ANBA - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BRASIL-ÁRABE
Isaura Daniel
isaura.daniel@anba.com.br
A editora Dar Saer Mashrek, de Beirute, lança neste mês a segunda edição de um guia turístico, histórico, arqueológico, religioso e cultural do Líbano voltado principalmente para brasileiros. A obra, chamada Líbano – Um oásis no Oriente Médio, é do escritor paranaense Roberto Khatlab, que mora no país árabe, onde é diretor do Centro de Estudos e Culturas da América Latina na Universidade Saint Esprit de Kaslik. Khatlab é autor de livros sobre temas como migração libanesa e história das religiões.
A publicação, em português, teve apoio do Ministério do Turismo do Líbano e será apresentada pela pasta no World Travel Market, feita do setor de turismo que ocorre de 23 a 25 de abril no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Ela será mostrada também no 1º Fórum de Turismo e Negócios Brasil-Líbano, no dia 26 de abril, no Hotel Ceasar Park, no estado do Rio de Janeiro, segundo informações de Khatlab.
“No Líbano, a pessoa entra no túnel do tempo e retorna a cinco, sete, oito mil anos de história. Em pleno centro de Beirute e outras cidades encontramos o passado e o presente, um verdadeiro museu vivo a céu aberto e com um povo dinâmico, hospitaleiro”, afirma o autor, lembrando ainda que os brasileiros costumam se sentir em casa no país, já que é raro encontrar um libanês que não tenha morado no Brasil ou o visitado, ou tenha pelo menos um amigo brasileiro. “O Líbano é um pedaço do Brasil no Oriente Médio”, diz Khatlab.
A segunda edição, que foi atualizada e ampliada, tem 322 páginas. A obra traz informações como história e geografia de mais de 200 cidades e vilarejos, sites arqueológicos, cultura, gastronomia, população, costumes, personalidades importantes. Também mostra o que há no país em ecoturismo, arquitetura, tradição, lendas, mitos, museus, rotas e templos religiosos. São apresentados no livro locais de estudo espiritual druso, os locais de peregrinação de cristianismo, islamismo e de drusos, locais por onde passaram Jesus e Maria, apóstolos e santos.
Em algumas cidades descritas no guia há breves biografias de escritores brasileiros cujas famílias são destes locais, como Milton Hatoum, Salim Miguel, Raduan Nassar, além de libaneses como Gibran Khalil, Mikhail Naimy, Ameen Rihani. Khatlab também descreve na obra os lugares por onde passou o imperador do Brasil, Dom Pedro II, em 1876, quando visitou o país, e lugares onde há forte presença brasileira, comunidades que dominam o idioma português ou têm referências ao Brasil em ruas, estátuas e imagens de santos. O escritor faz ainda uma cronologia das relações entre o Brasil e o Líbano, entre 1876 e 2013.