Se como dizem os Espíritas, Deus é a Inteligência Suprema, Ele é essencialmente o formador de tudo, de todos, do que se vê, do que se sente, do que se imagina, e é Imaterial.
Por outro lado, o neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis entende que o verdadeiro criador de tudo é a mente humana (O Verdadeiro Criador de Tudo, ed. Crítica), ou seja, a mente da criatura. Se a nossa mente define o que somos capazes de compreender e nos molda, ela cria um universo próprio e certamente limitado.
Todas as mentes humanas, se pudessem ser conectadas, criariam certamente um Universo muito mais rico do que apenas um humano é capaz de alcançar.
As mentes humanas, de certo modo, se complementam e permitem concluir que uma mente humana não percebe todo o Universo, mas apenas um em particular, aquele que o nosso cérebro cria.
O todo, então, é composto pela mente do indivíduo e da coletividade de humanos. Mas essas mentes alcançariam o Universo real, aquele ilimtado da Inteligência Suprema? O que faltaria para o conjunto de mentes dos humanos perceber o Universo Supremo?
Sabemos que com a evolução, aumenta-se a percepção e que nem todos têm a mesma capacidade de perceber.
São inúmeras as capacidades de percepção. Temos a compreensão do alheio, a empatia, cada tipo diferente de mediunidade, a dedução, a intuição e tantas outras formas de se perceber o eu, o outro e o próprio Universo individual.
É possível deduzir que, conforme evoluímos, estudamos e nos colocamos no lugar do outro, ampliamos a capacidade de percepção e estamos mais integrados ao Universo Supremo.
Mas será que apenas a inteligência do conjunto de humanos, extremamente limitada como se é possível perceber, levaria à inatingível Inteligência Suprema ou haveria uma escala de seres entre nós e o que consideramos ser Deus?
Pensamos que a inteligência está ligada ao corpo, à matéria, mas parece que não é assim. Se Deus é a Inteligência Suprema, Ele é Imaterial, como mencionado no início do texto.
Dessa forma, é possível estabelecer que entre os humanos (materiais) e a Inteligência Suprema (Imaterial) existam outros seres, materiais ou não, com inteligência mais avançada que a nossa. Podem ser extraterrestres, Anjos, Arcanjos...
Assim, é possível supor que, entre a mente humana e a Inteligência Suprema, há possivelmente diversos universos a serem compreendidos.