Eis um exemplo da mentira e da falta de critério na cobertura dos acontecimentos mundiais pela grande imprensa. Pode até parecer algo inocente para alguns, mas essa realidade assola a maior parte dos fatos trazidos a nós pelas agências de notícias internacionais.
FARSA
Blogueira lésbica da Síria é na verdade um heterossexual norte-americano
por DN.pt
por DN.pt
Amina al Araf era um símbolo da luta contra o conservadorismo religioso na sociedade da Síria e nas últimas semanas tornara-se num ícone da resistência contra o regime ditatorial de Bashar al-Assad. Mas a blogueira lésbica de Damasco era afinal um homem heterossexual dos EUA, de 40 anos, que estuda em Edimburgo, Escócia.
Segundo descreve a correspondente do El Mundo em Beirute, Líbano, Tom MacMaster criou a personagem Amina, uma jovem síria norte-americana que fora viver recentemente para Damasco, capital da Síria. O verdadeiro autor do blogue descreveu durante meses a forma como Amina vivia a sua homossexualidade numa sociedade árabe conservadora. E nas últimas semanas, as entradas no blogue "Uma lésbica em Damasco" indicavam que a jovem tinha participado activamente nas revoltas sociais contra o Presidente sírio e o regime autoritário que este encabeça
Na semana passada, a sua prima, Rula, comunicara no blogue que Amina tinha sido detida e estava desaparecida, só que, afinal, Rula também era outra personagem inventada por MacMaster. Mas, antes que se soubesse que tudo era mentira, a embaixada dos EUA tentou encontrar a jovem e os internautas mobilizaram-se nas redes sociais exigindo a sua libertação.
O estudante de 40 anos escandalizou a imprensa internacional ao revelar neste fim-de-semana a verdadeira identidade de Amina. "Acredito que não fiz mal a ninguém. Acredito ter criado uma voz importante sobre assuntos que me preocupam enormemente. Estes acontecimentos têm sido modelados por pessoas que os vivem diariamente. (...) Só tentei iluminar a audiência ocidental. Esta experiência confirma tristemente os meus sentimentos acerca da cobertura superficial sobre o Médio Oriente. (...) Cumprimentos, Tom MacMaster. Istambul, Turquia. O único autor de todos os 'posts' deste blogue", escreveu o norte-americano numa mensagem intitulada "Desculpa aos leitores".