segunda-feira, 13 de junho de 2011

6ª MOSTRA MUNDO ÁRABE DE CINEMA

de 16 a 29 de junho
O ICArabe (Instituto da Cultura Árabe), em parceria com o Sesc-SP (Serviço Social do Comércio), Prefeitura Municipal de São Paulo, Cinemateca Brasileira e o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), realiza na capital paulista, entre 16 e 29 de junho, a 6ª Mostra Mundo Árabe de Cinema. A pré-estreia será no dia 15!

Nesta edição, serão apresentados 15 filmes de diversos países como Tunísia, Egito, Síria, Emirados Árabes, Iraque, Argélia, Marrocos, Palestina, entre outros. As produções foram selecionadas pela brasileira Nágila Guimarães e pela tunisiana Dora Bochoucha, que optaram por incluir no circuito filmes que representassem como fidelidade as particularidades de seus países de origem, mas sem pretender o isolamento. Os filmes falam a cada uma dessas nações, mas unem os povos do mundo inteiro por meio da emoção e da esperança. Revelam as tensões, mas também o que há de harmônico entre a singularidade e universalidade.

Alguns dos dezessete filmes foram produzidos de uma nova geração de cineastas que surgiu nos últimos dez anos. Essas obras foram aclamadas pela crítica internacional e fizeram parte dos principais festivais mundiais - Cannes, Sundance, Toronto, Veneza e Berlim. Alguns dos filmes atingiram grande sucesso de bilheteria em seus países, como os egípcios Microfone e Um a Zero.

Será uma oportunidade de conhecer trabalhos como Caindo por Terra (2008), de Chadi Zenedine, e nomes como Mohamad Al Daradji, diretor de Filho da Babilônia (2009), aclamado em 2010 pela Revista Variety como o Cineasta do Ano do Oriente Médio. Há também produções como Cidade da Vida (2009), de Ali Mostafa, primeiro filme dos Emirados Árabes a ser distribuído nacional e internacionalmente, Outra Vez (2009), de Joud Said, o mais jovem diretor sírio a concluir um longa-metragem e Microfone (2010), de Ahmad Abdallah, primeiro filme egípcio a receber o prestigioso prêmio The Golden Tanit do festival de 2010 em Cartago.

Os filmes What a Wonderful World (2006), premiado segundo longa-metragem do diretor, ator, escritor e artista plástico Faouzi Bensaïdi, Casanegra (2008), de Nour-Eddine Lakmari, que revela o Marrocos a partir de suas questões sociais como a pobreza, a prostituição, o preconceito contra a homosexualidade, as drogas e a violência e Fora da Lei (2010), de Rachid Bouchared, filme indicado ao Oscar 2011 de melhor filme estrangeiro, também serão exibidos.

As mulheres marcam forte presença nesta mostra. Da tunisiana Raja Amari será exibido Segredos Enterrados (2009), seu segundo longa-metragem que participou das competições dos festivais de Veneza e Abu Dhabi. De Anne-Marie Jacir apresentamos Salt of this Sea (2008), seu primeiro longa-metragem e segundo trabalho de estréia no festival de Cannes. E também Um a Zero(2009), de Kamla Abu Zekri, campeão de bilheteria no Egito e festivais internacionais, Todo Dia é Feriado(2009), o primeiro e brilhante longa-metragem de Dima El Horr, que mistura política e surrealismo e Câmeras Abertas (2009), de Mayson Pachachi, cineasta iraquiana que já teve vários documentários premiados e é co-fundadora do Independente Film & Television College, um centro gratuito de formação de cinema em Bagdá.

Além de Câmeras Abertas, a Mostra exibirá mais dois documentários. VHS Khaloucha (2006), de Néjib Belkadhi, a história hilária de um cineasta amador que produz longa-metragens em VHS. Reciclar (2007), do diretor Mahmoud Al Massad, que revela o ambiente social gerador de terroristas e imigrantes.

No dia 29 de junho, encerramento da Mostra, está previsto um encontro com as curadoras. Elas falarão sobre a situação atual da Tunísia pós-levante, que ocorreu no início deste ano, e trarão do mercado cinematográfico naquele país.

As exibições acontecem em algumas das principais salas da cidade: CineSesc (17 a 23/6), Centro Cultural São Paulo (17 a 26/6) e Cinemateca (21 a 29/6). Neste ano, a mostra acontece também em Brasília e Belo Horizonte.

