel.
 
E se o Irã atacar fortemente Israel, milícias sírias e o Hezbolah podem ingressar em território israelense para o combate corpo a corpo. E se Israel estiver para ser derrotado, é possível - não estou falando que é provável - que a Turquia ingresse com tanques em solo israelense, podendo selar o fim do sionismo em solo do Oriente Médio. E isso não porque a Turquia odeie Israel, muito pelo contrário. A Turquia tem ótimas relações comerciais com os sionistas. O eventual ataque será para consolidar a irmandade muçulmana e angariar a simpatia do mundo muçulmano e uma liderança geopolítica na região, hoje disputada com Arabia Saudita e Irã.

Trump é inconsequente, assim como Netanyahu. O jogo geopolítico não é linear e não é  feito por amigos. 

O Irã corre o sério risco de ser atacado, assim como, por consequência, Israel. Nessa conjuntura, Netanyahu deveria ser mais cauteloso, pois pode provocar, contra si, ambições de supostos amigos.

quinta-feira, 3 de abril de 2025

O QUE VIRÁ LOGO APÓS TRUMP? E O BRASIL?

O atual presidente dos Estados Unidos está fazendo com que os EUA se afastem de seus aliados próximos tradicionais. Ameaças e taxações colocam Canadá, países Europeus, Japão e Coreia do Sul em alerta.

Ao mesmo tempo em que prometeu paz, Trump está promovendo e aprovando guerras contra o Iêmen, Palestina e Líbano.

Internamente, Trump promove perseguições a defensores da causa Palestina, promove deportações  em massa, corta verbas de áreas sensíveis e demite servidores.

As taxações indiscriminadas podem levar os EUA a enfrentar, ao mesmo tempo, uma forte recessão e uma onda inflacionária.

A impopularidade crescente é incontrolável será inevitável com o passar dos meses. 

Com esse panorama, não é difícil prever um governo curto para Trump. Impeachment, manifestações inicialmente pacíficas, que podem tornar-se armadas, devido à agressão esperada das forças de segurança, e ações da inteligência e da Cúpula Militar podem afastar Trump do poder.

Mas o que virá após? Aliás, o que se tornará os Estados Unidos? Os desmandos de Trump, a crise econômica inevitável e a insatisfação popular e de parte dos militares podem levar o país a um estado muito próximo de uma guerra civil. Alguns analistas falam em ditadura, inclusive, o que particularmente duvido, ao menos que ocorra já nessa década.

O fim da maior potência e do maior império que o mundo já presenciou não será cheio de glamour. Levará tempo até a ruína interna, mas Trump está acelerando esse processo.

O rearranjo das potências menores é inevitável, assim com o surgimento do mundo multipolar com blocos de poder. China, Rússia, Europa, Índia, Turquia e Irã são alguns que poderão liderar blocos representativos.

O Brasil seguirá discreto diante desse novo mundo geopolítico. Participa dos BRICS e continuará a manter uma boa relação com todos os atuais e futuros possíveis blocos de poder. Com a decadência dos EUA e o fim das ações de interferencia no pais, o crescimento econômico, militar e de influência do Brasil é uma certeza, já aguardada por outras potências.

Mas, e nesse momento, o Brasil corre risco de ações externas de desorganização política e social? Sim. Ações desse tipo parecem já estar em andamento (videm inflação dos alimentos, preço do dólar, a recorrente menção pela mídia à diminuição da popularidade de Lula), mas possivelmente não lograrão êxito devido ao que se pode denominar de Poder Moderador exercido pelo Supremo Tribunal Federal brasileiro. O STF, fortalecido pela Lava Jato, hoje assume papel de preservação da democracia e da estabilidade política do país, algo que os Estados Unidos não imaginaram em 2013, quando deram início no Brasil a uma série de práticas compreendidas no termo revoluções coloridas e que levaram ao afastamento de Dilma, prisão de Lula, surgimento da extrema direita e divisão do país entre as supostas "direita" e "esquerda".

O Brasil pode se sair maior do que todos esperavam e planejavam.

quarta-feira, 2 de abril de 2025

O BRASIL RICO PELA NATUREZA E POBRE PELA ELITE.

Os brasileiros pouco conhecem sobre sua própria história, de onde vieram e como o país foi construído. Pensam que os portugueses vieram para cá e o construíram com a ajuda voluntária de indígenas, caboclos e negros.

Não. Houve muito sangue. Muitos ideiais. Muitos herois. Muitos fizeram história, mas a história é simplificada ou mal contada.

Diante dessa omissão, extremistas de direita alteram a história brasileira, como se o Brasil fosse um país europeu, com realidades distintas, e não latino americano, com escravidão e que assassinava indígenas, tratados como objetos.

O nosso país foi construído com injustiças, que se revelam nas comunidades, nas Favelas, nos retirantes, no povo de rua, nas pessoas que alugam seus corpos nas esquinas das pequenas, médias e grandes cidades.

O nosso país foi abençoado com riquezas naturais, mas tem que ser tratado como o paraíso imaginado, e não o inferno como fizeram colonizadores e como ainda faz a grande parte da elite de atuais exploradores e políticos do país.

O Brasil de paz e de justiça, que merece toda a riqueza natural, há que ser um país mais justo e respeitoso por todos!

terça-feira, 1 de abril de 2025

O EFEITO DA QUEDA DA POPULARIDADE DE LULA

Dizem que o apoio popular ao presidente Lula caiu. Será? 

Talvez ele acredite nisso, pois está dando uma guinada histórica nesse terceiro mandato. e em benefício do Brasil, como só ele fez nas últimas décadas.

Você pode gostar ou deixar de gostar de Lula, mas ele sabe vender os interesses do Brasil como ninguém. É um político ao estilo do comerciante hábil, simpático e que sabe vender até o que o comprador não necessita. Com isso se fortalecem as indústrias e as exportações brasileiras, aumentando o número de empregos no Brasil e o próprio PIB, além de aprimorar a área de tecnologia, em parcerias estratégicas.

Está agindo assim com o Japão e o Vietnã. Mas muito mais se avizinha, principalmente no imenso continente asiático.

O Brasil perdeu o medo e deixou de ser submisso aos interesses do império, o que foi evidenciado pela indevida intromissão em assuntos da Venezuela nas eleições daquele país.

O Brasil está indo atrás do que lhe interessa: ampliação das parcerias e do comércio internacional. Falta muito, ainda, como o fomento às áreas de interesse estratégico, mas este já é um grande passo rumo ao desenvolvimento do país.

O crescimento do Brasil é um movimento quase natural que as nossas elites e a direita retrógrada têm obstaculizado. 

Que os Espíritos nacionalistas de Vargas, Juscelino, Jango e Geisel iluminem e protejam os atuais caminhos do Brasil.

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________