terça-feira, 12 de março de 2024

A DIFÍCIL MISSÃO DE DIMINUIR O ARSENAL ATÔMICO DAS GRANDES POTÊNCIAS













Enquanto a China propõe a redução dos estoques de armas atômicas e a permissão de uso de armamento atômico apenas na hipótese de resposta a um ataque nuclear, almejando a assinatura de um novo tratado, muitos países se negam a discutir seriamente a questão.

Os Estados Unidos dizem se verem ameaçados com o poderio dos mísseis de cruzeiro e hipersônicos chineses e russos e que tentaram negociar com a Rússia a questão do uso dos armamentos atômicos, inclusive após o início da guerra da Ucrânia. Quanto à China, os Estados Unidos perceberam haver uma intensificação da construção de silos nucleares na região noroeste do país asiático e o desenvolvimento de novas ogivas e lançadores. Em razão disso, o Congresso dos Estados Unidos está discutindo a modernização do que chama de tríade nuclear (uso do armamento atômico por terra, ar e mar) e vê um sério perigo na hipótese de um duplo enfrentamento nuclear à Rússia e China ao mesmo tempo.

Já a Rússia diz que a questão é importante, mas deve ser considerada diante das realidades militares e políticas e que o país apenas utilizaria o armamento nuclear em duas situações, ou como resposta a ataque nuclear em território russo ou a uma ameaça militar não nuclear que coloque em risco a existência do território russo.

A China tem pouco mais de 500 ogivas nucleares, mas os Estados Unidos e a Rússia têm, cada um, mais de 5.000 ogivas, segundo a rede independente e sem fins lucrativos NPR.

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________