A 6ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, conta com o apoio cultural de diversas instituições, e pretende fortalecer o intercâmbio entre os cineastas e o público dos diferentes países e abrir uma janela para que outras culturas possam ser vistas sob um olhar mais reflexivo e menos preconceituoso, tornando o diferente mais conhecido e menos assustador.

PROGRAMAÇÃO DO CENTRO CULTURAL SÃO PAULO

Taxa: R$1,00 - retirada de ingressos: na bilheteria (terça a domingo, das 10h às 22h), somente na semana de exibição de cada filme



Sala Lima Barreto (100 lugares)


Idade recomendada: 16 anos - todos os filmes serão exibidos em suporte 35mm


dia 17/6 - quarta
16h Que mundo maravilhoso
(What a Wonderful World, Marrocos/França/Alemanha, 2006, 99min)
direção: Faouzi Bensaïdi - elenco: Faouzi Bensaïdi, Nezha Rahil, Fatima Attif, Hajar Masdouki
Souad é prostituta e sua melhor amiga, Kenza, uma agente de trânsito. Kamel é um assassino frio, que recebe ordens pela Internet, e o cliente favorito de Souad. Kenza se apaixona por Kamel, mas o relacionamento está fadado ao fracasso. A situação piora depois que um hacker invade o site em que os clientes de Kamel contratam seus serviços.
18h Vhs Kalouchka
(VHS Kahloucha, Tunísia, 2006, 80min - documentário)
direção: Néjib Belkadhi - elenco: Moncef Kahloucha
O documentarista Néjib Belkadhi segue o cineasta amador MoncefKahloucha enquanto ele filma seu mais novo longa-metragem, Tarzan dos Árabes.
20h Microfone
(Microphone, Egito, 2009, 98min)
direção: Ahmad Abdallah - elenco: Khaled Abol Naga, Menna Shalabi, Yosra El Lozy, Hany Adel
Mistura de ficção e cinema verité que segue um egípcio expatriado que regressa à Alexandria, onde mergulha em um cenário musical underground.

dia 18/6 - sábado
16h Mascarados
(Masquarades, Argélia/França, 2008, 90min)
direção: Lyès Salem - elenco: Lyès Salem, Sarah Reguieg, Mohamed Bouchaïb
Depois de trabalhar durante grande parte de sua vida como jardineiro, Mounir sonha em melhorar a vida de sua família. Ele acredita que pode alcançar respeito se casar sua irmã com um verdadeiro cavalheiro. Entretanto, ela tem outros planos e sonha em se casar com outro homem.
18h Reciclar
(Recycle, Jordânia/Holanda, 2007, 80min - documentário)
direção: Mahmoud al Massad
História de Abu Amar, um ex-soldado Mujahideen, tentando construir uma vida pacífica após anos de combates na guerra soviético-afegã. O filme retrata sua luta pessoal entre a fé e a difícil realidade política e social da vida no Oriente Médio. Abu Amar é pai de oito filhos e todos são obrigados a recolher e reciclar papelão nas ruas de Zarqa, na Jordânia.
20h Casanegra
(Marrocos, 2008, 110min)
direção: Nour Eddine Lakhmari - elenco: Anas Elbaz, Omar Lotfi, Mohamed Benbrahim, Ghita Tazi
Na bela e caótica cidade de Casablanca, dois jovens amigos de infância, Adil e Karim, tentam ganhar a vida por meio de malandragens. Eles decidem mudar a direção de suas vidas em busca de respeito e sucesso. Uma ode à amizade e à esperança de uma geração.

dia 19/6 - domingo
16h Casanegra
(Marrocos, 2008, 110min)
direção: Nour Eddine Lakhmari - elenco: Anas Elbaz, Omar Lotfi, Mohamed Benbrahim, Ghita Tazi
Na bela e caótica cidade de Casablanca, dois jovens amigos de infância, Adil e Karim, tentam ganhar a vida por meio de malandragens. Eles decidem mudar a direção de suas vidas em busca de respeito e sucesso. Uma ode à amizade e à esperança de uma geração.
18h Um a zero (1-0)
(Wahed Sefr, Egito, 2009, 105min)
direção: Kamla Abu Zekri - elenco: Zeina, Ilham Shaheen, Khaled Abol Naga, Nelly Karim.
Dia de final da Copa das Nações Africanas em 2008. Oito personagens egípcios lidarão com diferentes situações, o que complicará ainda mais suas vidas. Mas, a vitória do time egípcio faz com esqueçam os problemas mesmo que seja só por uma noite.
20h Porto da memória
(Port of Memory, Palestina/Alemanha/França/Emirados Árabes, 2009, 63min)
direção: Kamal Aljafari - elenco: Salim Bilbesi, Sadika Bilbesi, Fatmeh Bilbesi, Angles Hamati
História raramente contada, sobre o esvaziamento de Jaffa, uma cidade portuária que vivia um próspero crescimento urbano e econômico na Palestina pré-1948. O filme acompanha a trajetória de uma família que foi despejada.


