quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

A DIVISÃO EXTREMADA NA SOCIEDADE, E NA POLÍTICA, QUE SÓ ATRASA O PAÍS. NÃO HÁ NADA DE NACIONALISMO NESSA DIVISÃO, MAS SIM ENTREGUISMO.

Dizem que as eleições municipais serão uma prévia das eleições para presidente em 2026. Considerando-se que os candidatos ditos principais (mais fortes) estão lutando, cada um a seu lado, pelo apoio de Lula e de Bolsonaro, temos o claro sinal de que continuaremos polarizados, numa divisão que só tem feito mal ao país.

Em um país multipartidário, na verdade com excesso de siglas, em que o Centrão é o conjunto de pequenas e médias siglas políticas que, mesmo não ocupando a posição de chefia do Executivo, consegue cargos no primeiro escalão e muito dinheiro para os seus parlamentares, aparentando uma espécie de chantagem contra o ocupante do cargo de liderança do Executivo, começamos a ver como o país caminha sem projeto nacional, mas para agraciar interesses de grupos e de poucos. E isso permeando a cegueira estratégica nessa divisão extremada nas eleições.

Os militares, sejam das Forças Armadas ou das polícias estaduais, deveriam se abster dessa polarização, que não tem sido nada benéfica ao país e tem impossibilitado que o país avance com maior largueza, simbolizando o que os russos denominam de revolução colorida, ou seja, de uma grande articulação externa contra um país, sem envolver as forças armadas estrangeiras diretamente. E assim tem sido em toda a América Latina, tendo começado na Venezuela no início deste século e alcançado o Brasil há aproximadamente 11 anos, desde 2013.

Também por isso causa nojo e vergonha ver alguns militares e alguns ditos nacionalistas, que de nacionalistas não têm absolutamente nada, se posicionando nessa dicotomia extremada que nunca foi pró Brasil, muito pelo contrário, havendo entre eles um grande número de oportunistas e de entreguistas. 

Porém, isso não significa que não tenhamos que ser críticos (o que envolve inteligência), mas sim que não repitamos aos quatro ventos narrativas vazias e imprecisas.

O Brasil precisa de pacificação, de alternativas, de reflexão e de projetos sérios para o seu futuro. Temos que pensar em crescer e nas futuras gerações. Temos que perceber que a realidade econômica e geopolítica mundial está nos cercando, e não para nos ajudar, mas para nos engolir, e que o aquecimento global e suas catástrofes poderão ocasionar desde já a desertificação de áreas hoje agricultáveis e a diminuição de nossa produção agrícola interna.
 
Ao invés de nos prendermos em discursos de ódio e vazios de conteúdo, precisamos avançar e pensar no Brasil, sob pena de nos tornarmos muito em breve um país ainda mais injusto e muito mais empobrecido, nos tornando uma pátria sem esperança, de emigrantes, e não mais imigrantes.

Para refletir:

Para viver, sinta, sonhe e ame.
Não deseje apenas coisas materiais.
Deseje o bem e multiplique as boas ações.
Sorria, sim. Mas ame mais.

Ame a si, aos outros, a quem está próximo e distante.
Ame quem errou e quem acertou.
Não diferencie.

O amor não julga. O amor não pune. O amor aceita.
Pense nisso e aceite a vida.

Vamos brincar com as palavras?



Postagens populares

__________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
NOTÍCIAS, OPINIÕES, ARTIGOS E MEROS ESCRITOS, POR CYRO SAADEH
um blog cheio de prosa e com muitos pingos nos "is"

___________________________________________________________________________________