dia 21/6 - terça
16h Caindo por terra
(Falling From Earth, Líbano, 2008, 75min)
direção: Chadi Zeneddine
Youssef, um sábio que vive nas ruínas de um edifício, recolhe fotos de pessoas felizes. Por trás de cada fotografia existem milhões de implosões de uma cidade ferida pelo tempo.
18h Cidade da Vida
(City of Life, Emirados Árabes, 2009, 97min)
direção: Ali F. Mostafa - elenco: Jason Flemyng, Natalie Dormer, Alexandra Maria Lara, Susan George
Drama urbano que acompanha as várias interseções de um elenco multiétnico. Explora e expõe a rede complexa que existe em uma sociedade emergente e multicultural, onde ocorre divisão entre etnia e classe.
20h Outra vez
(Marra Oukhra, Síria, 2009, 96min)
direção: Joud Said - elenco: Qays Cheikh Najib, Abdulatif Abdulhamid, Pierrete Katrib, Kinda
Majd, filho de um oficial do exército sírio, trabalha como especialista de IT em um banco libanês em Damasco. Joyce é libanesa e foi recentemente nomeada gerente do banco. Os dois se aproximam, mas há resistências e preconceitos entre eles. De muitas maneiras, representam uma geração que vai escrever um novo capítulo na história das relações entre Líbano e Síria


dia 22/6 - quarta
16h Todo dia é feriado
(Everyday is a Holiday, Líbano/França/Alemanha, 2009, 90min)
direção: Dima El-Horr - elenco: Hiam Abbas, Manal Khader, Raïa Haïdar
Três mulheres de diferentes origens estão a caminho da prisão para visitar seus maridos no dia da independência. Conforme a história avança, esta jornada torna-se uma busca pelas próprias independências.
18h Filho da Babilônia
(Son of Babylon, Iraque/Reino Unido/França/Holanda/Palestina/Emirados Árabes/Egito, 2009, 91min)
direção: Mohamed Al-Daradji - elenco: Yasser Talib, Shazda Hussein, Bashir Al-Majid
Em 2003, três semanas depois da queda do regime de Saddam Hussein, Ahmed, um menino curdo, segue a avó em uma viagem pelo Iraque em diração à Babilônia. Ela está determinada a descobrir o destino de seu filho que nunca voltou desde a guerra do Golfo. Revela a realidade de muitos iraquianos e curdos depois da queda de Hussein.
20h Fora da lei
(Hors-La-Loi, Argélia/França, 2010, 138min)
direção: Rachid Bouchareb - elenco: Sami Bouajila, Jamel Debbouze, Roschdy Zem.
Depois de perderem a casa na Argélia, uma mãe e três filhos são espalhados pelo mundo. Um se junta ao exército francês, outro se torna líder do movimento argelino contra a ocupação francesa e o terceiro se muda para Paris, onde faz fortuna. Gradualmente, seus destinos se cruzam.


dia 23/6 - quinta
16h Vhs Kalouchka
(VHS Kahloucha, Tunísia, 2006, 80min - documentário)
direção: Néjib Belkadhi - elenco: Moncef Kahloucha
O documentarista Néjib Belkadhi segue o cineasta amador MoncefKahloucha enquanto ele filma seu mais novo longa-metragem, Tarzan dos Árabes.
18h Casanegra
(Marrocos, 2008, 110min)
direção: Nour Eddine Lakhmari - elenco: Anas Elbaz, Omar Lotfi, Mohamed Benbrahim, Ghita Tazi
Na bela e caótica cidade de Casablanca, dois jovens amigos de infância, Adil e Karim, tentam ganhar a vida por meio de malandragens. Eles decidem mudar a direção de suas vidas em busca de respeito e sucesso. Uma ode à amizade e à esperança de uma geração.
20h Microfone
(Microphone, Egito, 2009, 98min)
direção: Ahmad Abdallah - elenco: Khaled Abol Naga, Menna Shalabi, Yosra El Lozy, Hany Adel
Mistura de ficção e cinema verité que segue um egípcio expatriado que regressa à Alexandria, onde mergulha em um cenário musical underground.


dia 24/6 - sexta
16h Um a zero (1-0)
(Wahed Sefr, Egito, 2009, 105min)
direção: Kamla Abu Zekri - elenco: Zeina, Ilham Shaheen, Khaled Abol Naga, Nelly Karim.
Dia de final da Copa das Nações Africanas em 2008. Oito personagens egípcios lidarão com diferentes situações, o que complicará ainda mais suas vidas. Mas, a vitória do time egípcio faz com esqueçam os problemas mesmo que seja só por uma noite.
18h Outra vez
(Marra Oukhra, Síria, 2009, 96min)
direção: Joud Said - elenco: Qays Cheikh Najib, Abdulatif Abdulhamid, Pierrete Katrib, Kinda
Majd, filho de um oficial do exército sírio, trabalha como especialista de IT em um banco libanês em Damasco. Joyce é libanesa e foi recentemente nomeada gerente do banco. Os dois se aproximam, mas há resistências e preconceitos entre eles. De muitas maneiras, representam uma geração que vai escrever um novo capítulo na história das relações entre Líbano e Síria
20h Porto da memória
(Port of Memory, Palestina/Alemanha/França/Emirados Árabes, 2009, 63min)
direção: Kamal Aljafari - elenco: Salim Bilbesi, Sadika Bilbesi, Fatmeh Bilbesi, Angles Hamati
História raramente contada, sobre o esvaziamento de Jaffa, uma cidade portuária que vivia um próspero crescimento urbano e econômico na Palestina pré-1948. O filme acompanha a trajetória de uma família que foi despejada.

dia 25/6 - sábado
16h Outra vez
(Marra Oukhra, Síria, 2009, 96min)
direção: Joud Said - elenco: Qays Cheikh Najib, Abdulatif Abdulhamid, Pierrete Katrib, Kinda
Majd, filho de um oficial do exército sírio, trabalha como especialista de IT em um banco libanês em Damasco. Joyce é libanesa e foi recentemente nomeada gerente do banco. Os dois se aproximam, mas há resistências e preconceitos entre eles. De muitas maneiras, representam uma geração que vai escrever um novo capítulo na história das relações entre Líbano e Síria
18h Porto da memória
(Port of Memory, Palestina/Alemanha/França/Emirados Árabes, 2009, 63min)
direção: Kamal Aljafari - elenco: Salim Bilbesi, Sadika Bilbesi, Fatmeh Bilbesi, Angles Hamati

História raramente contada, sobre o esvaziamento de Jaffa, uma cidade portuária que vivia um próspero crescimento urbano e econômico na Palestina pré-1948. O filme acompanha a trajetória de uma família que foi despejada.
20h Fora da lei
(Hors-La-Loi, Argélia/França, 2010, 138min)
direção: Rachid Bouchareb - elenco: Sami Bouajila, Jamel Debbouze, Roschdy Zem.
Depois de perderem a casa na Argélia, uma mãe e três filhos são espalhados pelo mundo. Um se junta ao exército francês, outro se torna líder do movimento argelino contra a ocupação francesa e o terceiro se muda para Paris, onde faz fortuna. Gradualmente, seus destinos se cruzam.

dia 26/6 - domingo
16h Segredos dos enterrados
(Dowaha, Tunísia/Suíça/França, 2009, 90min)
direção: Raja Amari - elenco: Hafsia Herzi, Sondos Belhassen, Wassila Dari, Rim El Benna
Três mulheres vivem isoladas como posseiras em uma casa, mas suas vidas serão perturbadas quando um jovem casal se muda para o local. Desenvolve-se ali uma convivência peculiar. Elas não querem se revelar aos vizinhos e não podem sair porque não querem ser vistas.
Atenção: logo após a exibição do filme haverá um bate-papo com a diretora Raja Amari

trailers:

TODO DIA É FERIADO


SEGREDOS ENTERRADOS


MICROFONE


CAINDO POR TERRA

Falling From Earth (Bande Annonce - Trailer) por J00J002007

CASANEGRA

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________